Notícias da Costa Crociere

0
Navios da Costa em Savona, Itália. 

A Costa Crociere protagonizou diversas notícias recentemente. Após o Costa neoRomantica e o Costa Deliziosa, o próximo navio da frota da Costa a passar pelo Brasil em volta ao mundo será o Costa Luminosa, que escalará Recife, Rio de Janeiro e Salvador em 2016. Enquanto isso, a companhia italiana também revelou o destino do Mistral em 2014/2015 e detalhes sobre a venda do Costa Voyager. Além disso, pode ter deixado escapar uma pista sobre o futuro do Costa Classica, atualmente o mais antigo navio da frota. 


Voyager é vendido para operador de Hong Kong

Após ter seus roteiros cancelados para a temporada 2013/2014 e 2014, o Costa Voyager, ex-Grand Voyager, ficou imobilizado em Gênova, na Itália. Como adiantado por nós, o último compromisso oficial do pequeno navio construído pela Royal Olympic Cruises, foi o período em manutenção no estaleiro San Giorgio del Porto, já que a Carnival Corporation, que controla a Costa Crociere, resolveu vendê-lo logo em seguida.

Como Grand Voyager, fretado pela CVC, em Santos em 2006.

Recentemente, um comprador foi encontrado em Hong Kong. A Bohai Ferry Co comprou o navio por cerca de 43 milhões de dólares, e pretende recebê-lo da Costa entre o final de março e a primeira quinzena de abril, em Yantai, na China, base de operações da empresa. O Costa Voyager, entregue em 2000 como Olympic Voyager, será o primeiro navio de uma subsidiária da Bohai que operará cruzeiros. Atualmente, a empresa, que não revelou onde pretende basear o navio, é a principal operadora de ferries ro-ro da China.

Costa Classica será adaptado ao conceito neoCollection? 

Recentemente reformado, o Costa Classica pode ser o próximo navio a integrar o recém lançado conceito neoCollection, do qual atualmente fazem parte o Costa neoRomantica (ex-Costa Romantica) e o Costa neoRiviera (ex-Grand Mistral). Aparentemente, a Costa deixou escapar a novidade ao liberar um catálogo na Itália, que traz o navio já como neoClassica a partir de janeiro de 2015. No catálogo em questão, retomaria as rotas pelas Ilhas Seychelles, e Mauritimos, no Oceano Índico, abandonadas pela Costa há alguns anos, e depois estrearia no Mediterrâneo com o novo nome.

Costa Romantica, que costumava ser gêmeo do Classica
até a grande reforma de 2011/2012.

Antes de estrear como neoClassica, provavelmente passaria por uma reforma mais profunda, que poderia ser semelhante à que foi submetido o Costa Romantica no final de 2011. Na época, inclusive, o plano era transformar também o Costa Classica no final de 2012, entretanto, a crise econômica mundial e o naufrágio do Costa Concordia acabaram modificando os planos. Em novembro do ano passado, no entanto, o CEO da companhia, Michael Thamm disse em uma entrevista na Itália, que a companhia continuava então considerando transformar o navio. Atualmente, os roteiros o Costa Classica previstos para a temporada 2014/2015, são nas Ilhas Canárias. Como apuramos, no entanto, as viagens que iniciam-se em dezembro não parecem estar aceitando novas reservas. Recentemente, em dezembro, o Classica passou por uma pequena reforma de modernização em suas áreas públicas, e manutenção de rotina em Gênova e será fretado durante parte deste ano para a operadora francesa TAAJ.

Em 2015/2016, Costa Luminosa realizará duas voltas ao mundo consecutivas

Costa Luminosa em St. Cruz de Tenerife, 2010. 

Alguns novos roteiros foram acrescentados ao site da Costa recentemente. Entre eles, a volta ao mundo de 2016, que pela primeira vez acontecerá no Costa Luminosa, gêmeo do Costa Deliziosa, que desde 2012 realiza os roteiros ao redor do globo. Além disso, uma outra novidade chamou a atenção: o Luminosa realizará duas voltas ao mundo consecutivas. A primeira, parte de Savona, Itália, em setembro de 2015, e realiza o roteiro mais praticado pela Costa desde 2012, com escalas principalmente no Hemisfério Norte e também na Austrália. O roteiro de 98 noites passa pelos EUA, Caribe, Ásia, Oriente Médio, Oceania e Europa, terminando em janeiro de 2016.

Costa Deliziosa

De volta a Savona, logo inicia, em 6 de janeiro de 2016, inicia a segunda volta ao mundo, agora de 108 noites. Introduzido pelo Costa neoRomantica em setembro de 2013,o roteiro mais longo prioriza o Hemisfério Sul.. Essa viagem, inclui diversas escalas na América do Sul, com três escalas no Brasil, em Recife, Salvador e no Rio de Janeiro, onde realiza pernoite. No começo de 2015, o Deliziosa realizará esse roteiro, passando também pelas citadas cidades brasileiras. Além do Brasil, o cruzeiro passa pelos países do Cone Sul, pela Polinésia Francesa, Australia e Oceania, Índia, Oriente Médio e Mediterrâneo e termina no começo de março na Itália.

Dubai e África para o neoRiviera em 2014/2015

A Costa também definiu onde o Costa neoRiviera passará a temporada de inverno europeu 2014/2015, era o único navio da frota ainda sem destino anunciado para a época. Assim como em 2013/2014, sua temporada inaugural pela companhia italiana, o ex-Grand Mistral operará nos Emirados Árabes, em roteiros de sete noites com partida de Dubai, entre os primeiros dias de dezembro e meados de fevereiro. Em fevereiro, parte rumo a Savona, via Oceano Índico e África, em um roteiro completo de 61 noites.

Costa Allegra, último navio da Costa a fazer temporada
completa no Índico, no começo de 2012. 

Integrante do conceito neoCollection, o neoRiviera realiza nesse momento cruzeiro pela África semelhante ao definido para 2015. A viagem tem escalas no Omã, Índia, Maldivas, Mauritimos, Seychelles, Réunion, Madagascar, Moçambique, África do Sul, Namibia, St. Helena, Senegal, Cabo Verde, Espanha, Marrocos e França, antes de chegar na Itália. Já os roteiros nos Emirados escalam em Omã e nos Emirados Árabes Unidos. O neoRiviera entrou na frota no último mês de novembro, após ser transferido da frota da Ibero Cruceros, filial espanhola do grupo Costa.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Ansa, Sergio Ferreira, Jorge Ferreira, Daniel Capella, Antonio Sáez, Costa Crociere e Laura Chiappini.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui