MSC Divina parte para o Brasil

0
Ainda atracado em Miami pouco antes de partir, em imagem capturada
pelas câmeras do porto norte-americano pelo Canal do Porto de Santos.

No dia 19, partiu de Miami com proa rumo ao Brasil o MSC Divina, da MSC Crociere. Parte da classe Fantasia, o navio foi fretado por uma operadora mexicana para operar no país durante a Copa do Mundo. Antes, porém, realiza ainda pela MSC cruzeiro de 19 noites entre Miami e Santos, com chegada no Brasil prevista para 4 de junho. 

No dia 19, partiu de Miami com proa rumo ao Brasil o MSC Divina, da MSC Crociere. Único navio a vir ao Brasil para a Copa do Mundo com passageiros brasileiros, o navio da classe Fantasia navega pelo Caribe neste momento antes de aportar pela primeira vez no país no dia 4 de junho, quando atraca no porto de Salvador.

O roteiro de 19 noites tem como destino final a cidade de Santos, onde chega no dia 7, após escalar também o Rio de Janeiro, e oito ilhas no Caribe. Apesar de vir ao país por conta de seu fretamento para uma empresa mexicana, que o usará como transporte e acomodação para torcedores mexicanos durante o mundial, nos posicionais, o Divina tem em sua maioria passageiros brasileiros. Isto porque esses roteiros foram comercializados pela MSC, que focou a venda no mercado brasileiro e americano, mas também o divulgou ao redor do mundo.

Durante a Copa do Mundo, o navio escalará diversos portos brasileiros; além dos já citados (Salvador, Santos e Rio de Janeiro), ainda passará por Fortaleza e Recife. A programação na primeira fase seguirá a programação da seleção mexicana, que além de Fortaleza e Recife, jogará em Natal. A princípio, o navio também escalaria a capital potiguar, mas questões de infraestrutura descartaram essa possibilidade. Leia mais sobre esta questão, neste link.


Na segunda-fase da Copa do Mundo, o Divina atracará em Santos e no Rio de Janeiro, para que os passageiros acompanhem as partidas da semi-final, na Arena Corinthians, e final, no Maracanã. Esse roteiro, assim como o da fase inicial é focado aos mexicanos, e está sendo comercializado exclusivamente no país latino. Após a programação da Copa, o navio retorna a Miami, em um roteiro com saída do Rio de Janeiro ou de Santos, comercializado pela MSC.

Durante suas estadas em Santos, o MSC Divina poderá inaugurar o trecho já construído do novo cais de Outeirinhos, obra integrada no pacote de infraestrutura da Copa, e que tinha como objetivo aumentar a área de atracação próxima ao Concais. Iniciada em 2012, a obra deveria ter acabado há alguns meses, entretanto, está com cronograma bastante atrasado, e não será terminada antes da temporada 2015/2016. Para ver mais sobre o realinhamento do cais, clique aqui. O único trecho com obras já realizadas é o primeiro, que é justamente o que poderá receber o MSC Divina durante a Copa.

MSC Preziosa em Santos.

O MSC Divina é gêmeo do MSC Preziosa e do MSC Fantasia, que estiveram no país nos últimos anos. Inaugurado em 2012, o navio nunca esteve em águas brasileiras. Para marcar a estréia, mesmo que esta se dê de forma incomum, a MSC organizará um evento comemorativo a bordo para convidados e imprensa. Assim, nós do Portal WorldCruises.com embarcamos no navio, que é um dos maiores da frota da companhia, no Rio de Janeiro no dia 6, para acompanhar o evento, e conhecer melhor a embarcação.

Com capacidade para quase 4,000 passageiros, o Divina é um dos três navios que estarão no Brasil durante a Copa do Mundo. Além dele, o pequeno Gemini acompanhará a seleção de Gana fretado pela Akawaaba Cruises (mais detalhes). E o Monarch, da Pullmantur, foi fretado por operadores chilenos para seguir a seleção chilena durante a fase inicial do torneio (leia mais).

Receita Federal fiscalizará compras no exterior
A Alfândega do Porto de Santos, em conjunto com a Divisão de Repressão da 8ª Região Fiscal (Direp), prepara operação no dia 07 de junho, data da chegada do navio MSC Divina a Santos, vindo de Miami (EUA).

Nesse dia, a Receita Federal do Brasil reforçará o efetivo de servidores no terminal de passageiros, além de cães de faro, para que 100% das bagagens sejam fiscalizadas.

Dos passageiros que ultrapassarem a cota de US$ 500.00 e não tenham registrado a e-DVB (Declaração Eletrônica de Bens do Viajante), serão cobrados, além dos impostos devidos, a multa por não declaração.

A RFB recomenda que, para facilitar o seu desembarque no Brasil, o viajante preencha e transmita a e-DVB antecipadamente – ato que pode ser feito ainda no exterior, bem como efetuar o pagamento dos tributos devidos. O sistema é acessado no site da RFB – www.receita.fazenda.gov.br – na aba “Aduanas” –“Viajantes”, onde também poderão ser esclarecidas eventuais dúvidas.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright PortMiami e Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui