MSC próxima de acordo com Fincantieri para mais novos navios

1
Previsão inicial dos navios do Fincantieri para a MSC
A MSC Crociere parece ter entrado em um acordo com o estaleiro italiano Fincantieri para a encomenda de dois novos navios de grandes dimensões. As novas embarcações serão diferentes daquelas encomendadas recentemente na França, com imagens preliminares mostrando navios muito diferentes da frota atual da companhia italiana. 

Encomenda da MSC ao STX France

Sites e blogs italianos dão como certo um anúncio da encomenda de dois novos navios por parte da MSC Crociere. A companhia italiana, já encomendou dois novos navios em março no seu tradicional parceiro STX France, em um contrato que inclui opção para a construção de mais dois navios. Mesmo assim, segundo os rumores, encomendará duas embarcações adicionais, de dimensões semelhantes, mas com um grande diferencial: além de seu design avançado e diferente de tudo já construído por outras companhias, o navio virá do estaleiro Fincantieri, que nunca havia elaborado projetos para a MSC.

O estaleiro italiano, tradicionalmente parceiro da Costa Crociere e da Carnival Corporation, trabalha atualmente na reforma e ampliação dos navios da classe Lirica, que ganharão uma nova seção de 20 metros nas instalações de Palermo do estaleiro, que é estatal italiano. Este é o primeiro projeto e até o momento o único realizado pelo estaleiro para a MSC, que tradicionalmente constrói navios no STX France, ex-Chantiers de l’Atlantique, de onde toda a frota atual veio. 
Segundo os rumores italianos, esse projeto criou um canal de contato entre o Fincantieri e a MSC, que resultará na assinatura do contrato para a construção desta nova classe nas instalações de Marghera do estaleiro. A divulgação do projeto é esperada ainda para este mês, podendo vir ainda hoje, em uma conferência com a imprensa na Itália.
Espera-se que os novos navios possuam 152 mil toneladas, 310 metros de comprimento e 40 de largura. O contrato deve incluir dois navios com opção para dois adicionais, sendo que o primeiro pode ser entregue em 2017, na mesma época que o novo MSC Vista, apelido dado ao primeiro dos navios que será construído pelo STX France. O valor do contrato ronda a casa do 1.2 bilhão de euros, e os navios serão os maiores já construídos na Itália. 
Carnival Pinnacle

Pelas imagem inicial, divulgada pelos mesmos sites italianos que publicam os rumores, os novos navios serão inovadores, com um design que lembra o Carnival Pinnacle, um projeto abandonado pela Carnival há alguns anos, que previa a construção de dois navios, que na época seriam os maiores do mundo e trariam diversas inovações. O projeto foi elaborado pelo Fincantieri, mas foi abandonado em 2008 devido à crise econômica mundial.

Atualização: A MSC confirmou na manhã desta quinta-feira a encomenda de dois novos navios no Fincantieri. O contrato inclui opção para mais um navio, todos com as dimensões já esperadas, leia o release oficial, clique aqui.

Novidades no projeto

Projeto de algum dos novos espaços 

Os novos navios devem incluir em seu projeto novidades semelhantes às que serão introduzidas pelos navios da classe Vista – apelido dos navios encomendados recentemente na França. Mais curtos e mais largos que os navios da classe Fantasia, esses navios serão 20% maiores que Preziosa, Divina, Splendida e Fantasia, e trarão atrações nunca antes vistas em um navio da MSC.

Entre elas, uma promenade internas, nos moldes da encontrada em navios da Royal Caribbean International, com dois andares, e cerca de 200 metros de comprimento, preenchidos por lojas, restaurantes e bares. O Doremi Park, parque aquático infantil introduzido pelo MSC Preziosa voltará, mas em versão bem maior, e que também deverá ser voltado ao público adulto. Estará conectado a um complexo esportivo de dois andares, que contará com quadras e outras atrações.

Além disso, outra novidade será um teatro de dois andares na popa, com paredes de vidro (semelhante ao Two70°, do Quantum of the Seas), e shows também durante os dias. Na ocasião da encomenda, Gianni Onorato, CEO da companhia, afirmou que o navio também trará várias inovações no quesito culinário, com um conceito que poderá aposentar o salão de jantar principal em detrimento de diversos restaurantes temáticos menores.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MSC Fans, STX France, Daniel Capella e Fincantieri.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui