Carnival Corporation deve encomendar mais navios ainda em 2014

0
Regal Princess, mais novo navio da Carnival neste momento.

A Carnival Corporation deve encomendar pelo menos dois novos navios neste inverno, segundo a UBS Investiment Research. A empresa suíça de serviços financeiros acredita que dois ou três navios com entrega para depois de 2017 possam ser construídos pela Carnival para diferentes marcas do grupo. 

A Carnival Corporation, que controla 10 diferentes companhias de cruzeiro, não tem nenhum navio em encomenda com entrega prevista para depois de 2016. Atualmente, sete navios estão sendo construídos para seis marcas da corporação (veja detalhes em nossa lista de navios de encomenda). Os novos navios são parte do plano iniciado há alguns anos de substituição dos navios mais antigos e menos eficiente, e que prevê de dois a três embarcações novas por ano.

Seguindo esta linha de raciocínio, a UBS Investment Research publicou uma nota em que acredita que a Carnival deve encomendar pelo menos um par de navios ainda este ano. Apostando na encomenda de um par de navios durante o verão europeu, a consultora lembra que para estes sejam entregues em 2017, a encomenda precisa ser feita até agosto.

Costa Diadema em testes de mar na última sexta. 

A consultoria ainda vai mais longe ao prever as marcas que deverão receber os novos navios. Este ano, a Princess inaugurou o segundo navio de um novo protótipo, o Regal Princess, enquanto a Costa inaugura o Diadema, uma variação da classe Dream, da Carnival, neste mês de outubro. Em 2015, a P&O Cruises receberá o Britannia, terceiro navio do já citado protótipo da Princess, enquanto a AIDA recebe o novo AIDAprima, primeiro de uma nova classe projetada para a companhia alemã. Já em 2016, quatro navios serão entregues, um novo gêmeo do Seabourn Odyssey, para a Seabourn, o protótipo Carnival Vista, para a Carnival Cruise Line, o segundo navio da nova classe da AIDA, além de uma variação da classe Vista para a Holland America Line, apelidado de Pinnacle.

Baseada nesta lista de encomendas e no histórico recentemente do grupo, a UBS aposta em novas encomendas para a Princess e a Costa, que terão inaugurado navios há um período de tempo relativamente longo em 2017. Ainda segundo a nota, a maior parte das outras marcas não tem o costume de receber novos navios anualmente, e por isso são mais improváveis para as encomendas desse ano.

Arcadia, um dos navios variados da classe Vista

A UBS também levanta a possibilidade da encomenda de um design plataforma que possa servir para várias marcas, sem definir em um primeiro momento para qual das companhias este navio seria dedicado. Encomendas semelhantes já foram feitas no passado pela Carnival, especialmente com os navios da classe Vista, que estão presentes na frota de quase todas marcas do grupo. Por fim a consultoria conclui que uma encomenda de mais do que três navios é improvável, como os diretores da corporação já afirmaram diversas vezes.

Para 2017 e 2018, todas as principais companhias de cruzeiro tem navios a serem inaugurados. A MSC inaugurará três navios nestes dois anos, dois no STX France, e um no Fincantieri (um segundo do Fincantieri virá em 2019), enquanto a Norwegian Cruise Line e a Star Cruises terão duas novas embarcações, uma para cada companhia, ambas construídas no Meyer Werft. Já a Royal Caribbean não terá novos navios em 2017, após inaugurar dois em 2016. Entretanto, 2018 é o ano em que entrará em operação o quarto e muito provavelmente último navio da classe Oasis.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Princess, Loic Pialat e Rui Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui