Marco Polo enfrenta tempestade no Reino Unido; dois passageiros são evacuados e um morre

2
Vista das ondas na popa.

Em meio ao tempo extremo que atinge o Reino Unido, o navio Marco Polo, da companhia britânica Cruise & Maritime Voyages, enfrentou problemas ontem. Dois passageiros foram desembarcados do navio por via aérea após uma onda gigante feri-los. Um deles faleceu. No Brasil, o mal tempo fechou o canal do porto de Santos, onde um navio ficou a deriva.

O Marco Polo, da CMV – Cruise & Maritime Voyages, enfrentou fortes ventos e mar revolto na volta a seu porto base Tibulry, Inglaterra, neste sábado. Retornando de um cruzeiro de 42 noites pela Amazônia e Caribe, o navio de 1965, navegou entre ondas de cerca de 20 metros, e acabou tendo um de seus espaços públicos danificados.

O Waldorf Restaurant perdeu algumas de suas janelas, após o navio ser atingido pelo que a CMV chamou de uma “onda gigante”. Os passageiros que estavam na área no momento acabaram levemente feridos e foram tratados. Um homem de 85 anos e uma mulher de 70, no entanto, precisaram de cuidados adicionais, e foram evacuados via helicóptero para hospitais em terra. Apesar do resgate, o homem acabou falecendo horas depois.

No momento do incidente o navio transportava 735 passageiros, a maioria britânicos, que haviam embarcado em Tibulry para o roteiro de mais um mês no dia 5 de janeiro. “Nossos pensamentos estão nesses passageiros e em suas famílias, durante esse tempo difícil”, afirmou a companhia em uma nota em que também lamenta a morte.

Como consequência, o cruzeiro que começa hoje, intitulado “Terras das Luzes Nórdicas”, teve seu horário de embarque atrasado, e o navio sairá mais tarde do porto. O tempo adicional sem passageiros a bordo é necessário para que sejam realizados reparos no Waldorf Restaurant, que é o principal salão de refeições a bordo.

O caso é semelhante ao que ocorreu no Louis Majesty no início de 2010. Enquanto navegava entre Barcelona e Marselha, o navio da Louis Cruises e que hoje navega para a Thonsom Cruises, foi atingido por uma onda gigante que invadiu um lounge e matou dois passageiros. Para ler mais, clique aqui.

Mal tempo também em Santos
Em Santos, em meio a forte chuva, um navio graneleiro que aguardava a entrada do porto na barra, perdeu propulsão e precisou ser resgatado para não encalhar. Por volta das 16h deste sábado, o chinês Fu Tong foi arrastado pela correnteza para fora do canal de navegação e acabou próximo da Praia do Itararé, em São Vicente.

Quatro rebocadores e um prático foram deslocados à embarcação, que acabou conseguindo retornar para seu ponto de fundeio, onde chegou por volta das 22h30min do sábado. As condições adversas fizeram com que o canal do porto ficasse fechado desde às 18h, quando o MSC Preziosa deixou a cidade, até às 23h. O Sovereign, outro navio de cruzeiro que escalou o porto hoje, deixou o porto um pouco antes, por volta das 17h30min. Amanhã estarão no porto o Costa Fascinosa, o Empress, o Splendour of the Seas e o MSC Magnifica.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Capitão Nektarios Rigas e Richard Coatsworth (Santos Shiplovers).
Compartilhar

2 Comentários

  1. Ola! Primeiramente gostaria de parabenizar vocês pelo blog! É realmente MUITO bom! Ja fiz uma viajem de cruzeiro e simplesmente foi maravilhoso! Moro em belém e aqui cruzeiro é raro demais! Enfim… To planejando fazer um cruzeiro em 2014/2015 entre dezembro e abril e estou muito indeciso com relação a que navio, companhia, roteiro e etc! Vou viajar sozinho com a minha namorada e gostaria de fazer um navio mais calmo, com animação, sem sufoco ou aperreios. Ja procurei em vários sites e ja até liguei pra maioria das operadoras de cruzeiro aqui do brasil e não consegui nada a respeito. E sem querer ser intrometido ofereço uma ideia para o próximo tópico do blog: Que navio escolher? Se for possível agradeço desde ja a ajuda! E novamente parabéns pelo blog!

  2. Luh,
    Acredito que por questão de ética do blog, Daniel fique impedido de escolher um
    cruzeiro para você. Não tenho tanto conhecimento como ele, mas já fiz alguns
    cruzeirinhos (23), acho que posso ajuda-lo.
    Meu e-mail é: eduberbert@hotmail.com
    Eduardo

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui