MSC Divina parte de Santos rumo a Miami, em última escala da temporada da Copa

1

Navio mais presente durante a mini-temporada de cruzeiros a Copa do Mundo, o MSC Divina se despediu de Santos na última quarta-feira, após mais de um mês desde sua escala inaugural. Retornando ao Caribe, o navio seguiu em um cruzeiro de cerca de 20 noites, com destino final em Miami, nos EUA seu porto-base até o final de abril de 2015, quando retorna ao Mediterrâneo pela primeira vez desde 2013.

Mais de um mês após sua estréia, o MSC Divina, deixou Santos na última escala da temporada no último dia 16. No Brasil para a Copa do Mundo, a embarcação da MSC Crociere chegou a Santos pela primeira vez no dia 7 de junho, em um posicional iniciado em Miami, nos EUA. Desde então vinha transportando passageiros, em sua maioria mexicanos, entre as cidades sede da competição da FIFA. Nesta empreitada passou por Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e o próprio porto de Santos, de onde os passageiros seguiram para São Paulo para assistir à uma das semifinais, que aconteceu na cidade.

Durante toda a temporada extraordinária, operou sem maiores problemas, apesar de ter perdido um de seus passageiros em alto-mar no nordeste, e ter sido impedido de atracar em Natal, um dos portos de escala de acordo com o plano original, devido a limitações da capital potiguar. Entretanto, o saldo do período no navio na região foi positivo, e trouxe esperança aos passageiros brasileiros, que gostariam de ver um navio de cruzeiro durante todo o ano na costa do país, algo que não ocorre há décadas. A própria operação regular de um navio na região nesta época também não ocorria desde que os transatlânticos de linha operavam de forma regular na América do Sul.  

A bordo do próprio Divina, na ocasião da cerimônia do 8° TOP MSC, que estivemos presentes, os diretores da companhia, no entanto, deixaram claro que não tencionam no momento fazer qualquer operação semelhante nos próximos anos. De fato, segundo eles, a do Divina só ocorreu porque a embarcação foi fretada por terceiros. Os motivos que afastam a possibilidade de operação nessa época são os mesmos que cada vez mais espantam os navios do litoral brasileiro durante a temporada tradicional: altas taxas, infraestrutura deficitária, e burocracia exagerada. No resto do ano, ainda se somam o clima menos favorável, a ausência de férias escolares (que aumentam o número de turistas dispostos a embarcar), e a alta temporada européia, que atrai os navios. 

Assim, o Divina deixou Santos pela última vez prevista na quarta-feira, com muitas horas de atraso. Inicialmente o navio desatracaria em horário bastante incomum: às 13 horas da tarde. Entretanto, como houve operação de embarque de um número alto de passageiros, e também desembarque, o horário foi mudado para o final da tarde. Em ponto, às 17 horas, o navio da classe Fantasia deixou o cais de Outeirinhos, o mesmo que foi inaugurado com sua primeira escala em junho, e seguiu com rumo a Salvador, em seu posicional de retorno ao Caribe. O cruzeiro de 17 noites, que também teve embarque de passageiros no Rio de Janeiro, é o capítulo final da operação sul-americana, além das escalas em Santos e Rio, passou por Salvador na última sexta-feira, e escala seis portos no Caribe. 

Com capacidade para mais de 4,000 passageiros e cerca de dois anos em serviço (foi inaugurado em maio de 2012), o Divina operará agora no Caribe, até o final de abril de 2014, quando retorna ao Mediterrâneo, em uma travessia com passagem por Nova Iorque, onde a MSC não escala há alguns anos. Com isto, a MSC abandonará a aposta nos roteiros de ano todo no Caribe, que iniciou no final de 2013. Com novos navios entrando em operação a partir de 2017, no entanto, é natural que a companhia volte a realizar operação semelhante nos próximos anos. Quanto ao Brasil, em novembro, retorna ao Brasil o MSC Preziosa, um dos gêmeos do Divina, acompanhado do Poesia e do Magnifica, da classe Musica, e do Lirica, da classe de mesmo nome. Em 2015/2016, estréia o último navio da classe Fantasia que ainda não havia estado na região, o Splendida, enquanto o Divina já foi anunciado para a América do Norte na mesma época. A única possibilidade de volta do Divina ao Brasil no momento, é a temporada 2016/2017, quando todas as embarcações da frota já terão vindo ao país, e os novos navios ainda não tiverem sido inaugurados. 
 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

  1. A viagem vai bem estamos sem atrasa hoje em grenada st george apesar do.mau tempo de ontem o navio se saiu muito bem. Vamos seguindo viagem Abraço silvio

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui