Com entrega atrasada em 6 meses, AIDAprima flutua pela primeira vez no Japão

1
O AIDAprima, primeiro navio de uma nova classe, encomendada pela Carnival Corporation para a AIDA Cruises em agosto de 2011, flutuou pela primeira vez. Em Nagasaki, onde está sendo construída, a embarcação ainda realizou testes de mar preliminares. Com aparência única, o navio é um protótipo, e teve sua entrega atrasada em cerca de 6 meses, e ficará pronto apenas em outubro de 2015.
Em agosto de 2011, quando encomendou três novos navios para suas marcas europeias (veja notícia da época), a Carnival Corporation apostou no estaleiro japonês da Mitsubishi Heavy Industries, de Nagasaki, para a construção de dois navios de design novo e inovador para a AIDA Cruises, sua marca alemã. O maior grupo de cruzeiros do mundo já havia tido contato com o estaleiro,que construiu dois navios para a Princess Cruises, outra de suas marcas, em 2003, mas, desde então, havia encomendado navios quase exclusivamente no Fincantieri, estaleiro italiano que é seu grande parceiro desde o final da década de 90. 
Apesar do otimismo inicial, o estaleiro japonês, que além dos gêmeos Sapphire e Diamond Princess, havia construído também navios para a NYK Line (Crystal, Asuka Cruises) e a Mitsui OK (Nippon Maru), encontrou problemas para iniciar a construção do primeiro da série de gêmeos, o AIDAprima. Há alguns meses, deu indícios claros disso, ao declarar que teria um prejuízo milionário decorrente dos gastos com o navio. Segundo o Cruise Industry News, o prejuízo pode chegar a 580 milhões de dólares, e foi resultado da necessidade de mais tempo e preparação no período pré-construção, do que o inicialmente previsto pelo próprio estaleiro. 
Nas últimas semanas somente, que a imprensa foi informada que a data de entrega do navio, inicialmente prevista para o próximo mês de março, foi adiada para outubro. Na programação original, o maior navio da AIDA partiria do Japão já em março, em um grande cruzeiro longo pela Ásia, África e Europa, com término em Hamburgo, e passaria a realizar roteiros de sete noites no Norte da Europa durante todo o ano, partindo de Hamburgo, na Alemanha, e visitando grandes portos da região (Rotterdam (Holanda), Zebbruge (Bélgica), Le Havre (França) e Southampton (Inglaterra)). 
Entretanto, com o atraso, o roteiro inaugural, que agora começa em 1º de outubro, possui apenas 50 noites, e terminará em Dubai, não mais na Alemanha. Isso porque a companhia optou por realizar sua temporada inaugural nos Emirados Árabes. Assim, apesar de seu projeto especialmente voltado para climas mais frios, realizará cruzeiros de 7 noites com embarque em Dubai ou Abu Dhabi entre novembro de 2015 e março de 2016, para só então começar os roteiros de sete noites no Norte da Europa. 
Inovador, o AIDAprima possui um design até agora único na indústria dos cruzeiros, e características modernas que o tornam mais ecológico e eficiente. Entre elas, o “tapete de bolhas” sob o qual navega, que, graças a alterações no casco e uma patente do Mitsubishi, reduz significantemente a resistência da água no casco e diminui o gasto de combustível. O diferencial mais significativo, no entanto, talvez seja a proa, que possui um traçado tradicional, reto como dos navios do início do século passado. 
Interiormente, possui as características dos atuais navios da AIDA, e várias novidades, como a promenade lateral, logo acima dos botes salva-vida, que conta com diversas atrações, entre jacuzzis, restaurantes e espreguiçadeiras, e é inspirada nos quatro elementos: fogo, água, ar e terra. Para ler mais sobre o navio, clique aqui
Possuirá capacidade para cerca de 3,250 passageiros em ocupação máxima. Será o maior navio da AIDA Clubschiff, com 125 mil toneladas. Fora da doca-seca, agora terá a fase final de sua construção iniciada, com instalação de sistemas de segurança, navegação, eletricidade, hidráulicos e outros, e também a finalização das áreas públicas e cabines. 
 Inicialmente um gêmeo ainda sem nome, estava previsto para março de 2016. Entretanto, com o atraso na construção do Prima, o segundo navio da classe também deve ser lançado um pouco mais tarde. 
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright AIDA.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui