Inauguração do Museu Pelé acontecerá antes da Copa do Mundo

0
Museu Pelé e Estação do Valongo, no centro histórico de Santos.

Parte do projeto de revitalização do bairro do Valongo que também inclui um novo terminal de cruzeiros, o Museu Pelé será inaugurado em breve, enquanto a prefeitura trabalha seu entorno. O espaço será uma opção para os passageiros dos navios que virão a Santos para a Copa do Mundo.

Duas frentes de trabalho atuam no entorno do Casarão do Valongo, onde em breve irá funcionar o Museu Pelé. As intervenções compreendem as obras na Rua São Bento e também no calçamento da edificação histórica.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), que coordena os trabalhos, tudo será entregue no início de junho, com investimento de R$ 1,1 milhão. Na Rua São Bento, as obras avançam na direção da Avenida Visconde São Leopoldo. Após a ampliação da drenagem, os serviços estão bastante adiantados no alargamento e reforma do passeio, agora em concreto empenado, que recebe uma ciclovia com extensão de 300 metros e fará ligação com a malha cicloviária já existente.

No mesmo local, em parceria com a CPFL, foi embutida uma rede subterrânea, mais moderna que a convencional e menos sujeita a interferências do meio, como temporais, acidentes de trânsito, contato com galhos de árvores, entre outros. Como complemento do projeto, a prefeitura retirou os postes antigos e toda a fiação aérea para agora instalar equipamentos do início do século 20, assim como os já existentes nas ruas XV de Novembro e do Comércio. O mesmo trabalho será executado a partir de junho na Rua Marquês Herval, que será alvo de uma intervenção total, com implantação de nova drenagem, ampliação de calçadas e nova pavimentação asfáltica.

No entorno do Casarão do Valongo, após a preparação do terreno, oito homens trabalham no calçamento da edificação para a instalação de 2.500 m² de mosaico português branco. Metade desta etapa está concluída.

Uma das possíveis configurações da região,
com terminal de cruzeiros e marina. 

O Museu Pelé é uma das principais obras que a Prefeitura de Santos idealizou nos últimos anos para a revitalização da região do Valongo. O projeto completo, chamado Porto Valongo, inclui também a construção da sede da Petrobras nesta mesma área, e a restauração dos armazéns 1 a 8 do porto nos moldes da restauração feita em Puerto Madero, em Buenos Aires. Para colocá-lo em prática, a administração municipal chegou a cogitar até mesmo um empréstimo com o Banco Mundial.

Além de restaurantes, lojas e escritórios, os armazéns também abrigarão o centro de pesquisa oceanográfica da Universidade de São Paulo (USP), e um novo terminal de cruzeiros, que deverá ser entregue à iniciativa privada. Desde o surgimento do projeto, Royal Caribbean, CVC, Costa e MSC demonstraram interesse em administrar a instalação. A MSC inclusive chegou a contratar uma empresa norte-americana para a elaboração de um projeto, e o enviou para a prefeitura. Entretanto, o projeto da companhia italiana não avançou devido a trâmites burocráticos.

Leia mais sobre o Porto Valongo, clique aqui.

Texto (©) Copyright Adaptado de Prefeitura de Santos.
Imagens (©) Copyright Divulgação
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui