Fotos: Funchal em reforma em 1999.

3

Construído em 1961, o Funchal passou por diversas reformas durante sua carreira de mais de 50 anos. No final de 1999, com antigas cores da Classic International Cruises, entrou em estaleiro em Lisboa para mais uma destas.

Em seus 52 anos de operação, o português Funchal teve apenas um nome. Entretanto, apesar disso, várias encarnações, e muitas reformas em estaleiros portugueses e europeus. A última, uma das mais profundas, durou mais que o previsto, começando em 2011 e terminando apenas na segunda metade de 2013. Nas fotos, é visto em outra dessas reformas, em 1999, no estaleiro Lisnave em Lisboa. Neste ano, ganhou um acréscimo na parte posterior de decks mais baixos. Nesta época, já era propriedade da Great Warick Co., que o adquiriu em 1985, e operava pela Classic International Cruises, apesar de ainda estar sem o logotipo mais recente da companhia, que faliu em 2012. Atualmente o Funchal navega pela Portuscale Cruises, que adquiriu-o em 2013. Em breve, o “paquete” Funchal será retratado na série Navios por Dentro, de Rui Agostinho.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho. 
Compartilhar

3 Comentários

  1. A chaminé amarela não foi a primeira do FUNCHAL após compra por George Potamianos em Qgosto d e1985, pois só foi adoptada em Maio de 1986 por sugestão minha junto do armador. Após comprar o FUNCHAL GP mudou a cor da chaminé para azul…

  2. Olá Luis Miguel,

    Obrigado pelo auxílio. Irei alterar as informações. Pesquisei sobre as cores da chaminé, mas não encontrei muita coisa a respeito. Também não encontrei muito sobre a reforma de 1999, assunto que também pesquisei, inclusive no seu blog sobre o navio. Cheguei a considerar enviar-lhe um email, mas estava na pressa de publicar logo…

    Para a matéria maior sobre o navio, que publicarei em breve, conto, se possível, com seu auxílio.

    Abraço,

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui