Costa Serena será dedicado integralmente ao mercado chinês a partir de 2015

0
Costa Serena: proa voltada para a Ásia em 2015

A Costa Crociere anunciou que um de seus maiores navios, o Costa Serena, realizará cruzeiros o ano todo na China a partir de 2015. A aumenta da frota da companhia do grupo Carnival na região é uma resposta ao recente anúncio da Royal Caribbean, que também a partir de 2015 terá seu novo Quantum baseado no país asiático. Atualmente a Costa opera na região o Atlantica e o Victoria, que continuarão por lá em 2015.

Em junho de 2015, o Costa Serena se tornará o terceiro navio da Costa Crociere baseado na China. Na operação dedicada ao mercado regional, o navio operará na Ásia durante todo o ano, junto a Costa Victoria e Costa Atlantica, que estrearam no continente asiático em 2012 e 2013, respectivamente. Será a primeira vez que a Costa, uma companhia do grupo Carnival, terá três navios simultaneamente nesta região do planeta que anteriormente, além de Victoria e Atlantica, apenas havia recebido navios menores (Classica, Romantica, Allegra e Marina). A Costa foi a primeira companhia a investir neste mercado, baseando inicialmente o Costa Allegra em Shangai, ainda em 2006.

Costa Victoria, um dos navios da Costa atualmente na Ásia.

O deslocamento para o Oriente do Serena, que tem capacidade para aproximadamente 4,000 passageiros em ocupação máxima, é claramente uma tentativa da Costa de manter seu mercado na China, após o anúncio da Royal Caribbean de algumas semanas atrás (veja matéria). A companhia norte-americana baseará em Shangai o seu mais novo navio, Quantum of the Seas, que também é um dos maiores da frota, com capacidade para quase 5,000 passageiros. Ambos os navios oferecerão, a partir da metade de 2015, roteiros curtos de no máximo seis noites, com partida do porto de Baoshan, em Shangai, visitando portos do Japão, Taiwan e Coréia do Sul.

O crescimento no Oriente, apesar de significar a partida de um navio para a Ásia em período integral, não significará perda na oferta ocidental da Costa. Isso porque, além da entrada em operação do Costa Diadema, no final deste ano, a companhia italiana adicionará à sua frota ainda mais um navio este ano, o Costa Celebration, ex-Grand Celebration. O motivo para a transferência do navio de 1987, recebida com estranheza na última sexta-feira, torna-se assim mais evidente. Com Celebration e Diadema na Europa, a oferta no principal mercado da Costa poderá até aumentar.

Última escala do Serena em Santos, em 26 de março de 2012.

O Costa Serena é um dos navios da classe Concordia, inaugurado em 2007 e construído pelo estaleiro italiano estatal Fincantieri. Com capacidade para cerca de 3,800 passageiros em capacidade máxima, o “Navio dos Deuses”, apelido que ganhou devido à sua decoração interna, dedicada a Deuses de diversas origens, estreia ainda este ano nos Emirados Árabes. Durante toda a temporada 2014/2015 oferecerá cruzeiros de uma semana a partir de Dubai, visitando outros portos da região. Do Oriente Médio seguirá diretamente para a China, em abril de 2015.

Anteriormente, havia operado apenas na Europa e na América do Sul, onde fez duas temporadas, a de estreia em 2010/2011 dedicado ao mercado brasileiro, e a mais recente, 2012/2013, dedicado ao público argentino. No Brasil, realizou cruzeiros de sete noites ao nordeste com embarque em Santos, Rio de Janeiro, e também em Salvador, para o roteiro inverso ao sudeste. Chegou inclusive a ser eleito por duas vezes o “Melhor Navio no Brasil”, em prêmio realizado anualmente pelo Portal WorldCruises.com (clique aqui para ver mais sobre a edição 2010, e aqui sobre a 2011).

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Rui Minas Agostinho. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui