MSC confirma dois novos navios de 168 mil toneladas para 2017 e 2019

5

Como adiantado por nós na terça-feira, os novos navios serão construídos no estaleiro STX France, de St. Nazaire. A MSC Crociere assinou uma carta de intenção, em Paris, para o contrato que possui opção ainda para a construção de dois navios adicionais. Antes, o Portal WorldCruises.com já tinha adiantado a novidade em 15 de fevereiro, clique aqui para ver.

Novos navios para a MSC já vinham sendo especulados desde 2011, mesmo quando a companhia ainda tinha outras embarcações sendo construídas. Em matéria de outubro daquele ano (clique aqui para ler), adiantamos que a companhia da família Aponte intencionava duas novas unidades, que seriam 20% maiores que as da classe Fantasia. Desde então, vem se especulando sobre o contrato de construção, que poderia ser assinado com qualquer um dos três grandes estaleiros europeus, como Pierfrancesco Vago afirmava toda a vez que falava sobre a possibilidade.

Em matéria explicativa de outubro de 2013, trouxemos um resumo de toda a saga de construção das novas embarcações, que terminou hoje com o anúncio oficial na França. Sem encomendar navios desde julho de 2010, a companhia finalmente confirmou que chegou a um acordo com um dos estaleiros especulados para a ordem. A escolha foi a mais óbvia, o STX France, também conhecido como Chantiers de l’Atlantique, que fica as margens do Rio Loire, em St. Nazaire, na França.

A companhia assinou uma carta de intenção confirmando a intenção para os dois novos navios, em um hotel de Paris, na presença de membros do governo francês (entre eles o Ministro das Finanças e Economia, Pierre Moscovici), e de executivos italianos, como Gianni Onnorato, Pierfrancesco Vago, respectivamente CEO, presidente da MSC Crociere, e e Gianluigi Aponte, presidente do grupo MSC. O contrato será confirmado assim que o financiamento para o pagamento for arranjado. Cada navio custará cerca de 900 milhões de dólares, e mais dois gêmeos estão previstos como opção, a ser confirmada nos próximos anos.

Cada uma das embarcações possuirá 315 metros de comprimento por 42 metros de largura, e capacidade para 5,700 passageiros em ocupação máxima. Serão 168 mil toneladas, 2,550 cabines para passageiros, e 800 para tripulação, totalizando capacidade para 7236 pessoas, entre tripulantes e passageiros.

Mais altos e largos que os navios da classe Fantasia, estas embarcações deverão ter novas atrações bem diferentes das que atualmente são oferecidas pela frota da MSC. Por enquanto, a companhia confirmou uma área extendida para o Yatch Club, com um grande solarium na proa, cabines duplex e restaurante e lounge próprios. Entretanto, conforme adiantado por nós na terça-feira, o navio deverá ter também uma versão italiana da Royal Promenade, presente nos navios mais novos da Royal Caribbean International. Clique aqui para mais detalhes.

Além disso, deverão haver dois teatros a bordo, um grande teatro, mais tradicional, na proa, e um de projeto inovador, na popa. Este segundo espaço possuirá vista panorâmica do mar, e será conectado à promenade interna de três andares, que possuirá bares, lojas e restaurantes. Por falar em restaurantes, a área de alimentação a bordo também será revista para os novos navios. Serão criadas novas opções, e o conceito de dois turnos com cardápios fixos podem ser extinguidos, como já acontece nos navios Freestyle da Norwegian Cruise Line. A idéia da companhia é oferecer muitos tipos de cozinha variados, e horários de refeição ampliados.

O sistema de propulsão utilizará pods azimutais, que dão maior manobrabilidade e diminuem a vibração nas áreas internas do navio, que também se beneficiaram do sistema STX ECORIZON, trazendo ações que visam tornar o navio mais ecológico. Uma dos setores afetados será o de iluminação, que terá apenas LEDs. O casco de última geração também foi projetado para diminuir o gasto de combustível, assim como o sistema de ar condicionado.

A construção começará em mais ou menos um ano, na primavera boreal de 2015. Quando completo, o primeiro navio desta nova classe será o segundo maior do mundo, dividindo o posto com a classe Quantum, da Royal Caribbean (de tonelagem bastante semelhante), e atrás apenas das embarcações da classe Oasis, também da Royal Caribbean, que possuem mais de 200 mil toneladas.

Apesar da expectativa que os novos navios possam se juntar à frota sul-americana da companhia quando inaugurados, estes poderão seguir para diferentes roteiros, especialmente na América do Norte. Em entrevista para a revista nova iorquina Cruise Industry News, Pierfrancesco Vago afirmou que sua empresa tende investir cada vez mais nos EUA e no Caribe, inclusive construindo navios especificamente para este mercado.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright STX France/MSC. 
Compartilhar

5 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui