Windstar Cruises inaugura primeiro dos três gêmeos ex-Seabourn, e anuncia novo logotipo

0
Star Pride é batizado em Barcelona, na Espanha.

Em fevereiro do ano passado, a Windstar Cruises comprou os três mais antigos navios da Seabourn, companhia do grupo Carnival. Mais de um ano depois, o primeiro destes três, Star Pride, ex-Seaborn Pride, estréia pela sua nova companhia, que anunciou recentemente uma revisão em seu visual, com um novo logotipo. 

Cerimônia de batismo.
Mudança de nome na proa

O dia 5 de maio foi histórico para a Windstar Cruises. Neste dia, o primeiro navio sem velas a navegar pela companhia foi inaugurado em uma cerimônia no porto de Barcelona, na Espanha. Após cerca de 20 dias passando por uma profunda revitalização- que incluiu redecoração total da maior parte das áreas públicas e doação dos móveis antigos para uma igreja de Barcelona – o antigo Seabourn Pride, construído em 1988 na Alemanha, ressurgiu como Star Pride.

Este é o primeiro dos três yatchs originais da Seabourn a ser integrado na frota da Windstar, que foi há cerca de dois anos, comprada pela Xanterra Parks & Resorts, que viu na companhia uma oportunidade de negócio, e decidiu assim ampliar a frota, passando a oferecer também cruzeiros em navios mais tradicionais. A Windstar opera desde 1985, quando entrou em operação seu navio original, o Wind Star, com veleiros modernos, projetados para oferecer um produto luxuoso, combinando dois sistemas de propulsão: o eólico, com as quatro velas, e o elétrico, com os motores à diesel, que acionam hélices na popa.

Novo logotipo em uma das chaminés

Até 2007, a empresa era uma filial do grupo Carnival, o qual passou a integrar depois que a Holland America Line foi adquirida pela corporação da família Arison, que então ainda dava os primeiros passos para se tornar o maior grupo de cruzeiros do mundo. A Windstar havia sido adquirida pela Holland America Line dois anos antes, em 1987. Em 2007 a marca foi vendida pela Carnival para a Ambassadors International, uma empresa de investimento, por 100 milhões de dólares. Essa empresa, no entanto, faliu em 2011, e sua companhia de cruzeiros foi a leilão, tornando-se aí propriedade da Xanterra.

O capitão do Star Pride discursa na cerimônia de batismo.

Em 2013, curiosamente, a Windstar adquiriu os três menores e mais antigos navios da Seabourn. Considerados yatchs, com cerca de 9,000 toneladas, e capacidade para aproximadamente 200 passageiros cada, os pequenos navios, construídos entre 1988 e 1992, foram considerados ultrapassados pela Seabourn que construiu nos últimos anos três versões maiores e mais modernas de sua antiga frota. Com um quarto navio deste tipo em encomenda a companhia vendeu os três à Windstar. Entretanto, para não prejudicar sua programação já anunciada, a empresa fixou diferentes datas de entrega para cada um dos navios.

Nancy Anschutz, à esquerda. 

O primeiro a ser repassado foi o Star Pride, seguem-se agora o Star Breeze, ex-Seabourn Spirit, e o Star Legend, ex-Seabourn Legend, que passarão a ser parte da frota da Windstar em datas diferentes durante o ano de 2015.

Para batizar o Star Pride, a escolhida foi a esposa do proprietário da Xanterra, Nancy Anschutz, que foi responsável por liberar a garrafa à proa. Após o batismo, a embarcação partiu em viagem inaugural, um cruzeiro pelo Mediterrâneo com escalas na França, Espanha e Itália. Até o final do ano realizará mais cruzeiros por este mar antes de seguir para a Ásia, onde ficará baseado até o início de 2015.

Novo logotipo

Antigo logo em cima, comparado ao novo, abaixo. 

Recentemente, a companhia anunciou também um novo logotipo, para refletir as mudanças pela qual vem passando. “Nós queríamos atualizar a aparência (…) enquanto entramos em uma nova era de crescimento, como a líder de mercado em cruzeiros com navios pequenos”, afirmou Hans Birkholz, presidente e CEO da Windstar. Ele ainda acrescentou que a companhia lançará um novo site em junho, “para alinhar-se com nossa aparência nova”.

O antigo logo da companhia era utilizado desde 1985.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Windstar Cruises.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui