Desde os Estaleiros…

0

Partiu em viagem inaugural ontem o novo Regal Princess (foto), da Princess Cruises. Enquanto isso, na Grécia, partiu em viagem final, o Princess Daphne, operado pela última vez pela Classic International Cruises. Já na Itália, são fortes os rumores de que a MSC deve encomendar ao Fincantieri mais dois navios de 165 mil toneladas, assim como a Oceania Cruises, que também deve aumentar sua frota. Também da Itália chegam os novos navios da Viking Ocean Cruises, que agora tem nome. Confira tudo isso e mais nesta edição do boletim “Desde os Estaleiros…”

Princess Cruises inaugura seu novo navio, o Regal Princess

Em Trieste, durante um roteiro pré-inaugural

Foi entregue pelo estaleiro Fincantieri de Marghera, Itália, o Regal Princess, mais novo navio da Princess Cruises. Inaugurado, o navio partiu em seu primeiro cruzeiro de Veneza, para um roteiro de 7 noites com destino a Istanbul, e escalas na Grécia. Apesar das festividades inaugurais, o navio só será batizado no final do ano, quando chegar aos EUA. Com o objetivo de envolver a população norte-americana no evento, a Princess decidiu realizar a cerimônia de batismo apenas após a temporada européia do navio que vai até meados de outubro.

O novo Regal Princess é o segundo navio com este nome na frota da Princess, e é gêmeo do atual Royal Princess, entregue no ano passado. Possui capacidade para cerca de 3,600 passageiros em ocupação dupla, e é o segundo navio de uma nova classe, iniciada com o Royal Princess, e que ganhará pelo menos mais um representante, quando o Britannia, da P&O Cruises, entrar em operação em 2015. Cada navio possui 142 mil toneladas, 330 metros de comprimento e 38 metros de boca.

Novata Viking Cruises anuncia mais nomes para seus navios

Viking Star

A Viking Ocean Cruises sequer começou a operar, e já possui quatro navios em encomenda com opção contratual para mais duas embarcações, totalizando seis. O primeiro navio entrará em operação em 2015, e se chamará Viking Star, oferecendo roteiros por todo ano no Mediterrâneo e Norte da Europa, conforme anteriormente anunciado (link com mais detalhes). Os próximos a serem inaugurados ainda não possuíam nome, até a companhia anuncia-los recentemente.

Ambos entrarão em operação em 2016, e estão sendo construídos pelo estaleiro italiano Fincantieri. Se chamaram Viking Sea e Viking Sky, numa aparente referência ao trio de navios originais da Royal Viking Line, que chamavam-se Royal Viking Star, Royal Viking Sea e Royal Viking Sky. O fundador e CEO da Viking Cruises foi durante muitos anos o líder da Royal Viking Line, companhia que encerrou operações há cerca de 20 anos. Os navios inaugurados em 2016 também operarão no Mediterrâneo e Norte da Europa.

Companhias devem encomendar novos navios no Fincantieri

Encomenda mais recente da MSC

Fontes italianas tem dado como certo a encomenda de novos navios aos estaleiros italianos Fincantieri. Segundo diversos sites deste país, a MSC está prestes a assinar um contrato com o estaleiro para a construção de dois navios de grande porte, com entrega para 2017 e 2019. Ainda segundo estas fontes, as embarcações teriam proporções semelhantes as dos navios encomendados pela companhia italiana no STX France há alguns meses, e o contrato incluiria opção para duas embarcações adicionais, totalizando quatro novos navios. Para ler mais sobre a expansão da frota da MSC, clique aqui.

Marina da Oceania Cruises

Também espera-se que o grupo Prestige Cruise Holding (que detém a Regent Seven Seas, a Oceania Cruises, e 50% da Norwegian Cruise Line) encomende navios para suas marcas de luxo. Especula-se que a Oceania Cruises ganhará duas novas embarcações, semelhantes às duas mais novas em sua frota, Marina e Riviera, e que a Regent Seven Seas (RSS) possa ganhar um gêmeo para o Seven Seas Explorer, que ainda está em fase preliminar de construção, e foi encomendado em julho do ano passado. Clique aqui para ver mais sobre o novo membro da frota da RSS.

Princess Daphne segue outros navios clássicos e é vendido como sucata

Renomeado Daphne, deixando um porto pela última vez na história

O único navio que fazia parte da frota da Classic International Cruises (CIC), e não foi comprado pela nova Portuscale Cruises, o Princess Daphne, foi vendido para a sucata recentemente. Ainda de propriedade dos irmãos Potamianos, filhos de George Potamianos, fundados da CIC, o Daphne ficou imobilizado na Ilha de Creta, na Grécia, desde que seu operador faliu em setembro de 2012, até esta semana. Vendido para a sucata, quase um ano depois, deixou o porto e seguiu rumo a Port Said, no Egito, para depois atravessar o Canal de Suez e seguir para Alang, na Índia, onde será desmontado. Os irmãos Potamianos esperavam poder voltar a operá-lo, em sistema de frete, mas não conseguiram colocar o plano em prática.

Song of Norway

Apesar de adquirido pela Portuscale Cruises, seu gêmeo Princess Danae também é candidato à sucata, e encontra-se atualmente imobilizado em Lisboa após o cancelamento do projeto de reforma que a companhia idealizava. O investimento na embarcação não continuou devido ao encontro de danos mais graves no casco e outras áreas, que demandavam mais dinheiro e tempo do que inicialmente previsto. Recentemente, outros navios clássicos também seguiram para a sucata na Índia ou na Turquia. Após se incendiar em dezembro do ano passado, o Ocean Countess foi declarado perda total e vendido à sucata. Também está sendo desmontado o Louis Rhea, ex-Coral, que estava fora dos planos da Louis Cruises e havia sido construído para a Cunard em 1971. Além destes, o primeiro navio a operar pela Royal Caribbean, Song of Norway, também da década de 70, foi encalhado para desmanche na China.

Norwegian Cruise Line investirá 250 milhões de dólares para atualizar frota

Norwegian Breakaway em seu porto-base vitalício, Nova Iorque. 

A Norwegian Cruise Line (NCL) anunciou esta semana um grande programa de reformas para a sua frota, intitulado Norwegian NEXT. Com um investimento de 250 milhões de dólares, a companhia pretende atualizar e acrescentar elementos de seus mais novos navios, Norwegian Getaway e Norwegian Breakaway, em toda a sua frota. A NCL atualmente opera uma frota de 13 navios, e ainda possui outros dois em encomenda no estaleiro alemão Meyer Werft.

Norwegian Pearl

As primeiras reformas acontecerão já em 2015 para o Norwegian Jewel, o Norwegian Spirit, o Norwegian Sky e o Norwegian Pearl. Entre as várias novidades que cada um dos navios receberá, estão novos bares, menus atualizados nos restaurantes especializados, e o aperfeiçoamento do pacote de bebidas já oferecido em toda a frota. Seis dos navios reformados também serão alterados tecnicamente, com o acréscimo de filtros nas chaminés para diminuir ainda mais o impacto causado pelos gases eliminados pelos motores.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Scorcolano, Viking Ocean Cruises, MSC, Oceania, www.soudaport.gr, Royal Caribbean e NCL.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui