Com atraso, Azores parte para a Alemanha e inicia temporada alemã

0

O pequeno Azores, da Portuscale Cruises, partiu recentemente de Lisboa para a Alemanha para iniciar sua primeira temporada de cruzeiros após ser adquirido e revitalizado pela companhia portuguesa formada há cerca de um ano. Fretado ao operador alemão Ambiente Kreuzfahrten, irá realizar até novembro diversos roteiros destinados ao mercado germânico. 

Único navio da Portuscale Cruises que entrou em estaleiro fora de Lisboa, o Azores chegou a capital portuguesa em meados de fevereiro, após ser revitalizado, na França. Desde então, o ex-Athena passou pelos últimos ajustes antes de iniciar seu charter para a Ambiente Kreuzfahrten, que entrou em acordo com a Portuscale no ano passado para operar o navio em regime de fretamento entre março e novembro de 2014.

Arrestado em Marselha, o então Athena foi adquirido pela Portuscale após a falência da Classic International Cruises, em fevereiro de 2013. Após a operação, foi mandado para doca-seca naquela cidade, e passou pelos trabalhos de revisão técnica, adaptação dos interiores, e mudança de aparência externa antes de partir para Lisboa, somente no começo de fevereiro deste ano. Com primeiro cruzeiro marcado para o dia 10 de março, passou pela finalização de todos os trabalhos realizados desde a compra pela Portuscale, enquanto esteve atracado na capital portuguesa.

Levando em consideração a idade avançada do navio, diversos trabalhos de regulamentação são necessários para sua operação, e estes foram certificados pela agência reguladora RINA, que no começo de março realizou diversos testes no navio, e apesar do atraso de cerca de 24 horas, autorizou a embarcação a navegar com passageiros. Devido a este atraso na regulamentação, o Azores quase precisou ter o seu primeiro cruzeiro pela Ambiente cancelado.

Isso porque, no dia 10 de março, já com os passageiros a bordo, o navio não possuía ainda autorização para deixar o porto devido ao problema de certificação. A Portuscale, junto a Rina, no entanto, resolveu a situação, e o navio deixou o porto com cerca de 24 horas de atraso, em caso semelhante ao ocorrido com os gêmeos da Ibero na América do Sul no ano passado (clique para ver). O cruzeiro iniciado no dia 11 de março, terminou recentemente em Bremerhaven, cidade alemã que será base do Azores durante a maior parte de sua temporada alemã.

Entregue em 1948, o Azores é o segundo navio da Portuscale a operar comercialmente. O primeiro foi o Funchal, que tem alternado períodos imobilizado em Lisboa e cruzeiros desde setembro do ano passado, pouco depois de ser reinaugurado com grande festa, ainda na doca-seca onde foi internamente reconstruído (veja matéria da época). A companhia portuguesa ainda é proprietária do Porto, ex-Arion, também já reformado, e disponível para fretamentos, e do Lisboa, que iria operar no mercado francês já nesse ano, mas teve recentemente sua revitalização cancelada.

Com capacidade para 552 passageiros em capacidade máxima, o Azores é um dos mais antigos navios da atualidade, tendo sido inaugurado como Stockholm em 1948. Quando ainda era novo, protagonizou junto ao italiano Andrea Doria um dos mais memoráveis acidentes do mundo marítimo, que resultou no afundamento deste segundo, e na morte de 46 pessoas. Reconstruído na década de 90, operou por diversas companhias, com 10 nomes diferentes. Mais recentemente até o final de 2012, foi o Athena da Classic International Cruises. Após a reconstrução havia operado também para a Lauro Line, precursora da MSC Crociere, e para a Festival Cruises. Nas fotos é visto entrando em Lisboa pela primeira vez com o novo nome, em 8 de fevereiro.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui