Mudanças no mundo corporativo

0
Ricardo Amaral

Em uma reunião na sede em São Paulo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, ficou definido o novo quadro de diretores, que teve Ricardo Amaral, da Royal Caribbean, substituído por Roberto Fusaro, da MSC. Enquanto isso, em Miami, Adam Goldstein foi promovido a presidente e COO (Chief Operarating Officer) da Royal Caribbean Cruises, que controla todas as marcas da companhia norte-americana. Antes, o executivo era responsável apenas pela Royal Caribbean International.

Diversas companhias anunciaram alterações nos seus altos quadros de funcionários. As equipes em terra da Pullmantur, MSC e Royal Caribbean sofrerão alterações nos próximos meses e a Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos passará a contar com uma nova diretoria muito em breve.

Dentro de cerca de um mês, Ricardo Amaral será substituído na presidência do órgão brasileiro de cruzeiros filiado à CLIA, por Roberto Fusaro, Diretor Geral da MSC Crociere na América Latina. Vice-presidente regional da Royal Caribbean, e presidente da Abremar há mais de cinco anos, Ricardo Amaral disse em entrevistas, que sente que é certo que outra pessoa assuma o cargo, que tomou bastante de seu tempo nos últimos cinco anos. Renê Hermann, da Costa Cruzeiros, permanece como vice-presidente.

A Abremar é uma importante aliada das companhias de cruzeiro no Brasil, buscando melhoras no setor, e representando a companhia em negociações com o governo. A entidade une as principais companhias que atuam no Brasil: Royal Caribbean, MSC, Pullmantur e Costa.

Roberto Fusaro, durante batismo do MSC Preziosa
em novembro de 2013. 

No site da associação, Ricardo Abremar refletiu sobre seu período de cinco anos à frente da entidade “O importante é que a Abremar continua no rumo e vai melhorar muito ainda. Vale registrar que conseguimos vitórias importantes no ambiente de negócios no Brasil, sem perder muito terreno para os entraves. Chegamos a quinto maior mercado de Cruzeiros no mundo. Caímos para a sétima colocação, o que foi uma pena, pois divulgamos exaustivamente a situação e anunciamos ao governo quais os projetos poderiam alavancar o setor e, consequentemente, o turismo no País. Nosso budget é limitado e, tenho certeza, cumprimos muito mais com habilidade e dedicação do que com recursos”, disse o executivo.


Enquanto isso, na Pullmantur, Eduardo López-Puertas, vice-presidente operacional da companhia do grupo Royal Caribbean, decidiu deixar a empresa. O executivo, que era um das principais figuras públicas da companhia, ocupou o cargo nos últimos quatro anos, e deixa a companhia afirmando que busca novas oportunidades de carreira, com os últimos meses “muito agitados”. López-Puertas participou da recente venda dos negócios secundários da Pullmantur, que agora focará exclusivamente no setor dos cruzeiros. A companhia espanhola era também proprietária de uma linha aérea, e outras empresas.

Escritórios da Pullmantur em Madrid, Espanha. 

Além de Eduardo, também deixará a Pullmantur o CEO da companhia, Gonzalo Chico Barbier. As mudanças na cúpula da companhia estão relacionadas com a reestruturação pela qual vem passando, após apresentar seguidamente prejuízo ao grupo Royal Caribbean. 35% dos empregados da empresa foram demitidos, e o escritório central foi transferido ao Panamá que agora partilha posição como sede da companhia com Madrid.

A MSC Crociere também está reestruturando sua cúpula. Após contratar Gianni Onorato, que antes havia servido a Costa Crociere por mais de 10 anos, a companhia italiana anunciou a saída de Domenico Pellegrino, que ocupava o cargo de diretor-gerente e estava na empresa há mais de 20 anos. Segundo a companhia, o executivo deixou seu cargo no final de maio, para assumir uma nova oportunidade em sua carreira. A empresa que é de propriedade da família Aponte, é liderada por Pierfrancesco Vago, presidente executivo. Em seu processo de expansão na América do Norte, a filial da companhia italiana MSC Cruises USA tem ampliado seu quadro de funcionários, contratando diversos executivos para áreas administrativas. A mais recente contratação foi a de Bonnie Levengood, que assume em breve como vice presidente de marketing para os EUA e Canadá.

Royal Caribbean tem novo líder

Adam Goldstein

Em Miami, Adam Goldstein ganhou uma promoção, ao ser nomeado COO e presidente da Royal Caribbean Cruises (RCL), que inclui todas as marcas do grupo Royal Caribbean: a própria Royal Caribbean International, a Celebrity Cruises, a Azamara Cruises, a Pullmantur, a Croisières de France e a TUI Cruises. Antes, nos últimos 12 anos, o executivo tinha ocupado as posições de CEO e presidente da Royal Caribbean International, que é a principal marca do grupo RCL.

Com responsabilidades agora aumentadas, Goldstein, que é da Filadélfia, trabalha na empresa há 25 anos, passando por diversas posições dentro do grupo. “A Royal Caribbean era uma companhia com apenas 5 navios quando eu cheguei aqui, e hoje nós somos muitas vezes maiores que isso”, disse ele. “Nós hoje possuímos mais de 60,000 funcionários, levando nossos hóspedes para todos os continentes do mundo, e também os navios mais tecnologicamente avançados nos mares. A oportunidade que nós temos é de tirar ainda mais vantagem de nosso conhecimento e escala global, enquanto levamos a nossos hóspedes a satisfação que nos ajudou a crescer até onde estamos hoje”, completou.

Junto a Richard Fain, CEO da Royal Caribbean Cruises, Goldstein decidirá os rumos estratégicos da companhia, e será responsável por diversas áreas, entre elas Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Fornecedores Navais, Comunicação Corporativa, Segurança & Meio Ambiente, Relações Governamentais, Desenvolvimento Comercial, e Operações Portuárias para Hóspedes. O executivo é formado na Universidade de Princeton e também fez um curso de direito em Harvard. Além disso, fez MBA na escola de comércio francesa INSEAD.

A Royal Caribbean Cruises opera uma frota de cerca de 50 navios, entre seis marcas. Dois destes são os maiores navios de cruzeiro do mundo, Oasis e Allure of the Seas. Atuando em todo o mundo, a empresa é o segundo maior grupo de cruzeiros do mundo, atrás apenas da Carnival Corporation.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella, Hosteltur e Royal Caribbean.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui