Balanço temporada 2013/2014: 18 navios passaram por Santos

0
Navios na Ponta da Praia: cena que se repetiu 158 vezes entre novembro e abril

Apesar da previsão inicial de 17 navios de cruzeiro, o Porto de Santos recebeu 18 embarcações deste tipo durante a temporada 2013/2014. Entre a primeira escala, realizada pelo Empress, em 10 de novembro, e a última, feita pelo Splendour em 25 de Abril, ocorreram outras 158 escalas. Neste período, o terminal operou em 84 dias, recebendo na maioria destes (42 ocasiões), apenas uma embarcação. 

Apesar de a temporada na maioria dos portos brasileiros ter começado em outubro, com escalas em trânsito do Costa neoRomantica, a estação em Santos só começou em 10 de novembro, com escala do Empress, da Pullmantur. Realizou mais 32 escalas na cidade até o dia 14 de abril, quando encerrou sua temporada brasileira. 
Logo no dia seguinte, 11 de novembro, chegou o MSC Orchestra, da MSC Crociere. Retornando ao porto após quase dois anos ausente, o navio da classe Musica realizou apenas algumas escalas até meados de dezembro. Partiu para o Rio de Janeiro no dia 5 dezembro, onde ficou baseado até março; no período em que embarcou em Santos, realizou 7 escalas.  

Em sua temporada de despedida da América do Sul, o AIDAcara chegou no dia 16 de novembro. Encontrou o Empress em sua primeira escala, quando embarcou passageiros alemães para um cruzeiro pelo prata. Baseado em Santos e Buenos Aires, ficou no Brasil até a metade de março; a última das 5 escalas em Santos ocorreu em 8 de março.

O quarto navio a chegar foi talvez o mais aguardado para a temporada: MSC Preziosa. Principal novidade da estação, o gigante recém-lançado entrou pela primeira vez no Canal do Porto de Santos no dia 26 de novembro. Recebido com uma festa – da qual participamos – pela MSC Crociere, o maior e mais novo navio da temporada retornou já no dia seguinte, e em outras 22 ocasiões. Partiu para a Europa em 19 de março. 
Após o mais novo, chegou a Santos o mais tradicional da temporada. O conhecido Splendour of the Seas voltou ao Concais no dia 8 de dezembro – com parte da equipe do Portal WorldCruises.com a bordo. Reformado, o navio da Royal Caribbean realizou sua nona temporada na região, com embarques exclusivamente em Santos. Foram 24 escalas até o dia 25 de abril, quando partiu para a Europa e encerrou a estação na região. 
Dois dias depois, em 10 de dezembro, o MSC Magnifica, da MSC Crociere encerrou sua travessia atlântica e deu inicio a sua segunda temporada brasileira. Durante a temporada, foi um dos dois navios da companhia italiana baseados em Santos; realizando apenas cruzeiros ao prata com sete noites, realizou 17 escalas na cidade té o dia 29 de março, quando partiu de volta para a Europa.
A primeira embarcação com passageiros em trânsito a escalas foi o Marina, da Oceania Cruises. Em sua única passagem na cidade na temporada, escalou no dia 10 de dezembro, e abriu também o período de dezembro que trouxe ainda outros três navios em cruzeiros internacionais à cidade. Foi sua segunda escala no Concais, tinha estreado em dezembro de 2012. 
No dia 13 foi a vez do Seven Seas Mariner chegar com passageiros em trânsito. O navio da Regent Seven Seas Cruises tem sido um visitante regular ao Porto de Santos durante suas temporadas sul-americanas. Nessa, fez duas passagens pela cidade, em roteiros longos pela região; após a primeira escala, retornou ainda em dezembro, no dia 29. 
No dia seguinte, escala dupla com navios em trânsito escalando pela primeira vez na temporada: o primeiro deles a chegar foi o luxuoso Crystal Symphony, que fez uma única escala na cidade nesta temporada. Foi a segunda vez que escalou no porto; a primeira havia acontecido em 2011/2012. Com passageiros em trânsito e em um longo roteiro pela América do Sul, a embarcação da Crystal Cruises escalou junto a outro de longo curso, o Silver Cloud. 
O Silver Cloud, no mesmo dia 10, fez mais uma de suas escalas no Concais. Operado pela Silversea, o extremamente luxuoso pequeno navio passou pela cidade em três ocasiões nesta temporada. A última aconteceu em 31 de janeiro, em uma escala de apenas quatro horas. Frequentadora do Porto de Santos há muitas temporadas, a Silversea promoveu a estréia do Silver Cloud no terminal em 2005/2006. 
Se na temporada 2012/2013 a Costa Crociere trouxe quatro navios a Santos, em 2013/2014 apenas um escalou a cidade. O Costa Fascinosa chegou em 18 de dezembro, e em sua segunda temporada brasileira, realizou embarques no Concais por toda a temporada. Foram ao todo 14 escalas no porto; a última no dia 16 de março, quando partiu de volta para a Europa. Estivemos a bordo em duas ocasiões, na primeira em janeiro, realizamos matéria sobre o navio, clique aqui para ver. 

O segundo navio da Pullmantur a chegar foi o Sovereign, em 20 de dezembro. Já no Brasil há algumas semanas, o navio havia realizado até então apenas embarques no Rio de Janeiro e outras cidades do nordeste. Uma vez em Santos, iniciou os roteiros semanais a Salvador, com embarque também no Rio de Janeiro, que se estenderam até 27 de março. Foram ao todo 17 escalas.

Após as escalas em trânsito de dezembro, e a chegada de todos os navios da temporada regular, uma embarcação diferente só foi surgir na Ponta da Praia em fevereiro. A sub temporada de navios internacionais, que acontece entre fevereiro e março foi aberta com a chegada, no dia 1 deste mês do Silver Spirit da Silversea. Mais moderno que seu companheiro de frota Silver Cloud, fez apenas uma escala, em um cruzeiro de circo-navegação à América do Sul. 
O Regatta, da Oceania Cruises, veio pela segunda temporada a Santos no dia 10 de março, apenas com passageiros em trânsito. Companheiro de frota do Marina, que já havia escalado a cidade em dezembro, em um posicional Atlântico – Pacífico, o Regatta é o navio da companhia que realmente realiza temporada na América do Sul, substituindo o Insignia, que fez essa rota desde a fundação da Oceania, e foi fretado há alguns anos. Fez duas escalas, a última em 24 de março, quando estivemos a bordo e fotografamos os interiores do navio de luxo, clique aqui para ver imagens
O último navio a chegar para fazer embarques em Santos foi o Zenith, que após muitos anos baseado na cidade, foi designado pela Pullmantur para cruzeiros a partir de Buenos Aires em 2013/2014. A programação final da companhia, no entanto, incluiu alguns mini-cruzeiros para o mercado brasileiro no final da temporada. Fez a primeira escala em 13 de março, e a última no dia 25 desse mesmo mês. Foram ao todo quatro passagens pela cidade nesta temporada. 
Também no dia 13 de março, outro navio aportou pela primeira vez em Santos: l’Austral. Este, no entanto, nunca havia estado na cidade, e fez sua estréia junto ao navio da Pullmantur. Entregue em 2011, é gêmeo do Le Boreal, visto na foto acima, e fez apenas uma escala na cidade, com passageiros em trânsito. Operado pela Compagnie du Ponant, realizaca um posicional entre a Antártica, onde operou durante toda a temporada, e a Europa. 
Em 15 de março, após realizar temporadas inteiras baseado em Santos, o Grand Celebration, da Ibero Cruceros fez sua única escala da temporada na cidade. Foi também a única escala da Ibero, que chegou a realizar embarque com três navios na cidade em uma mesma temporada. Entretanto, com a transferência do Mistral para a frota da Costa Crociere, só realizou temporada na Argentina, justamente com o Celebration, que já se dirigia à Europa, quando passou em trânsito por Santos. 
Último navio a estrear na temporada foi o Sea Explorer, que nunca havia estado no porto com este nome. Construído Reinassance Seven, escalou Santos algumas vezes como Corinthian II, na foto, é visto em uma dessas escalas. Na época, era operado pela Cruise West, companhia americana que faliu em 2010. Atualmente costuma ser fretado para temporadas nos polos. Em 2013/2014, foi operado pela Quark Expeditions, e passou por Santos em seu caminho ao ártico, após operar durante toda a temporada na antártica. 

Grand Mistral

Originalmente Santos receberia mais dois navios durante a temporada, o Grand Mistral, da Ibero Cruceros, e o Corinthian, da Travel Dynamics. No entanto, a temporada do Mistral foi totalmente cancelada em agosto, alguns meses antes de partir para o Brasil (leia notícia da época). Já o Corinthian, ex-Clelia II, não justificou sua ausência em escala prevista para o dia 20 de novembro. Semelhante ao Sea Explorer, o navio se dirigia então à Antártica, onde iria operar durante a temporada, mas acabou seguinte diretamente para o sul, sem escalas em Santos. Curiosamente, o mesmo navio já tinha cancelado sua última escala na cidade, na temporada 2009/2010. Na ocasião, tinha uma escala prevista para março de 2010, após encerrar o período antártico. Entretanto, ainda em dezembro enfrentou uma tempestade violenta na Passagem Drake, e acabou danificado, tendo que cancelar o restante de sua temporada e seguir para escaleiro, cancelando assim o que seria sua primeira passagem por Santos.


Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui