Última escala do AIDAcara em Santos…

0

No último sábado, escalou Santos o AIDAcara, menor e mais antigo navio da companhia alemã AIDA Cruises. Após quase quatro anos de sua estréia na cidade, fez a última escala prevista no Concais. Na próxima temporada, viajará pelas Ilhas Canárias, e não será substituído na América do Sul, destino que será abandonado pela AIDA.

Atracado no Armazém 15
 em sua penúltima escala em Santos

Despediu-se de Santos, no último sábado, o pequeno AIDAcara, da AIDA Cruises. Após quatro temporadas realizando embarques na cidade, o navio não tem agora previsão de escala no porto santista. Nem o AIDAcara, nem nenhum navio da frota da AIDA, que abandonará a América do Sul após a atual temporada, como adiantado por nós ainda em maio (clique para ver).

A partir da próxima temporada, o AIDAcara, que é o menor e mais antigo navio da frota, originalmente o primeiro a operar para a companhia, realizará cruzeiros pelas Ilhas Canárias, destino popular nesta época para os alemães, e que já conta com outros dois navios da frota integralmente destinados. Enquanto o AIDAstella realizará roteiros de 7 noites, com embarque e desembarque em Las Palmas e escalas em Funchal (Madeira), Arrecife e Santa Cruz de Tenerife (Canárias), o AIDAblu realizará também embarques e desembarques em Las Palmas para roteiros semelhantes de 7 noites, mas que incluem também escala em Rosario.

O roteiro do AIDAcara possui 14 noites, e também tem base em Las Palmas, mas é bem mais completo, com escalas não só nas Ilhas Canárias, mas também no Arquipélago das Ilhas Cabo Verde. O roteiro completo possui escalas nas Canárias em St. Cruz de Tenerife, St. Cruz de La Palma, San Sebastian de La Gomera, Arrecife e Rosario, em Cabo Verde, nos portos de Mindelo e Praia. A temporada 2014/2015 será a segunda consecutiva em que a AIDA oferecerá esse roteiro, que antes tinha sido operado pelo AIDAvita, outro navio que operava no Brasil.

A AIDA, uma empresa do grupo Carnival, chegou pela primeira vez ao Brasil em 2010/2011. Na ocasião, a companhia alemã trouxe dois navios para roteiros pela América do Sul, o que foi possibilitado pela expansão de sua própria frota, que entre 2007 e 2013 ganhou sete novos navios. O AIDAvita realizou nesta temporada apenas dois cruzeiros pelo Amazonas, e voltou no ano seguinte para uma temporada completa na região, repetida em 2012/2013. Em 2013/2014, no entanto, os roteiros no Norte, que tinham embarques em Manaus, foram descontinuados.

O outro navio que veio ao Brasil foi o AIDAcara, sua temporada inicialmente previa roteiros semanais com saída de Santos e destino ao Nordeste, que foram logo em seguida substituídos pelos roteiros de 14 noites realizados até esta temporada.

As razões para a retirada da empresa do Brasil são diversas, e comuns às outras companhias que operam na região.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui