Resumo: o que já foi e o que ainda será definido para a temporada 2014/2015

5
Um dos destaques da temporada será uma despedida, a do Splendour of the Seas.

Com o recente anúncio da Pullmantur, a temporada brasileira 2014/2015 está quase completamente definida. Todas as principais companhias que atuam no mercado já definiram seus roteiros e navios. A exceção fica por conta da da Ibero, que ainda tem pendências e também da BCR, que antes de seu retorno “não muito triunfante” ao nordeste em 2013/2014, prometia ampliar sua presença em 2014/2015. Aparentemente, porém, as circunstâncias podem ter mudado seus planos. De resto, a temporada será bem semelhante em oferta, com Costa, MSC, Pullmantur e Royal Caribbean operando o mesmo número de navios na região. Será a segunda temporada de oferta reduzida após anos de crescimento sem precedentes, o que chegou a colocar o Brasil como quinto maior mercado mundial de cruzeiros. Atualmente, o país ocupa o sétimo lugar, posição que deve ser mantida. 


MSC – Temporada de continuidade; oferta semelhante com pequenos ajustes e novidades regionais
A MSC continuará a ser em 2014/2015 a única companhia com grande oferta na região, com três navios dedicados ao Brasil e um exclusivo para a Argentina. Após as estreias do MSC Fantasia, e do MSC Preziosa, a companhia não trará nenhum navio novo para a região, a novidade será o posicionamento do MSC Poesia em Santos, em substituição ao MSC Magnifica, para os roteiros semanais com destino ao Prata. Ambos são navios da classe Musica, entretanto, enquanto o Magnifica realizou embarques em Santos nas últimas duas temporadas, o Poesia nunca esteve na cidade, e só realizou uma temporada na região, dedicado ao mercado argentino. Será sua estréia no mercado brasileiro, que terá também o retorno do MSC Preziosa para roteiros semanais com destino à Bahia e embarque em Santos, e a volta do MSC Lirica, que há vários anos está ausente.

O MSC Lirica, retornará pela primeira vez desde 2010, substituindo o MSC Orchestra nos roteiros com embarque no Rio de Janeiro e destino ao prata e nordeste. Por este motivo, os cariocas terão oferta ligeiramente menor na próxima temporada, já que o Lirica, primeiro navio encomendado pela MSC é menor que o Orchestra, que vinha realizando estes roteiros há algumas temporadas, e agora estreará roteiros pela Ásia para a MSC. Além de embarques no Rio, o Lirica fará mini-cruzeiros a partir de Santos, e embarques em Buenos Aires para roteiros mais longos de 14 noites. Em sua terceira temporada consecutiva na América do Sul, o Magnifica realizará embarques em Buenos Aires pela primeira vez, com destino ao Brasil. Além do Lirica, somente o Preziosa realizará mini-cruzeiros enquanto o Poesia realizará apenas os roteiros para o Prata, que escalam Montevideo, Punta del Este e Buenos Aires. Leia mais sobre a temporada 2014/2015 da MSC clicando aqui.

Costa – Tentativa de crescimento abortada; volta de apenas dois navios

Após uma temporada de oferta bastante reduzida em comparação a 2012/2013 (quando quatro navios estiveram na região), a Costa seguirá com os números em baixa em 2014/2015. Serão mais uma vez apenas dois navios na América do Sul: o Costa Favolosa e o Costa Pacifica, o primeiro dedicado ao mercado brasileiro, e o segundo ao mercado argentino. A companhia ainda ensaiou a volta de um terceiro navio com o Costa Fortuna, mas o plano foi cancelado pouco depois de ser divulgado. Dessa forma, pela terceira vez na América do Sul, o Costa Favolosa realizará os roteiros que em 2013/2014 foram do Fascinosa (enquanto o Pacifica assume os do Favolosa a partir de Buenos Aires). Serão roteiros de 8 noites para o Prata e de 6 noites para o Nordeste, com embarque exclusivo em Santos. É possível unir ambas as viagens em um só cruzeiro de 14 noites, com passagens pelo prata e nordeste; neste caso, além de Santos, também é possível o embarque em Buenos Aires.

O Costa Pacifica, por sua vez, virá pela segunda vez à região, ficando dedicado ao mercado argentino, em roteiros de 8 e 9 noites com destino ao Brasil e partida de Buenos Aires. A maioria dos roteiros, no entanto, também tem opção de embarque no Rio de Janeiro, para um roteiro alternativo com direção ao prata e diversas escalas na região sudeste. A novidade nos roteiros é a substituição da escala em Punta del Este por uma visita a Montevideo. A mudança se dá para permitir embarque de passageiros na capital do Uruguai, que seria contemplada com a abortada vinda do Costa Fortuna. Para justificar o cancelamento da vinda do terceiro navio, a Costa citou a alta na demanda no Caribe, que será agora o destino do Fortuna. No entanto, em entrevista sobre os resultados no primeiro trimestre deste ano da Carnival Corporation, da qual a Costa faz parte, Arnold Donald, CEO da empresa, afirmou que a Costa reduziu a capacidade no Brasil para aumentar sua lucratividade, já que o mercado regional é muito custoso, apesar do alto potencial. Por isso, o panorama da empresa na região não é positivo, apesar do esforço do escritório regional liderado por Renê Hermann e Márcia Galvão. Para ler mais sobre a temporada 2014/2015 da Costa, clique aqui.

Royal Caribbean – A grande despedida do Splendour of the Seas em uma temporada semelhante às últimas
Se ainda não confirma a vinda do Rhapsody of the Seas em 2015/2016, a Royal Caribbean, por outro lado, confirmou que 2014/2015 será a última temporada do Splendour of the Seas no Brasil, com o anúncio de que na temporada seguinte o seu simbólico navio navegará no Oriente Médio. Isso significa que, apesar de fazer uma temporada bastante semelhante com a anterior, 2014/2015 será especial por marcar a despedida da embarcação que desde 2000 (com hiato entre 2002 e 2007), vêm ao Brasil. Sendo assim, o Splendour chegará a Santos, seu porto-base em 7 de dezembro de 2014, após uma travessia atlântica no mínimo curiosa, que não escala nenhum porto ou cidade do nordeste, e passa mais de uma semana no mar, entre St. Cruz de Tenerife e o Rio de Janeiro. Uma vez no Brasil, realizará alguns mini-cruzeiros antes de iniciar seus roteiros semanais com rumo ao Prata. Esses roteiros, que partem todo domingo, realizam escalas em Punta del Este, Buenos Aires e Montevideo. Os roteiros ao nordeste que a Royal Caribbean vinha realizando nos últimos anos serão completamente extintos.

Serão vinte e cinco cruzeiros com partida de Santos até o final da temporada, para roteiros que variam entre 3 e 8 noites. Parte para a Europa no dia 20 de abril, em travessia que desta vez escala em Salvador antes de seguir para a Europa. A Royal Caribbean ainda podia surpreender com o anúncio de uma mini-temporada do Explorer of the Seas no Brasil. O navio da classe Voyager, que atualmente realiza cruzeiros a partir de Nova Iorque, iria ficar baseado na Ásia a partir de 2015, e poderia chegar em seu destino final através da América do Sul, implicando assim uma passagem pelo Brasil. Escalas em portos asiáticos já haviam sido marcadas, e o navio seria o terceiro da companhia no continente. Entretanto, os planos mudaram, e o Hemisfério Oriental deixou de ser o destino do Explorer, que agora irá substituir o Adventure of the Seas, outro navio da classe Voyager, nos roteiros a partir de Southampton, Inglaterra. Caso os planos para a Ásia tivessem sido mantidos, o Explorer precisaria passar pelo Brasil caso optasse pelo posicional via América do Sul, pois o Canal do Panamá não é uma opção já que suas dimensões não o permitem atravessá-lo. Leia mais sobre a temporada 2014/2015 da Royal Caribbean no Brasil neste link.

Pullmantur – Com a retração da oferta na Argentina, voltam em peso os mini-cruzeiros

Desde que passou a atuar no Brasil por conta própria, a Pullmantur operou grande quantidade de mini-cruzeiros. Após a época em que esteve fretado pela CVC, o Zenith, inclusive, só havia realizado este tipo de roteiro na região. A história mudou em 2013/2014, quando, seguindo as outras companhias que operam na região, a Pullmantur optou por aumentar a sua participação no região do Prata, e dedicou o mesmo Zenith, dos mini-cruzeiros, ao mercado argentino, com roteiros a partir de Buenos Aires. Além de alguns embarques no Rio de Janeiro nos roteiros dedicados aos argentino, o navio ainda realizou três mini-cruzeiros a partir de Santos em março, para manter a tradição. Para 2014/2015, no entanto, a situação muda. Com os problemas econômicos na Argentina, a Pullmantur irá diminuir bastante a aposta no país. Serão apenas algumas saídas de Buenos Aires entre dezembro e janeiro, também no Zenith. No restante da temporada (que vai de novembro a abril neste caso), o navio volta a ficar dedicado aos mini-cruzeiros pelo sudeste do Brasil.

Cada um dos roteiros possui em geral 3 noites, escalas em Ilhabela e Búzios, e embarque exclusivo em Santos. Também presentes em bom número estão os roteiros com passagem por Itajaí, e embarque na cidade catarinense. Será a primeira vez que o Zenith embarcará na cidade, utilizada para embarques pela Pullmantur há vários anos. Além de um Zenith mais “brasileiro”, retornam ao país o Sovereign e o Empress. Este primeiro, continuará dedicado aos roteiros de sete noites com embarques em Santos, Rio de Janeiro e Salvador, mas realizará também outros roteiros, como um cruzeiro inaugural para o prata, onde nunca esteve apesar de operar na América do Sul desde 2009. Já o Empress, que também estreou na região em 2009, realizará embarques em Santos e Itajaí, para roteiros de sete noites com destino a Montevideo e Buenos Aires. A Pullmantur optou, no entanto, por diminuir a quantidade de saídas deste tipo, para ampliar os mini-cruzeiros. Com a sua maior parte embarcando exclusivamente em Santos, os roteiros curtos acontecerão nos meses de novembro, dezembro, fevereiro, março e abril. Leia mais sobre a temporada da Pullmantur neste link.

BCR – Uma grande incógnita; terá o cancelamento da temporada do Orient Queen II acabado com a empresa? 

BCR: Parceria com a Portuscale mal sucedida?

Quando retornou a operar um navio sob sua própria bandeira no Brasil, na última temporada, a BCR sonhava alto. Além de aumentar a oferta na temporada 2014/2015, a empresa pretendia também lançar uma operação estendida no nordeste, utilizando sua embarcação, inclusive, durante a época da Copa do Mundo de Futebol, entre junho e julho. A empresa no entanto encontrou problemas antes mesmo de iniciar a operar os cruzeiros. Por motivos supostamente ambientais, o Louis Aura (Orient Queen I), precisou ser substituído na última hora pelo Orient Queen II, um pequeno navio libanês com capacidade para apenas cerca de 300 passageiros. A solução para o problema com o Louis Aura, no entanto, acabou tornando-se um problema ainda maior. A substituição dos navios ocasionou o cancelamento de alguns dos roteiros logo no início da temporada. O Orient Queen II realizou apenas algumas saídas entre dezembro e janeiro, e por um motivo indefinido, atracou em Recife em definitivo no começo do ano, cancelando o restante dos cruzeiros da temporada. As razões para esta parada abrupta não estão claras. Conforme apuramos na época do ocorrido, o problema estaria no entendimento entre a BCR e a Abou Merhi Cruises, administradora do navio, que discordavam no nível do serviço oferecido a bordo.

Entretanto, outros meios trouxeram versões diferentes, como dificuldades técnicas com o navio, e até mesmo problemas judiciais da empresa brasileira. Desde o início da questão, o Portal WorldCruises.com tem tentado esclarecer o que acontece junto à companhia, que nunca se pronunciou oficialmente. Apenas realizou algumas poucas declarações vagas e um tanto contraditórias para sites e blogs do nordeste. Em contato direto com nós, a empresa pediu maior tempo para respostas em diversas ocasiões, mas nunca realmente respondeu às indagações. Agora, além de não ter atualizações em sua página no facebook (a última atualização datava do natal quando entramos em contato através da página há algumas semanas; no dia seguinte novas fotos surgiram, mas ninguém nos respondeu), a BCR não possui mais um site oficial; há algumas semanas o antigo endereço da companhia apenas mostra uma mensagem em que diz estar em manutenção. Diante desta situação, acreditamos que os planos para a temporada 2014/2015 tenham sido abandonados. Originalmente, a empresa pretendia ter dois navios no Brasil, um dedicado ao nordeste e outro ao sudeste, como costumava operar até 2003. Como apuramos em agosto, uma negociação aparentava estar em curso um acordo para parceria com a Portuscale Cruises, de Portugal. Essa, no entanto, indicou que deve basear o Funchal, seu principal navio (e mais cotado para vir ao Brasil no caso da confirmação da parceria), na Austrália, onde o navio fez sucesso por vários anos nas décadas de 1990 e 2000.

Ibero – Com apenas dois navios em sua frota, companhia aposta apenas em mercados hispânicos

Horizonte cinzento para a Ibero no Brasil?

A Ibero Cruceros, empresa do Grupo Costa/Carnival Corporation, ainda não divulgou totalmente sua temporada 2014/2015. A companhia, no entanto, já publicou roteiros para a época a partir de Buenos Aires, tendo lançado o catálogo para a temporada argentina – que terá novamente o Grand Celebration – na mesma época que a Costa Crociere divulgou seus planos para a América do Sul. Após a transferência do Grand Mistral para a Costa Crociere (onde navega como Costa neoRiviera), a companhia ficou com uma frota de apenas dois navio, os gêmeos ex-Carnival, Grand Celebration e Grand Holiday. Este último, durante a temporada 2013/2014 ficou no Mediterrâneo, operando roteiros mais longos de dez e onze noites a partir de Barcelona, na Espanha. Além do Celebration na Argentina, a companhia planejava ter também o Grand Mistral na América do Sul, em um roteiro com múltiplos portos de embarque, três deles no Brasil, o que não ocorreu devido a supracitada transferência do navio.

Para a temporada 2014/2015, a companhia parecia manter tudo de forma semelhante. Originalmente, o catálogo anual espanhol da empresa, dava indícios de que o Grand Holiday permaneceria no Mediterrâneo novamente, e já apresentava o cruzeiro posicional Espanha – Argentina para o Grand Celebration. Entretanto, aparentemente os planos parecem estar suspensos, e o site oficial da companhia não mostra nenhuma viagem no Grand Holiday após o dia 23 de novembro de 2014. Sozinho, este fato indica que a possibilidade de o navio vir ao Brasil ainda existe. Caso partisse nessa data rumo ao sudeste do país, poderia chegar no começo de dezembro. Outra informação ainda corrobora uma temporada sul-americana, é a fraca procura pelos cruzeiros na Europa, que enfrenta o inverno, nesta época. O futuro do Holiday no entanto, não é certo, a Carnival Corporation parece considerar uma aposentadoria ou transferência para a embarcação, que é uma das mais antigas unidades de toda a sua frota (que incluí mais de 100 navios). Pouco antes de vender o Costa/Grand Voyager, a diretores da corporação afirmaram que não pretendiam mais operar dois navios do grupo Costa, sem revelar mais detalhes das embarcações em questão. O primeiro, sem dúvidas foi o Voyager, o próximo pode ser o Holiday ou qualquer outro das frotas de AIDA, Costa e Ibero.

ATUALIZAÇÃO: Em junho a Carnival Cruise Line, que controla o grupo Costa, que inclui a própria Costa Crociere, a Ibero Cruceros e a AIDA, confirmou que nenhum navio da Ibero Cruceros estará na América do Sul em 2014/2015 já que a companhia será extinta em novembro de 2014. Leia mais sobre o processo de extinção da marca neste link. Pouco antes, também em junho, a Pullmantur cancelou os cruzeiros com saída de Buenos Aires inicialmente previstos para o Zenith, e os substituiu com mais mini-cruzeiros a partir de Santos. Desta forma, o navio realizará os roteiros de 3 e 4 noites a partir durante toda a temporada, mais informações.

Enquanto isso, a Portuscale Cruises anunciou que seu principal navio, o Funchal, irá operar na Austrália, durante a temporada 2014/2015, veja detalhes. Apesar de a companhia ter outros três navios, a princípio disponíveis para a próxima temporada, o anúncio da ida do Funchal à Austrália praticamente anula as chances da especulada parceria com a BCR. A empresa brasileira, por sua vez, não se pronuncia desde o começo do ano, e a chance da vinda de navios através dela para a próxima temporada é quase inexistente. A falta de informação e de manifestação por parte da companhia, leva a crer que a falência é uma possibilidade, como denunciam passageiros brasileiros que haviam fechado pacotes com a companhia e supostamente não receberam reembolso dos valores pagos pelos roteiros cancelados no começo do ano.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Portuscale Cruises.
Compartilhar

5 Comentários

  1. A BCR, fechou o escritório da noite para o dia, deixando todas as reservas pagas sem reembolso, IMPOSSÌVEL reabrir e trazer navio em 2014/2015

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui