Desde os estaleiros…

5
MSC Armonia com seus atuais 250 metros.

Enquanto no Fincantieri de Palermo começava a construção da seção de 20 metros que será acrescentada ao MSC Armonia, no Fincantieri de Marghera começava a construção do novo navio da Holland America Line. Também nesta edição do Desde os Estaleiros…, as novas cores da P&O Cruises, o destino do Saga Ruby e a encomenda da Viking Ocean Cruises.



Fincantieri começa a construção de peça para o MSC Armonia

Começou oficialmente o processo de construção da parte que será acrescentada ao MSC Armonia quando este entrar em estaleiro no próximo mês de agosto. A primeira peça da unidade de 20 metros de comprimento foi cortada no começo desta semana. Quando pronta, a unidade será acrescentada ao navio, que passará dos seus atuais 251 metros de comprimento para 275. Além do aumento na capacidade de passageiros, o acréscimo permitirá que o Armonia, atualmente o mais antigo navio da frota, passe a oferecer mais lojas, áreas públicas, e um parque aquático semelhante ao Doremi Castle do MSC Preziosa.

Armonia no Rio de Janeiro em 2012.

Até novembro de 2015 todos os navios da classe Lirica (que inclui além do Armonia, o próprio Lirica, o Opera e o Sinfonia) terão passado pelo mesmo trabalho. A reforma acontece no estaleiro Fincantieri de Palermo, na Sicília. Com o acréscimo de 200 cabines (100 na nova seção a ser acrescentada e outras 100 em antigas áreas da tripulação adaptadas), a capacidade dos navios passará de 2,069 para 2,680 passageiros. O projeto, adiantado por nós em dezembro, está sendo chamado pela MSC de “Programma Rinascimento”.

Começa a construção de novo navio da Holland America Line

Em outro estaleiro da estatal italiana Fincantieri, começou outra construção. O estaleiro de Marghera começou a cortar as peças para a construção do novo navio da Holland America Line, ainda sem nome definido. Encomendado em outubro de 2012, o navio, apelidado Pinnacle Project, será o maior da Holland America com 99,500 toneladas, 300 metros de comprimento e capacidade para 2,660 passageiros em ocupação dupla. A entrega da embarcação está prevista para fevereiro de 2016, cerca de seis anos depois da entrega do atual navio mais novo da frota, Nieuw Amsterdam.

O navio será uma variação da classe Vista, que teve suas primeiras unidades entregues no final dos anos 90. Com projeto mais avançado, terá decks adicionais, e diversos diferenciais. A companhia ainda não revelou detalhes de seus interiores, mas prometeu que o navio terá conceitos nunca antes implementados em sua frota. Os últimos navios construídos para a Holland America Line, uma subsidiária da Carnival Corporation, também são variações da classe Vista.

Viking Ocean Cruises confirma a construção de mais dois gêmeos do Viking Star

No último mês de dezembro a Viking Ocean Cruises, nova companhia de cruzeiros de luxo, anunciou que chegou a um acordo e assinou o contrato de construção para mais dois navios 47,800 toneladas e capacidade para 944 passageiros. A companhia possui agora quatro navios encomendados ao italiano Fincantieri. O primeiro, batizado Viking Star, será entregue em maio de 2015. Em 2016, dois navios serão inaugurados, e seguidos pelo quarta da série no começo de 2017. Leia mais sobre o Viking Star, clique aqui.

A Viking Ocean Cruises é uma nova marca, da Viking River Cruises, que opera há anos no mercado de cruzeiros fluviais, e foi fundada por um dos ex-funcionários da Royal Viking Line. A empresa possui uma proposta diferente daquela das companhias de cruzeiro atuais. Com cruzeiros que focam no itinerário e não no navio, a empresa tem diversos diferencias, como noticiamos em matéria de maio de 2013 (clique aqui para ver). A empresa ainda tem a intenção de construir pelo menos mais dois navios deste tipo com entregas para 2018 e 2019.

P&O revela nova aparência para o Britannia e restante da frota

A P&O Cruises, uma das marcas britânicas da Carnival Corporation, anunciou recentemente uma mudança radical no visual de seus navios. A companhia usou como “modelo” o seu mais novo navio, Britannia, que será entregue no ano que vêm pelo estaleiro italiano Fincantieri, para demonstrar a nova aparência. O primeiro navio a receber as novas cores, no entanto, será o Aurora, já no final deste ano. A companhia pretende mudar o visual de toda a sua frota até o final de 2016.

Aparência do navio nas cores atuais da P&O.

A nova aparência é inspirada nas raízes britânicas da empresa, que recentemente completou 175 anos. Além de um novo logotipo nas chaminés agora pintadas de azul, cada navio terá uma grande bandeira inglesa estilizada pintada nas laterais de seus cascos. Atualmente a frota da P&O, composta por sete navios, possui a chaminé em um tom de amarelo escuro sem nenhum logotipo e o casco branco, com apenas um pequeno logotipo da empresa próximo à popa. As cores atuais da chaminé haviam sido adotadas após a segunda guerra mundial.

Saga Ruby é vendido, e após reforma, servirá de hotel no Oriente Médio 

Deixando Lisboa em outubro de 2012

O decano da Saga Cruises, Saga Ruby deixou a frota da companhia britânica no começo deste ano, após uma temporada de despedida problemática em que passou por diversos problemas técnicos. Construído em 1973, o navio operou para a Cunard e foi o último construído para a Norwegian America Line, tradicional empresa de navegação transatlântica. Apesar de desconfiança, o navio seguiu assim que encerrou seu último cruzeiro pela Saga, para um estaleiro em Gibraltar, no Reino Unido, sob ordem de seu novo proprietário.

Lá, está sendo adaptado para se tornar um hotel flutuante no Oriente Médio, sob a administração da empresa asiática Millennium Viwe Ltd, em parceria com a International Shipping Partners (que recentemente mudou seu nome para FleetPro Ocean). Segundo um release divulgado por esta última, a idéia é opera-lo como hotel, mas deixá-lo em condições operacionais para que o ex-Saga Ruby, agora chamado Oasia possa voltar a navegar como um navio de cruzeiro a qualquer momento.

Confira a página com todos os navios em encomenda ou construção, clique aqui

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella, MSC for Ever, Igor Welster, Holland America Line, Viking Ocean Cruises, P&O Cruises e Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

5 Comentários

  1. Tudo bem que a MSC vai aumentar as áreas comuns também, mas fico com a impressão de que 600 passageiros a mais vão deixar o navio bem cheio.

  2. Gostaria de saber a respeito dos 4 novos navios, maiores de 160 m t que escutei na viagem do Preziosa o Capitão anunciar para os próximos 2 anos, incluindo o desejo dele de fazer o batismo de 1 no Brasil?

    H.

  3. Pois é, o índice de espaço/passageiro deve diminuir um pouco sim, mas nada drástico já que haverão as novas áreas. A seção será acrescentada após o terceiro bote salva-vidas, sentido popa – proa.

    Sobre novos navios, a MSC não tem nada em construção no momento tirando a peça para o Armonia. O Comandante Bossi está realmente afirmando em todas as viagens isso, mas asseguro que não existe nada além de projetos. Esses sim são reais, para navios um pouco maiores que os da classe Fantasia, entretanto ainda não encomendados.

  4. Ok Daniel, eu não tenho visto nada concreto sobre os novos navios da MSC, mas o comandante foi enfático, e como ele(Bossi) tem um grande peso na MSC, fiz meu questionamento.

    Em relação ao Divina seria uma ótima oportunidade para a MSC testar uma temporada de férias de julho no Brasil, na minha opinião seria ótimo, não só para os pax mas também para a empresa.

    H.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui