MSC passa a oferecer serviço de telemedicina pediátrica a bordo, 24 horas por dia

0

Cuidados médicos à distância para crianças são possíveis graças ao suporte em terra do Instituto Pediátrico Giannina Gaslini, da Itália. A novidade complementa os serviços médicos já oferecidos a bordo das embarcações da frota.

A MSC Crociere acaba de se tornar, segundo a mesma, a primeira companhia de cruzeiros do mundo a oferecer aos seus hóspedes um serviço de telemedicina pediátrica a bordo que opera 24 horas por dia. O serviço é oferecido por meio de uma parceria firmada com o Instituto Giannina Gaslini, em Gênova, na Itália, um centro de excelência mundial em medicina pediátrica.

A companhia instalará a nova tecnologia em toda a sua frota para permitir o atendimento à distância de crianças, com o apoio em terra de especialistas do Instituto Giannina Gaslini. Uma vez em operação, os médicos a bordo dos navios poderão consultar especialistas em pediatria a qualquer hora, em busca de uma segunda opinião ou mesmo para realizar procedimentos como diagnósticos remotos, radiologia e monitoramento.

O projeto foi apresentado na última quarta-feira (09 de julho), em Gênova, pelo CEO da MSC Crociere, Gianni Onorato; o Diretor Geral do Instituto Giannina Gaslini, Paul Petralia; e o Presidente da Região da Ligúria, Claudio Burlando.

Na ocasião Onorato afirmou: “A MSC é uma empresa familiar e valorizamos muito os cuidados com a saúde e a segurança dos nossos hóspedes a bordo, com atenção especial para os jovens viajantes, que podem necessitar de ajuda e tratamentos diferenciados em relação a hóspedes de outras faixas etárias. Estamos muito entusiasmados com esta colaboração, que foi particularmente adaptada para as nossas famílias de cruzeiristas, não importa de qual parte do mundo. A telemedicina pediátrica é um complemento aos serviços já existentes em nossos navios, como a tele radiologia e a tele consulta, para um cruzeiro de férias onde podemos atender a qualquer necessidade”.

“O conhecimento dos nossos especialistas está sendo disponibilizado além das paredes do Gaslini”, ressalta o Diretor Geral do Instituto Giannina Gaslini. “Isto permite que os médicos a bordo confirmem seus diagnósticos e tratamentos utilizando um sistema de imagem remota e de transmissão de dados realmente de ponta. Tudo isso reafirma nosso comprometimento em oferecer o melhor tratamento em qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo em que desenvolvemos os meios mais avançados e eficientes de tratamento e tecnologia da informação”.

Esta inovação melhora ainda mais as respostas médicas a bordo, por meio de diagnósticos e funções terapêuticas que antes só eram possíveis em terra. O link, que opera via satélite, estará disponível em todos os roteiros dos navios da MSC, em qualquer área em que operem.

A tecnologia de telemedicina é gerenciada pela Carestream, que desenvolveu uma plataforma para permitir que os pedidos de consultas à distância possam ser feitos facilmente em locais remotos, possibilitando que os médicos do Gaslini ajam rapidamente, com diagnósticos e encaminhamentos. O processo é totalmente computadorizado, incluindo desde a solicitação de consulta até respostas, e atende aos mais altos padrões de segurança.

Texto (©) Copyright MSC.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui