Impressões Regatta – Parte 2

0

Continuação do especial Impressões sobre o Regatta, da Oceania Cruises. A primeira parte, publicada no final de maio, está disponível neste link, e traz informações sobre o navio, a companhia. Nesta, a segunda e última, confira informações sobre os restaurantes, acomodações e roteiros do navio, além de um balanço dos pontos positivos e negativos que encontramos a bordo.

Main Dining Room

Culinária e Refeições a bordo

Polo Grill

Uma das grandes atrações da Oceania Cruises é a culinária de alta qualidade. Um dos fundamentos da companhia é a ótima seleção de refeições, servidas no Regatta em cinco diferentes restaurantes. O principal é o Grand Dining Room, localizado no deck 5, e ricamente decorado, funciona no sistema à la carte, para jantar, almoço e café da manhã. Diferentemente dos navios que operam no Brasil, no Regatta não existe o sistema de turnos nem mesas fixas, assim, mesmo no jantar, o passageiro pode se dirigir ao Grand Dining Room no horário em que achar mais conveniente, durante as horas em que o restaurante fica aberto. Já o Terrace Café é a alternativa um pouco mais informal em sistema self-service, localizado próximo à piscina, o restaurante possui uma interessante área externa na popa, com várias mesas sob o céu.

Área externa do Terrace Café

Anexo ao Terrace, fica o Waves Grill, espécie de restaurante externo, na área da piscina. Além de grelhados, o local serve milk-shakes, smoothies e sorvetes, todos incluídos na tarifa do cruzeiro. A tarifa do cruzeiro, aliás, só não inclui bebidas alcoólicas, todas as outras são servidas a vontade sem custo adicional. Os outros dois restaurantes são de especialidades. Temáticos, Polo Grill e Toscana estão localizados um deck a cima do Terrace Café, e exigem reserva de mesa. Apesar disso, não é necessário pagar nenhuma tarifa adicional para degustar as carnes do Polo, ou a comida italiana do Toscana. Cada cabine tem direito a pelo menos uma reserva em cada restaurante por cruzeiro. Categorias mais altas de cabine, e cruzeiros de maior duração fazem o número de reservas aumentar.

Cabines e Acomodações

Cabine do nível Concierge

Devido a um projeto moderno para a época, diferente de muitos navios inaugurados no final da década de 90, o Regatta possui grande quantidade de cabines com varanda a bordo. Também presentes, mas em menor número estão as cabines externas com janela, e internas. Estes três tipos de cabine estão divididos em sete categorias, divididas em dezesseis subcategorias. As categorias diferenciam-se principalmente devido às diferentes características e tamanhos de cada cabine, e as subcategorias são faixas de preço, que variam de acordo com a localização da cabine. Acima de todas estas divisões, estão as três principais divisões que implicam diferenciais nos serviços e alguns privilégios. Até a categoria B1, cabines internas, externas e com varanda, são consideradas cabines comuns, usufruindo de tudo que a companhia tem a oferecer. Entretanto, a partir da categoria A1, a Oceania oferece uma “Experiência Melhorada”. As cabines das categorias A1, A2 e A3 possuem varanda e são do nível Concierge, o que faz com que seus passageiros usufruam de serviços exclusivos.

Artigos Bulgari no banheiro da cabine

Entre eles, embarque prioritário, disponibilidade de notebooks e iPads para acesso à internet (que, no entanto, mesmo assim não é livre de taxa), artigos de banho Bulgari, serviços de lavanderia gratuitos e prioridade na reserva de jantares e excursões. Além disso, os passageiros destas cabines tem acesso livre ao Private Spa Terrace, do Canyon Ranch SpaClub, que conta com vista panorâmica e uma grande piscina de hidromassagem ao ar livre. Acima das cabines Concierge estão as Suites, maiores cabines a bordo, estão presentes em três tipos (Owners, Vista e Penthouse), e cinco subcategorias (OS, VS, PH1, PH2 e PH3).

Roteiros

Estivemos a bordo durante uma escala no Porto de Santos, no decorrer de um cruzeiro pela América do Sul iniciado em Buenos Aires (Argentina), e que tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro. O roteiro de 10 dias fez escala em outros cinco portos brasileiros, e em Punta del Este, no Uruguai. Apesar de não realizar uma temporada brasileira completa, o Regatta tem realizado com frequência este tipo de roteiro nos últimos dois anos. Em 2014/2015 volta a realizá-lo, no final de fevereiro, antes de fazer embarque no Rio de Janeiro no dia 7 de março para um cruzeiro de 21 noites com destino a Miami, nos EUA. No restante da temporada, realiza cruzeiros pelo Caribe com embarque nesta cidade dos EUA, e também roteiros pela Amazônia, Canal do Panamá e Costa Oeste da América do Sul e Central. Durante o ano de 2014, e também 2015, será o navio da Oceania no Alaska, realizando roteiros por este estado norte-americano com embarques em São Francisco, Seattle e Vancouver (Canadá). Além dos destinos citados, no outono boreal, o Regatta parte para a Costa Leste do Canadá e a região da Nova Inglaterra, realizando roteiros cruzeiros entre Nova Iorque e Quebec, com escala em diversos portos da região.

Horizons Lounge pronto pro chá da tarde

Pontos Altos

Escadaria do Hall
  • A experiência de viagem com a Oceania Cruises é um ponto positivo para o Regatta. Além de excursões gratuitas em alguns cruzeiros, a companhia oferece cruzeiros de imersão no destino, com muitas escalas e ricas palestras sobre cada porto e país visitados.
  • O tamanho do Regatta e seu projeto bem elaborado também são trunfos. Pequeno mas com cara de grande, o navio tem todas praticamente todas as atrações de navios grandes, mas com um ambiente diferente, mais intimista e particular, exclusivo dos navios menores. 
  • A alta gastronomia a bordo é outro ponto bastante positivo. A Oceania oferece uma experiência culinária de alto nível em seu navio, sem economizar nos cardápios, que em nossa pequena estada a bordo, incluíram lagosta e caviar. Além disso, há boa variedade de restaurantes, todos inclusos na tarifa do cruzeiro. 
  • A decoração é um capítulo à parte, elegantes e convidativos, os ambientes do navio são sozinhos atrações do cruzeiro. Da grande escadaria do Hall aos janelões do Horizons, a aparência do Regatta é única, e transmite ideia de luxo.
  • O código de vestimenta a bordo do Regatta é livre. A Oceania Cruises deixa que o passageiro se vista como achar melhor durante o cruzeiro, sugerindo ocasionalmente trajes, mas sempre encorajando seu passageiro a vestir-se da forma que preferir. 
Entrada do Regatta Lounge
  • A tarifa do cruzeiro incluí todas as bebidas para consumo a bordo, com exceção das alcoólicas. No entanto, diferentemente das companhias que oferecem o sistema all-inclusive no Brasil, a Oceania oferece refrigerantes e sucos em latas, além de água em garrafas pet; todos de marcas renomadas. Em alguns lounges, o balcão do bar fica forrado com bebidas, disponíveis para o passageiro sem a necessidade da espera pelo serviço de um garçom. É só escolher uma bebida, pegar copo, gelo e beber! 

Pontos Baixos

  • As cabines do Regatta não condizem com o nível de suas outras instalações e serviços. Com exceção das categorias mais altas, são um tanto apertadas e possuem banheiros antiquados. 
  • A animação a bordo é bem diferente daquela encontrada nos navios que fazem a temporada brasileira. Sendo o Regatta um navio internacional, era de se esperar que assim fosse. Entretanto e mesmo assim, fica a impressão que a animação do navio pudesse ser mais “animada”. Não constam na programação do navio bandas para música ao vivo na piscina, por exemplo. 
  • Apesar de possuir com um projeto moderno, o que o faz atual ainda hoje, o Regatta apresentava alguns sinais de idade quando estivemos a bordo. Madeira precisando de verniz, tacos soltos no piso, e móveis necessitando de manutenção em geral, chamaram a atenção em meio à decoração caprichada do navio. Cerca de dois meses depois de nossa visita, que ocorreu no final de março, uma profunda revitalização foi realizada no navio, que já não deve mais ter este problema. 

Conclusão Final

Passamos apenas uma tarde a bordo do Regatta, tempo que foi suficiente para conhecer o padrão dos navios e serviços da Oceania Cruises. Nossa impressão foi muito positiva, e recomendamos fortemente a companhia para quem procura cruzeiros mais luxuosos. A experiência a bordo é bem diferente do que estamos acostumados nos navios dedicados ao mercado brasileiro, com foco em diferentes aspectos da viagem de cruzeiro, e uma abordagem mais luxuosa deste tipo de viagem. As características da companhia, e seus roteiros completos em todo o mundo, tornam-na a opção perfeita para viagens por diferentes partes do mundo. As palestras a bordo sobre os destinos, e o ambiente amigável, engrandecido com decoração luxuosa, serviço a cima da média e culinária de alto padrão são alguns dos pontos que nos levam a essa conclusão.

Para mais fotos do interior do navio, clique aqui

Para ver a primeira parte do especial, clique aqui
Observamos que este artigo não tem nenhuma relação com nenhuma companhia ou agência de viagens, é apenas a percepção de nossa estada a bordo. Os dados aqui postados, tem como fonte material fornecido a bordo e catálogos das companhias, que podem ser modificados com o tempo. Horários, valores, e informações sobre bandas e shows podem ter sofrido alterações. 


Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui