Em 2015/2016, Costa deixa Diadema na Europa e repete temporada na América do Sul

9
Costa Pacifica

A Costa Crociere já definiu os roteiros para a maior parte de seus navios em 2015/2016. A nova temporada da companhia será semelhante à próxima, com oferta reduzida na América do Sul, e muita oferta na Europa. As principais novidades são a estréia do Costa Luminosa nas voltas ao mundo, e a do Deliziosa no Caribe, além da ida do Costa Serena para a Ásia. 

A princípio, a Costa Crociere hesitou, mas confirmou recentemente que o Costa Diadema, seu maior e mais novo navio, permanecerá no Mediterrâneo durante a temporada 2015/2016. Junto com a confirmação, a companhia italiana anunciou os roteiros para esta época em praticamente toda a sua frota, que contará com 16 embarcações.

Costa Diadema

Alguns dos roteiros já haviam sido anunciados em um catálogo há cerca de um mês, como adiantamos aos nossos leitores através de nossa página no facebook. No catálogo de 2015, com a prévia para a temporada 2015/2016, a companhia do grupo Carnival não tinha definido o destino do Diadema, e previa o retorno de quatro navios ao Caribe: Magica, Fortuna, Deliziosa e Mediterranea. Nos roteiros definitivos, disponíveis no site italiano da companhia, as coisas mudam.

Já estão disponíveis os roteiros do Costa Diadema até março de 2016. Semelhantes aos que o navio realizará em sua temporada inaugural, as viagens possuem sete noites, e várias possibilidades de embarque; o cruzeiro pode ser iniciado em Marselha, Barcelona, La Spezia, Savona ou Nápoles. No Caribe, as coisas mudam; a Costa confirmou a estréia do Deliziosa em temporada regular, e a volta do Costa Magica para a região. Entretanto, deixou o destino do Fortuna em aberto, e decidiu basear o Mediterranea nos Emirados Árabes.

Costa Mediterranea

Enquanto o Fortuna é atualmente o único navio “ocidental” sem previsão de roteiro para depois de novembro de 2015, o Mediterranea estreará nos roteiros no Oriente Médio, com base em Dubai. O único navio da classe vista que já esteve no Brasil, nunca realizou cruzeiros nesta região, apesar de ter sido anunciado como segundo navio por lá em 2011/2012 (na ocasião a Costa no entanto reviu seus planos, e o navio terminou mais uma vez no Caribe). Além do Mediterranea, o Costa neoRiviera, ex-Grand Mistral, também estará nos Emirados, levando o conceito neoCollection para esta região.

Assim como em 2014/2015, antes de retornar à Itália, o neoRiviera realiza novamente a circo-navegação do continente africano, em um cruzeiro de cerca de dois meses, iniciado em Dubai e terminado em Savona. Os outros dois navios neoCollection também farão roteiros semelhantes ao da temporada 2014/2015; o neoRomantica permanecerá no Mediterrâneo, com cruzeiros mais longos, de 10 a 12 noites, e o neoClassica retornará à costa africana do Oceano Índico, embarcando para roteiros longos de 14 noites com partida de Port Louis, na Ilha Maurícia.

Costa neoRomantica

No Mediterrâneo, além do Diadema e do neoRomantica, o Costa Fascinosa e o Costa Celebration oferecerão cruzeiros durante o inverno regional. O primeiro com roteiros de 11 noites a partir de Savona e outros portos, e o segundo, que realizará sua segunda temporada de inverno pela Costa após a transferência, em roteiros de 14 e 15 noites, a partir de Savona, Reggio Calabria e Civitavecchia.

A Ásia verá pela primeira vez três navios da Costa em temporada na região durante o inverno, apesar de a companhia ainda não ter anunciado os roteiros exatos, Costa Victoria, Costa Atlantica e Costa Serena permanecerão no continente oferecendo roteiros com basr principalmente na China e Singapura. Enquanto isso, o Costa Luminosa substituirá o Costa Deliziosa nos roteiros de volta ao mundo. Como anteriormente anunciado por nós, o navio irá realizar duas viagens deste tipo, com cerca de 100 noites cada. A segunda terá passagem pelo Brasil, no final de janeiro de 2016. Os portos visitados serão Recife, Salvador e o Rio de Janeiro.

Costa Favolosa

Totalmente dedicados para a América do Sul, estarão novamente o Costa Favolosa e o Costa Pacifica, focados nos mercados brasileiro e argentinos, respectivamente. A companhia ainda não anunciou os roteiros do Favolosa, mas já disponibiliza as travessias de ida e volta do navio, que deve novamente ficar baseado em Santos alternando roteiros para o prata e o nordeste. Já o Costa Pacifica já tem suas rotas publicadas; embarcará em Buenos Aires para roteiros de 8 e 9 noites que provavelmente também poderão ser iniciados no Rio de Janeiro, onde escala em praticamente todas as viagens.

Assim como na próxima temporada, os roteiros do Favolosa também deverão poder ser iniciados em Buenos Aires, enquanto ambos os navios devem realizar embarque em Montevideo. Com o encerramento da Ibero Cruceros (clique aqui para ler mais), estes serão os únicos dois navios da Carnival Corporation dedicados aos mercados sul-americanos: argentino, brasileiro e uruguaio. Outros navios das marcas da corporação passarão por estes países, mas com passageiros estrangeiros. Em outras temporadas a Carnival chegou a ter 8 navios dedicados a estes mercados.

Costa Fortuna

A possibilidade de aumento da oferta na América do Sul pode ser a inclusão do Costa Fortuna nos roteiros na região, já que o navio não parece retornar ao Caribe, após a retirada de sua travessia atlântica, que terminava neste mar. O último roteiro para no Fortuna está previsto para novembro de 2015, no Mediterrâneo. Nova temporada caribenha no entanto não está totalmente descartada; outras possibilidades são a permanência do navio no Mediterrâneo ou um retorno ao Oriente Médio, onde estreou na última temporada. A baixo, o histórico de temporadas de inverno (boreal) da Costa nos últimos dois anos, e também das duas próximas.

ATUALIZAÇÃO: Recentemente a Costa confirmou o Fortuna no Caribe, em roteiros mais longos pelas Antilhas. Será a segunda temporada consecutiva do navio na região, e terá os cruzeiros vendidos em sua maioria para o mercado italiano. Dessa forma, a companhia terá, mais uma vez, apenas Pacifica e Favolosa no Brasil.

2015/2016

América do Sul – Costa Pacifica e Costa Favolosa;
Voltas ao Mundo – Costa Luminosa;
Mediterrâneo – Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa neoRomantica e Costa Celebration;
Dubai – Costa Mediterranea e Costa neoRiviera;
África e Índico – Costa neoClassica;
Ásia – Costa Victoria, Costa Serena e Costa Atlantica;
Caribe – Costa Magica, Costa Deliziosa, Costa Fortuna;

2014/2015

América do Sul – Costa Pacifica e Costa Favolosa;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa;
Mediterrâneo – Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa neoRomantica e Costa Celebration;
Dubai – Costa Serena e Costa neoRiviera;
África e Índico – Costa neoClassica;
Ásia – Costa Victoria e Costa Atlantica;
Caribe – Costa Fortuna, Costa Magica, Costa Luminosa e Costa Mediterranea.

2013/2014

América do Sul – Costa Fascinosa e Costa Favolosa;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa e Costa neoRomantica;
Mediterrâneo – Costa Pacifica, Costa neoRomantica (após janeiro) e Costa Serena;
Dubai – Costa Fortuna e Costa neoRiviera;
Ilhas Canárias – Costa Classica;
Ásia – Costa Victoria e Costa Atlantica;
Caribe – Costa Mediterranea, Costa Magica e Costa Luminosa;
Mar Vermelho – Costa Voyager (cancelada). 

2012/2013

América do Sul – Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna e Costa Serena;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa e Costa neoRomantica (sem ida e volta pra Itália);
Mediterrâneo – Costa Pacifica e Costa Magica;
Dubai – Costa Atlantica e Costa Classica;
Ásia – Costa Victoria;
Caribe – Costa Luminosa e Costa Mediterranea;
Mar Vermelho – Costa Voyager.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Costa Crociere e Daniel Capella.
Compartilhar

9 Comentários

  1. Quase certeza que virá o Fortuna, lembrando que a Ibero está fechando e o Celebration estava fazendo aqui.
    Se não trouxer, é menos oferta para América do sul!

  2. Se continuar assim, a Costa irá perder muitos clientes na América do sul. Um exemplo é a minha família, já viajamos no Pacifica e no Favolosa, e assim como muitos, não gostamos de repetir navio, nos obrigando a viajar com a MSC, que por sinal fizemos o Preziosa em 2013/2014 e aprovamos! Daqui pra frente o objetivo é juntar mais dinheiro pra fazer cruzeiros internacionais, América do sul com os mesmos navios já não tem mais o mesmo encanto. Essa é a nossa realidade e de muitos conhecidos. É o nosso país perdendo cada vez mais a oferta…

  3. Concordo plenamente como sua opinião, pois tive a mesma experiência com o Costa Serena e logo após Fortuna que deixou a desejar no quesito cortesia e comida durante o almoço no restaurante além do ar condicionado funcionando mal em todos os ambientes inclusive na cabine que por sorte tinha varanda. Para culminar na ocasião da reserva para a viagem seguinte mudaram a forma de parcelamento e valores, que frente a MSC no mesmo roteiro com o Orchestra ficaram inviáveis. Para nossa surpresa o padrão geral ficou melhor em tudo comparando com a Costa. Mas esse ano tivemos que repetir o Orchestra como única opção saindo do RJ. Foi bom de novo, mas realmente por aqui esgotou, e agora vamos para Miami via Caribe no Divina após a Copa. Como bem disse você , as Cias. deveriam repensar a política para América do Sul, pois passado o deslumbramento inicial , e tendo em vista as dificuldades logisticas e ecônomicas da região estão restando os que realmente são cruzeiristas que só lotarão os navios com constantes novidades. Diga-se que Santos oferece tudo de novo a cada temporada , mas o RJ fica com as sobras, como exemplo a volta do Lírica já cansado de guerra!

  4. É isso mesmo, eles acostumaram a gente trazendo sempre as novidades e agora querem repetir os mesmo desse ano, pelo menos deveriam trocar por outros…

  5. Concordo com todos Voces, mas por outro lado tb penso que as empresas até tentam alguma mudança em relação aos roteiros mas fica inviável em muitos locais por exemplo Navios grandes como Preziosa/Divina/Fantasia ja não conseguem atracar nem em Ilheus mais. Em Natal ha uma ponte que atrapalha a entrada do Porto, outros portos nao tem infraestrutura e os que sobram é um ABSURDO o que se paga de taxas!!!!!.
    Daí Voce chega em Santos que tem um Terminal Excelente mas……as vezes tem que pegar Onibus onde "despejam" as pessoas para pegar suas bagagens "quase no tapa", não ha mais carrinhos para ajudar quem está com crianças ou Idosos, é uma aglomeração só e Vc tem que se virar para conseguir sair de lá. as pessoas tem que atravessar no meio do transito e entre os trilhos de Trem, isso quando nao chove e vira um lamaçal só.
    Sinceramente não entendo pq a diferença brutal de taxas pois se Vc fizer um mini de 3 noites ou uma travessia de 20 noites, utilizará o terminal da mesma maneira e tempo. Dependendo da Viagem/Navio vc paga de Taxa o valor de um Mini Cruzeiro(??).
    Se fizermos as contas na ponta do Lapis, está valendo mais a pena ir para fora e talvez seja por isso que as empresas nao estejam investindo mais aqui.

  6. Cruzeiros no Brasil:
    Os passageiros estão diminuindo por falta de navios novos e não têm
    navios novos por falta de passageiros. Como sair deste Impasse?
    Eduardo

  7. Em vista de tudo que foi contado,e confirmando infelizmente o que o Sr. Ricardo Amaral e x- Royal Caribean/Brasil e Abremar vem a tempos alertando para esse triste desfecho após alguns anos de crescimento bem acima das médias mundiais. A exemplo do que vemos acontecer agravando a situação cada vez mais delicada de diversos setores da nossa ecônomia , onde" nunca antes na história desse país "ficam tão evidentes a falta de investimentos em infraestrutura e visão numa área tão promissora como a indústria do turismo que deveria ser priorizada como maior potencial do Brasil

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui