Funchal retornará à Austrália para temporada 2014/2015

0
Funchal atracado em Portimão, Portugal.

A Portuscale Cruises irá basear o seu flagship, na Austrália para a temporada 2014/2015. Será o retorno do Funchal à Oceania, onde já operou por sua antiga companhia, a Classic International Cruises. A Portuscale chegou a negociar a vinda do navio ao Brasil nesta época, entretanto, o negócio não se concretizou. Enquanto isso, na Alemanha, a Ambiente desistiu da operação do Azores, outro navio da companhia portuguesa.

Conforme adiantado por nós há alguns meses, a Portuscale Cruises irá mesmo basear seu mais representativo navio, o Funchal, na Austrália, para cruzeiros pela Oceania. Assim, a temporada 2014/2015 marcará a primeira vez desde 2007 que o navio português opera na região. Com seu antigo operador, a Classic International Cruises, o navio realizou diversas temporadas australianas, fazendo bastante sucesso no mercado local.

A companhia venderá os roteiros em parceria com a Discover the World Cruises, que passará a representar a Portuscale, não só na Austrália, mas também na Nova Zelândia, Indonésia, Índia, Singapura, Japão, Malásia e Brasil. A representante nestes países venderá não só os roteiros australianos do Funchal, mas também os oferecidos no Mediterrâneo e Norte da Europa por toda a frota.

Navegando em Freemantle, na Austrália, em 2007.

Segundo o Seatrade Insider, o Funchal parte para a Austrália em janeiro do próximo ano, em um posicional com partida de Barcelona, e 44 noites. O destino final é Geelong, cidade próxima a Melbourne, no sul do país. Até 10 de março, o navio opera entre Geelong e Newcastle, cidade que fica próxima à Sydney. Neste dia, parte de volta para a Europa, em novo longo posicional, desta vez de 56 noites.

Desde o final do ano passado, especulava-se que a Portuscale pudesse trazer algum de seus navios para a temporada brasileira, em parceria com uma empresa nacional. Dois navios de sua frota, o Lisboa (ex-Princess Danae) e o próprio Funchal, já realizaram algumas temporadas no país, e eram os mais cotados para uma eventual incursão da companhia na América do Sul.

Em contato com o Portal WorldCruises.com em 2013, a Portuscale revelou com exclusividade que negociava com um operador brasileiro a vinda de um de seus navios. A empresa portuguesa não revelou a identidade dos brasileiros em questão, entretanto, conforme apuramos na época, tratava-se, muito provavelmente, da BCR, que então visava trazer dois navios ao país para operar no Nordeste e Sudeste.

Ambiente Kreuzfahrten cita mercado fraco, e encerra operação do Azores antes do previsto

Azores em Lisboa

O operador alemão Ambiente Kreuzfahrten irá deixar o mercado de cruzeiros em setembro deste ano. Citando o número de reservas insatisfatório como principal motivo para sua decisão, a companhia que é administrada por operadores turísticos alemães, cancelou a parceria que havia firmado com a Portuscale no ano passado, e que não tinha data prevista para terminar.

Desde março, o Azores tem operado com base em portos alemães, mas sem o sucesso pretendido pelas companhias. Como consequência, diversos roteiros foram alterados ou cancelados, incluindo o inaugural, com partida de Lisboa, que acabou deixando a capital portuguesa apenas 24 horas após o horário inicialmente previsto para a saída. Esta alteração, no entanto, ocorreu devido à problemas de certificação.

A Ambiente foi lançada em 2011, utilizando o Princess Daphne, da Classic International Cruises (CIC), em sistema de frete. Em 2013, a empresa pretendia ampliar sua frota para dois navios, somando o Athena (Azores) à frota. Entretanto, com a falência da CIC os planos foram abortados. Apesar do fim do acordo com a Portuscale, a Ambiente continuará no mercado, com fretamentos pontuais para roteiros com partida da Alemanha. Para este ano, estão previstos três cruzeiros no Hamburg, da também alemã Plantours & Partners.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Rui Agostinho e Bob Prins. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui