Três navios escalaram Santos neste sábado

0
Silver Spirit

O MSC Preziosa, o Silver Spirit e o Sovereign escalaram o Porto de Santos ontem. Enquanto o primeiro realizou embarque quase total de seus passageiros, o Sovereign realizou operação semelhante e o Silver Spirit trouxe seus passageiros para trânsito na cidade. Antes, na sexta-feira, o Silver Cloud fez uma escala não programada 

Em um dia movimentado no Concais, o Sovereign foi o último dos três navios a entrar no porto, e o primeiro a sair também. Iniciando mais um cruzeiro de sete noites pelo Nordeste, passou pela Ponta da Praia pontualmente às 18 horas. Havia desatracado do armazém 25, onde chegou por volta das 9h da manhã, cerca de meia hora antes. Além dos passageiros que realizaram embarque neste dia, havia a bordo outros que realizaram embarque em Salvador e no Rio de Janeiro. Seu retorno está previsto para o próximo sábado, após escalas nos outros portos de embarque, Rio e Salvador (com pernoite neste último) e Búzios.

Segundo navio a deixar Santos, o MSC Preziosa também partiu para o Nordeste. Maior navio de cruzeiro a realizar uma temporada no Brasil em toda a história, o flag-ship da MSC atracou no cais do Armazém 32, onde tem atracado em toda a escala devido a limitação de espaço do cais próximo do terminal de passageiros, inapto a receber navios com mais de 300 metros de comprimento. Foi o primeiro navio a atracar, retornando de uma viagem de 7 noites com destino ao nordeste, e partindo para uma semelhante, que termina no próximo sábado. O cruzeiro em questão faz escalas em Ilhéus, Salvador, Ilha Grande e Búzios, antes de retornar a Santos. Também é possível embarcar nesta viagem em Salvador, portanto, havia uma pequena quantidade de passageiros em trânsito a bordo. 

O destaque porém, fica para o pequeno Silver Spirit, da Silversea. Também flag-ship ou (navio porta estandarte) de sua companhia, o Spirit fez sua segunda escala em Santos neste sábado. A primeira havia ocorrido há quase dois anos, em fevereiro de 2012, em um roteiro semelhante ao que trouxe-o agora à cidade. Esta é a terceira vez que o navio, inaugurado em 2009, navega pela América do Sul. O cruzeiro atual, iniciado em 29 de janeiro no Rio de Janeiro, é apenas uma seção da viagem completa, de ida e volta a Fort Lauderdale, e que terá contornado toda a América do Sul via Cabo Horn e Canal do Panamá. Após escala em Paraty, e Santos, seguiu para Punta del Este, e ainda passará por Montevideo antes de terminar esse trecho do grande cruzeiro em Buenos Aires.

Mais novo navio da Silversea, o Silver Spirit é classificado como um dos mais luxuosos do mundo pelo guia Berlitz. Vendido no mercado ultra-luxuoso, no qual tem concorrentes como os navios da Seabourn, é um navio diferenciado. Acomoda apenas 564 passageiros em ocupação máxima, servidos por 375 tripulantes. Atinge os 20 nós de velocidade e possui 36,000 toneladas, além de 195 de comprimento e 26 de largura. Apesar de ser semelhante a outros navios da Silversea, é um dos únicos navios modernos a não possuir um gêmeo (por enquanto, pelo menos). Foi entregue pelo estaleiro italiano Fincantieri de Ancona em 2009.

No dia 31, outro navio da Silversea esteve em Santos. O Silver Cloud, da primeira geração de navios da companhia de origem italiana, fez uma escala não programada na cidade. Após entrar no porto por volta das 6 horas da manhã, e ficar por cerca de três horas atracado, seguiu viagem rumo a Buenos Aires, onde encerrará o atual cruzeiro, iniciado no Rio de Janeiro, em breve. O motivo da escala que pode ter sido causada por uma emergência médica, não está claro. Foi a terceira e última escala do Silver Cloud em Santos nesta temporada.

Imagens e Texto (©) Copyright Daniel Capella, Santos.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui