Carnival confirma extinção da Ibero Cruceros

3
Grand Celebration

Durante a apresentação dos resultados financeiros de seu segundo trimestre, a Carnival Corporation confirmou hoje a extinção da Ibero Cruceros. A notícia já era esperada, e vinha sendo especulada após o anúncio da transferência do Grand Celebration para a frota da Costa Crociere

A Ibero Cruceros será adsorvida pela Costa Crociere até o final de 2014, confirmou o CEO da Carnival Corporation Arnold Donald, durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa no segundo trimestre deste ano. A confirmação surge cerca de um mês após a divulgação da transferência do Grand Celebration (um dos dois navios que atualmente operam para a companhia) para a frota da Costa Crociere. Tanto Ibero como Costa são marcas da Carnival Corporation, que ainda possui outras oito companhias. 
Grand Mistral no Brasil na época da Iberojet,
fretado pela CVC. 

Na época do anúncio, que teve ampla repercussão, esperava-se que o Grand Holiday (o segundo navio da companhia) continuasse operando pela filial do grupo Carnival por tempo indefinido, inclusive, substituindo o Grand Celebration na América do Sul, nos roteiros que já estavam previstos para 2014/2015. Entretanto, dentro de sua política de redução de custos, a corporação irá extinguir a marca após o encerramento da atual temporada européia.

Durante o anúncio, Arnold Donald confirmou a transferência do Celebration para a frota da Costa, e afirmou que o Holiday será vendido para interessados fora da Carnival. A venda da embarcação, inaugurada em 1985 faz parte do plano da corporação de se livrar de navios menores e mais antigos, que não são tão eficientes e não dão tanto lucro como os maiores e mais modernos. “Há uma série de navios na frota que planejamos substituir com outros mais novos, maiores e mais eficientes”, disse Donald.

Assim, após contar com uma frota de quatro navios entre 2010 e o início de 2012, a Ibero Cruceros deixa de existir em 2014. Fundada no começo dos anos 2000, na Espanha, como Iberojet Cruceros, a marca foi comprada pela Carnival Corporation, em parceria com a Orizonia, em 2007. Colocada sob a administração da Costa Crociere, a empresa passou a se chamar Ibero Cruceros, e foi totalmente adquirida pela Carnival em 2009.

Grand Voyager em Santos. 

Além do Holiday, do Celebration, a companhia operou o Grand Voyager e o Grand Mistral, transferidos para a Costa Crociere em 2012 e 2013, respectivamente, e o Grand Latino, que foi vendido para a Fred. Olsen do Reino Unido em 2005, após operar apenas por uma temporada na companhia espanhola.

Todos os navios da companhia (com exceção do Grand Latino e do Grand Holiday) vieram ao Brasil em regime de frete através da CVC até 2008. Depois deste ano, estiveram no país sob a bandeira da própria companhia, que era representada pela Costa. A última temporada brasileira aconteceu em 2012/2013, quando Grand Mistral e Grand Holiday serviram o mercado nacional. Em 2013/2014 o Grand Celebration esteve no país, mas apenas realizando embarques em Buenos Aires.

Na Espanha, que era o principal mercado da Ibero, a Costa afirmou que irá continuar oferecendo cruzeiros, mas a bordo de navios de sua própria frota. Como adiantado por Michael Thamm há cerca de um mês, a companhia irá adaptar sua tripulação e navios para que também agradem ao público espanhol, e irá, na próxima temporada, intensificar as partidas de Barcelona e outros portos mediterrâneos do país latino. A partir do final deste ano, o Costa Diadema, mais novo navio da companhia italiana irá realizar embarques regulares da capital Catalunha até pelo menos o começo de 2016.

GRAND HOLIDAY - www.simplonpc.co.uk
Grand Holiday entrando em Santos
em sua primeira temporada brasileira. 

Para o Brasil e América do Sul, outros mercados atendidos pela Ibero, a companhia não anunciou medidas colaterais ao encerramento da marca. Já prevista em catálogos em distribuição na Itália, a temporada 2015/2016 da Costa no Brasil terá novamente o Costa Favolosa atendendo o mercado brasileira, e o Costa Pacifica atendendo o mercado argentino.

A Carnival neste momento trabalha para aumentar a oferta no Hemisfério Oriental, levando mais navios à região da Ásia-Pacífico como um todo. Em contrapartida, América do Sul e outros mercados mais tradicionais como o próprio Caribe e a Europa, acabam perdendo oferta.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

3 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui