Rhapsody of the Seas na América do Sul com roteiros mais longos

7

A Royal Caribbean disponibilizou em seu site os roteiros do Rhapsody of the Seas na América do Sul na temporada 2015/2016. Além de roteiros realizados pelo Splendour nas últimas temporadas, o estreante da classe Vision fará também roteiros mais longos ao Chile e Patagônia, com embarques em Santos, Buenos Aires (Argentina) e Valparaíso (Chile). Será a primeira vez desde 2010/2011 que a companhia realizará esses roteiros, feitos anteriormente pelo Mariner of the Seas, pelo Radiance of the Seas e pelo próprio Splendour of the Seas. 

Splendour of the Seas em Buenos Aires

Já estão disponíveis os roteiros para a temporada 2015/2016 da Royal Caribbean International (RCI). Será uma temporada de novidades para a companhia norte-americana, que não só terá um novo navio na América do Sul, mas também realizará roteiros diferenciados, focando não só o mercado nacional, mas também o internacional com cruzeiros pela Patagônia e extremo sul do continente. O Rhapsody of the Seas, como adiantado por nós ainda em 2013, substituirá o Splendour na região, e será a primeira novidade da companhia em vários anos.

O navio da classe Vision chega ao Brasil no começo de dezembro, após uma travessia atlântica com início em Barcelona e final em Santos. Seu cruzeiro inaugural no Brasil ocorre em 5 de dezembro, com um roteiro de 3 noites, que escala apenas em Búzios antes de retornar a Santos no dia 8. O primeiro roteiro mais longo começa em 14 de dezembro, um cruzeiro de 5 noites com escalas em Búzios, Ilha Grande e Ilhabela; logo após outros dois mini-cruzeiros. A temporada de cruzeiros semanais com rumo ao prata, que tem sido o principal roteiro da RCI na região recentemente, começa apenas com o cruzeiro de Natal, em 19 de dezembro, e será reduzida em relação aos últimos anos. 
Os roteiros de sete noites com escalas em Buenos Aires (Argentina), Montevideo e Punta del Este (Uruguai), ocorrerão entre o Natal e a primeira quinzena de fevereiro. São ao todo sete cruzeiros deste tipo, interrompidos nesse período apenas pelo cruzeiro de Réveillon, que terá oito noites, e passagem do ano em Copacabana, mas ficará apenas no sudeste, escalando em Búzios, Portobelo, Rio de Janeiro, Ilhabela e Ilha Grande. 
Mariner of the Seas em Valparaíso. 

As novidades começam com a temporada já se aproximando de seu fim. Em 14 de fevereiro, o Rhapsody parte de Santos para contornar o Cape Horn, no extremo sul do continente, pela primeira vez em sua história de mais de 15 anos. O roteiro de 14 noites termina em Valparaíso (Chile), após escalas em Buenos Aires, Puerto Madryn e Ushuaia, na Argentina, e Punta Arenas no Chile. O roteiro ainda incluí passagem pelos fiordes chilenos, e pelo Estreito de Magalhães. 

De Valparaíso, retorna à Costa Leste da América do Sul em novo roteiro de 14 noites por esta região, entretanto, não chega a escalar o Brasil, terminando a viagem, semelhante à primeira, em Buenos Aires. Antes de retornar ao Brasil, realiza outro cruzeiro deste tipo, entre a Argentina e o Chile, também em 14 noites. A principal diferença entre estes roteiros e os que tem passagem pelo Brasil são as escalas em Puerto Montt, no Chile e Punta del Este, no Uruguai, que dão lugar a dias em navegação nestes segundos, devido as maiores distâncias que precisam ser percorridas. 
Já no final de março, parte de Valparaíso com destino a Santos, em roteiro idêntico ao inverso, mas com a ordem de escalas também invertida. Retorna ao Brasil no dia 10 de abril, e ainda poderia realizar roteiros destinados ao mercado brasileiro antes de retornar para a Europa, em se levando em consideração a duração estendida das últimas temporadas da Royal no Brasil. Entretanto, parte já neste dia com destino à Europa, segundo os roteiros disponibilizados pela companhia em seu site. 
Radiance of the Seas atracado em Santos
em 20 de dezembro de 2008

A temporada 2015/2016 será parecida com a 2007/2008, que marcou o retorno da Royal Caribbean e do Splendour of the Seas ao Brasil após ausência de mais de 5 anos. Naquele ano, além dos roteiros pelo Brasil, o navio realizou cruzeiros mais longos pela América do Sul no final da temporada. Com um apelo mais forte no mercado internacional, esses cruzeiros foram repetidos na temporada seguinte pelo Radiance of the Seas, que estreou na região dedicado exclusivamente a este tipo de roteiro. Também em 2008/2009, o Mariner of the Seas, gigante da classe Voyager, realizou viagens semelhantes em seu caminho à Costa Oeste dos EUA, onde ficou baseado até o início de 2011. 

Apesar de ensaiar o retorno do Radiance em 2009/2010, a companhia voltou atrás e deixou de oferecer essas viagens a partir desta temporada, focando exclusivamente em roteiros com embarque no Brasil desde então. A única exceção ficou por conta do retorno do Mariner of the Seas ao Caribe, em 2010/2011, quando o navio realizou também uma mini temporada brasileiro. Com a volta destes roteiros mais longos, a Royal Caribbean atende não só ao mercado brasileiro, mas também ao internacional, atraindo mais estrangeiros à região, e ampliando o leque de destinos da companhia, comprovando as afirmações de Ricardo Amaral, vice-presidente regional da empresa, em entrevista em fevereiro (veja matéria). 
Infinity no Rio de Janeiro. Leia mais sobre a volta da
Celebrity ao Brasil também em 2015/2016, clicando aqui.

No grupo Royal Caribbean, a Celebrity Cruises realiza temporadas na Patagônia há muitos anos, recentemente com o Infinity, da classe Millennium. Outras companhias norte-americanas como a Princess e a Oceania Cruises também realizam regularmente temporadas na região. O diferencial é que no caso dos roteiros do Rhapsody, há maior potencial para a venda destes roteiros no mercado nacional, já que há roteiros com embarque ou desembarque em Santos. Para ler mais sobe a estréia do Rhapsody na América do Sul, clique aqui.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Royal Caribbean, Daniel Capella, Cruise Ships in Valparaíso, Bruno Prícoli e Daniel Carneiro.
Compartilhar

7 Comentários

  1. Eduardo, na realidade, o problema no nordeste não está tão relacionado à infraestrutura. Atualmente, a maior questão são as altas taxas que encarecem muito a operação, não só no nordeste, mas em portos brasileiros como um todo. Se o governo tivesse optado por atender as reivindicações das companhias no sentido de melhorar a burocracia e diminuir as taxas em vez de melhorar ou construir terminais, a história poderia ser diferente.

    A estrutura para um receptivo, em um porto de escala, é algo que evoluí com as próprias escalas, e está mais relacionado a logística do que a infraestrutura propriamente dita – que ao redor do mundo é construída pelas próprias companhias quando há interesse. É claro que os terminais são atrativos, e tendem a fazer as escalas aumentarem no nordeste em longo prazo; mas não são tudo.

    Abraço.

  2. Daniel,
    acompanho o face da MSC, os passageiros não aguentam mais os mesmos
    roteiros. Tem que aparecer uma Cia. pra fazer o nordeste!!
    Eduardo

  3. O problema das taxas é antigo, mas elas são caras na Argentina também. Li uma vez que tem vezes que eles decidem que o navio precisa de dois práticos e daí cobram dobrado. Pelo que eu li, a taxa de trânsito no Rio da Prata também é bem cara.
    Quanto aos itinerários do Rhapsody para o Chile , os preços estão bem salgados. Tirando o fato que ele vai sair do Brasil, talvez seja mais interessante fazer o roteiro de Celebrity ou Princess.
    E com esses roteiros longos, diminui a oferta cruzeiros no Brasil.

  4. Lí uma entrevista do Sr. Pedro Terceiro de Melo – Codern (Porto de Natal) no
    jornal Tribuna do Norte do dia 16/4, já preocupado que gastou R$ 72 milhões
    na construção do terminal de passageiros do porto, e até agora, não tem nenhum navio previsto para este ano.

    Eduardo

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui