Porto de Santos no mapa da Princess Cruises

5
Star Princess entrando em Santos. 

A Princess Cruises é presença regular na América do Sul há muitos anos, com roteiros de longo curso entre as costas oeste e leste do subcontinente. Escalas no Brasil, principalmente no Rio da Janeiro, são comuns durante estas temporadas sul-americanas. O Concais, em Santos, por outro lado, só recebeu até hoje apenas uma escala da companhia, em 2010. Essa história, no entanto, está para mudar já que a companhia programou duas escalas na cidade nos próximos anos.

Após ter feito apenas uma escala em Santos desde 2010, com o Star Princess, a Princess Cruises, empresa do grupo Carnival, parece ter colocado a cidade de Santos definitivamente em seu mapa. Isso porque depois de quatro anos ausente, a empresa norte-americana programou duas escalas, de navios diferentes para o Concais nos próximos anos, sendo uma delas com um de seus maiores e mais novos navios, o Ruby Princess. A outra, acontecerá com um dos menores navios da frota, o Ocean Princess, ex-Tahitian Princess. Antes da inauguração do terminal de cruzeiros atual, a Princess já tinha passado pela cidade nas décadas de 80 e 90, com a célebre dupla Island e Pacific Princess (os primeiros a ostentar este nome).

Star Princess passa pelo Forte da Barra. 

Curiosamente, nenhuma das escalas programadas será feita pelos navios que fazem a temporada regular na região, como foi o caso do Star Princess, único navio da frota atual a ter visitado Santos, na temporada 2009/2010. A Princess faz anualmente temporada pela América do Sul, geralmente com navios da Grand Class, usando os portos do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Valparaíso como base. Em roteiros mais longos destinados ao mercado americano e internacional, seus navios passam pela Patagônia, Terra do Fogo e mesmo a Antártica. Foi durante um desses roteiros em março de 2010 que o Star Princess visitou a cidade.

Depois de quatro temporadas sem repetir uma visita, a Princess tem atualmente duas escalas previstas para a cidade, uma em 2014/2015 e outra em 2015/2016. A primeira acontecerá em 16 de fevereiro de 2015, quando o Ruby Princess, passará pela primeira vez pela Ponta da Praia. O navio, uma evolução dos navios da Grand Class, da qual faz parte o Star Princess, é um dos mais novos da frota, tendo sido inaugurado em 2008 pelo estaleiro Fincantieri da Itália. Será a primeira vez que o navio estará na América do Sul, destino que precisará visitar para se dirigir à Costa Oeste dos EUA, onde passará a operar a partir de 2015.

Ruby Princess em Santorini, Grécia. 

Nas últimas duas temporadas, o Grand Princess e o Crown Princess também passaram pela América do Sul em posicionais para a Costa Oeste, isso porque, nenhum destes navios é panamax, ou seja, as opções para chegar na costa da Califórnia e Alaska são a América do Sul, ou meia volta ao mundo, atravessando o Atlântico, a Europa, o Canal de Suez e a Ásia. Além de Santos, escalará também no Brasil os portos do Rio de Janeiro (17 e 18 de fevereiro), Salvador (13 de fevereiro), e Recife (11 de fevereiro). Nesta temporada o Golden Princess será responsável pelos roteiros sul-americanos regulares, que passarão, no Brasil, apenas pelo Rio de Janeiro.

Em 2015/2016, o Star Princess retorna para os roteiros regulares, passando também apenas pelo Rio de Janeiro no Brasil, durante toda a temporada. Nesta temporada, a companhia não reposicionará nenhum navio na Costa Oeste como nos últimos anos, entretanto, terá uma novidade na América do Sul. O pequeno Ocean Princess, navio boutique da frota, realizará um roteiro 64 noites que circo-navegará a América do Sul, com diversas escalas no Brasil. O cruzeiro é semelhante ao realizado anualmente pelo Prinsendam, da Holland America, outra companhia do grupo Carnival.

Ocean Princess

Partindo de Fort Lauderdale, o navio da R Class, visitará alguns portos no Caribe antes de atracar no novo Terminal de Cruzeiros de Natal, no Rio Grande do Norte. A escala da Princess na capital potiguar acontece em 15 de janeiro de 2016. Seguindo rumo ao sul, o Ocean Princess, ex-Tahitian Princess, atraca no Rio de Janeiro em 19 de janeiro, para escala com pernoite. Antes de escalar Santos, ainda passa por Ilhabela, no dia 21 de janeiro. A escala em Santos é a última no Brasil, em 22 de janeiro. O Ocean Princess segue sua jornada com escalas na Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Costa Rica, Panamá e Colômbia, antes de retornar aos EUA em 7 de março.

O Ocean Princess possui cerca de 30,000 toneladas, e capacidade para 702 passageiros. Começou a navegar como R Four para a Renaissance Cruises, e é gêmeo do Azamara Journey, da Azamara Cruises, do Regatta, da Oceania Cruises, e de outros cinco navios distribuídos na frota destes três companhias. Antes de se chamar Ocean Princess, ainda navegou como Tahitian Princess, para a própria Princess Cruises.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Bart de Boer e Peter Hamling.
Compartilhar

5 Comentários

  1. Obrigado Emerson, já adaptei o texto. Eu cheguei a imaginar que um dos dois pudesse ter passado, mas você sabe como é difícil encontrar informações concretas sobre a época pré-Concais…

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui