Virgin Cruises pode iniciar operações em 2017

0
Avião de uma das linhas aéreas do Grupo Virgin

Uma nova companhia de cruzeiros parece estar se formando nos EUA. Idealizada pelo empresário e fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, a Virgin Cruises poderia começar a operar em 2017 com embarcações projetadas especialmente para a companhia. 


Richard Branson

O empresário britânico Richard Branson, sócio e presidente do grupo Virgin, confirmou diversos os rumores de que estaria procurando financiamento para lançar uma companhia de cruzeiros. O Virgin Group é um dos mais completos do mundo, atuando em diversas áreas diferentes. Na área de transporte, o grupo possui diversas subsidiárias que operam vôos nos EUA, Reino Unido, e Oceania, além de operar uma ferrovia na Grã Bretanha. Outras áreas de atuação incluem telecomunicações, música e automobilismo. A empresa também desenvolve um projeto voltado ao turismo espacial, visando levar turistas para fora do planeta terra.

No mercado de cruzeiros, Branson ainda não se aventurou, apesar de já ter demonstrado vontade há alguns anos. O projeto para a Virgin Cruises – como se chamaria a companhia – parece agora mais real. Segundo o Jornal The National, de Abu Dhabi, o empresário esteve no Oriente Médio atrás de um investimento de 1.7 bilhão de dólares para o lançamento da companhia. Boa parte desse montante seria destinado a encomendar dois novos navios de grandes dimensões.

Em uma entrevista em Dubai, antes de um fórum internacional de CEOs, Richard detalhou suas idéias. “É verdade que estamos nós estamos planejando lançar a Virgin Cruises, e boa parte do dinheiro já foi arranjado. (…) Nós estamos construindo dois grandes navios a partir do zero”, afirmou o empreendedor que parece enxergar na empreitada uma forma de atualizar o mercado dos cruzeiros, projetando embarcações inovadoras. Um porta voz contou ao mesmo jornal de Abu Dhabi, que a empresa pretende operar navios com “mais entretenimento e mais opções de lazer”, fazendo com que os navios fossem “tornando-os atrativos para um mercado jovem”.

Carnival Fantasy

Anteriormente, havia se especulado que a companhia poderia iniciar operações com navios de segunda mão adquiridos de outras companhias. Chegou-se a afirmar que uma dessas embarcações poderia vir da frota da Carnival Cruise Lines, mais especificamente da classe Fantasy, que possui oito navios, boa parte com mais de 20 anos. Com a entrada em operação do novo Carnival Vista em 2016, a companhia de Micky Arison poderia estar interessada em se desfazer de ao menos um de seus navios mais antigos, que seria reformado e aproveitado por Richard Branson para testar o mercado antes de um investimento mais efetivo no setor.

Entretanto, as declarações do empresário não indicam esse caminho. Segundo o site norte-americano Cruise Critic, o primeiro dos novos navios poderia ser entregue já em 2017, e operaria roteiros ao Caribe a partir de Miami, nos EUA. Futuramente a empresa poderia operar também no Mediterrâneo e também em outros mercados ao redor do mundo.

Navios da classe Breakaway Plus da NCL

A concorrência no principal mercado de cruzeiros do mundo promete esquentar até o final da atual década, com o investimento da MSC, que deve basear seus recém encomendados navios para, ao menos, temporadas sazonais na região a partir de 2017, e a inauguração de novos navios de grandes dimensões pela Royal Caribbean, a começar pelo Quantum of the Seas, de 167 mil toneladas, em novembro deste ano. A formação da Virgin Cruises pode vir a agravar ainda mais esse quadro, que tem ainda mais dois grandes participantes, a Norwegian Cruise Line (NCL), com dois navios em encomenda, e a Carnival Cruise Lines, com o Carnival Vista em construção.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Virgin, Wikipedia, Bart de Boer e NCL. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui