América do Sul: Grand Holiday substitui Celebration, que passará para a frota da Costa

0
Tripulantes e funcionários do estaleiro em frente ao navio,
que já não mais tem as cores da Ibero

Atualmente em doca-seca, o Grand Celebration realizará durante este ano sua temporada de despedida da Ibero Cruceros. A exemplo do Mistral no ano passado, em novembro, o navio passa para a frota da Costa Crociere, e passa a operar no Mediterrâneo como Costa Celebration! Dos quatro navios que operou em seu melhor momento, a Ibero passa a apenas um, o Grand Holiday, que deve, inclusive, substituir o Celebra- tion na América do Sul em 2014/2015.

Piscina central, vazia e pronta
para modernização. 

Há cerca de um mês, adiantamos em nosso resumo da temporada 2014/2015, que a Ibero poderia ter sua frota mais uma vez reduzida , com a perda de mais um navio. No texto, apostamos no Grand Holiday como navio que poderia deixar a frota, clique aqui para ver. Entretanto, a Costa confirmou ontem que a embarcação escolhida foi o Grand Celebration, que deixará, no final deste ano, a frota da Ibero Cruceros, para operar pela Costa Crociere. A Costa é a administradora da Ibero, que é a mais recente marca do grupo Carnival, adquirida em 2007, pelo grupo do qual a companhia italiana já fazia parte.

Passando por uma reforma significativa desde o final de abril, o navio será transferido para a frota da Costa em novembro deste ano, após operar os roteiros previamente anunciados pela Ibero até esta data, operando normalmente com passageiros espanhóis. Apesar disso, já está sendo adaptado ao perfil da Costa Crociere, e aparentemente já sairá de doca no dia 19 de maio, com as cores da companhia italiana: chaminé amarela e casco totalmente branco. No período em doca-seca, que serve também para que a manutenção periódica do navio seja realizada, foram investidos 4,5 milhões de euros, e além da tripulação do navio, outros 400 trabalhadores do estaleiro estão envolvidos.

Proa, com inscrições da Ibero já parcialmente apagadas. 

Carpetes cobertos no interior do navio.

Uma vez na frota da Costa, será renomeado Costa Celebration, e operará no Mediterrâneo. Durante a temporada 2014/2015 fará roteiros mais longos de 15 e 16 noites, com embarque principal em Marselha, visitando a Terra Santa, com escalas em Itália, Espanha, Grécia, Malta, Israel e Tunísia.

Para esta época, o Celebration estava anunciado pela Ibero para nova temporada sul-americana com embarque em Buenos Aires, para cruzeiros com rumo ao Brasil. Esses roteiros, deverão ser agora ser realizados pelo Grand Holiday, que a princípio permanecerá na frota da Ibero pelo menos até 2015. O navio é gêmeo do Celebration, e tinha uma temporada de inverno no Mediterrâneo prevista para 2014/2015, mas esta operação já havia sido abortada há algum tempo. Entretanto, a Ibero ainda não confirmou se irá realizar essa substituição ou cancelar a temporada sul-americana, como no caso do Grand Mistral, que foi transferido para a Costa no final de 2013, e, por este motivo, teve sua temporada brasileira cancelada por completo.

Trabalho de arte sendo realizado.

A Costa apenas confirmou que também operará o Celebration em 2015, em roteiros pelo Adriático, a partir de Veneza e Istambul, para cruzeiros de 8 noites pelas Ilhas Gregas, Croácia e Turquia. Assim, a companhia parece se garantir na região, para o caso da navegação de embarcações com mais de 94 mil toneladas seja proibida no Canal de Veneza, como quer o governo local. Isso porque a maior parte da frota da companhia excede esse número e ficaria impossibilitada de navegar a partir da cidade dos canais. Em 2015/2016, deve realizar novamente roteiros de inverno pelo Mediterrâneo, conforme indica o planejamento de escalas de portos locais.

Com mais essa transferência, a Ibero volta a ter apenas um navio em sua frota, algo que não acontecia desde a sua fundação, em 2003, quando operou apenas o Voyager. O pequeno Grand Voyager, aliás, foi o primeiro navio transferido da Ibero para a Costa, em meados de 2011, quando a companhia espanhola operava quatro embarcações. Em 2004, logo após sua fundação, a companhia já havia passado a operar um segundo navio, o Mistral, que em 2013 seguiu o caminho do Voyager, tornando-se Costa neoRiviera. Operando apenas o Grand Holiday, a companhia tem futuro incerto, especialmente devido ao fato de a Carnival Corporation já ter demonstrado insatisfação com os índices de ocupação e lucro de sua filial.

Proa bulbosa e área do casco sob a linha d’água passando por manutenção.

Mudança de piso em área externa.

O Celebration foi construído em um estaleiro sueco, sob encomenda da Carnival Cruise Lines (CCL). Partiu em viagem inaugural em 1987, e operou pela companhia norte-americana até o final de 2007, quando passou pela maior reforma de sua carreira, antes de ser transferido para a Ibero Cruceros em 2008. Possui 47,263 toneladas e capacidade para cerca de 1,900 passageiros em capacidade máxima. Além do Holiday, possui um terceiro gêmeo, o ex-Jubilee, que deixou o grupo Carnival em 2012, após operar para a CCL e a P&O Australia. Atualmente realiza roteiros pela China, como Henna, para a HNA Cruises.

Estas três embarcações são uma evolução de projeto do primeiro navio construído pela Carnival, o Tropicale de 1982. Curiosamente, o Tropicale operou pela Costa entre 2001 e 2005. Nesta época realizou algumas temporadas no Brasil, e fez bastante sucesso operando tanto roteiros para o Prata como para o Nordeste.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Junior/Danilo Abreu.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui