Norwegian Cruise Line encomenda dois Breakaway Plus adicionais

0

A Norwegian Cruise Line, assinou contrato de 1,6 bilhão de euros, com o estaleiro alemão Meyer Werft, para a construção de um par de navios da classe Breakaway Plus. Evoluções do projeto dos gêmeos Norwegian Breakaway e Norwegian Getaway, os dois novos navios serão gêmeos do Norwegian Escape e do Norwegian Bliss, que ainda estão em construção no mesmo estaleiro.

Terceira maior companhia de cruzeiros do mundo, a Norwegian Cruise Line (NCL) anunciou que continuará a crescer com novos navios entrando em operação em sua frota até 2019. A companhia norte-americana chegou a um acordo com o estaleiro Meyer Werft, da Alemanha, para a construção de dois navios adicionais da classe Breakaway Plus. Com entregas previstas para o segundo trimestre de 2018 e o último de 2019, os dois navios se somam a outros dois desta classe já encomendados pela companhia ao estaleiro alemão. Os dois primeiros navios da classe Breakaway Plus, Norwegian Escape e Norwegian Bliss, serão entregues em outubro de 2015 e no segundo trimestre de 2017.

Navio da classe Breakaway Plus

Cada um possuirá capacidade para até 4,200 passageiros, e cerca de 164 mil toneladas, e um projeto baseado no conceito Freestyle, com muitos restaurantes e opções de entretenimento. O projeto básico desta classe, conhecida como Breakaway Plus, é uma evolução da classe Breakaway, que inclui o Norwegian Getaway e o próprio Norwegian Breakaway, um pouco menores, com 144 mil toneladas e capacidade para cerca de 4,000 passageiros. Estes, por sua vez, são uma evolução do design F3, nome projetual do Norwegian Epic, primeiro navio com mais de 100,000 toneladas construído pela Norwegian Cruise Line.

O contrato de construção dos dois novos navios foi avaliado em 1,6 bilhão de euros, e será financiado por um banco alemão. A NCL terá 12 anos para pagar o valor total dos navios, que é ligeiramente maior do que o dos últimos encomendados no Meyer Werft. “O Norwegian Breakaway e o Norwegian Getaway provaram que são divisores de água na indústria, e são extremamente populares entre nossos passageiros, disse Kevin Sheehan, CEO da NCL. “É natural que proseguissemos com o sucesso deles com esta encomenda, que solidifica nossa estratégia de longo termo de crescimento.”

Norwegian Getaway no Meyer Werft

Com uma frota atualmente composta por 13 navios, a Norwegian Cruise Line atua apenas na Europa, Caribe, EUA (Costa Oeste/Alaska) e Havaí. Em 2019 a frota da companhia terá, caso nenhuma das atuais seja vendida, 17 embarcações, sendo sete navios de grandes dimensões, com capacidade para mais de 4,000 passageiros cada. Com o crescimento acelerado que o Caribe verá nos próximos anos, com novos navios de grandes dimensões da Royal Caribbean, Carnival e também da MSC, a NCL poderá procurar novas áreas para basear seus navios mais antigos.

Segundo a Wells Fargo, as novas embarcações poderão ser uma forma de substituir parte dos leitos dos navios mais antigos, construídos antes do advento do conceito Freestyle, que hoje dita todas as características dos navios da companhia. O Norwegian Sun, o Norwegian Sky e o Norwegian Spirit se encaixam no rótulo de navios mais antigos na frota, apesar de terem sido entregues em 2001, 1999 e 1998, respectivamente.

Norwegian Sun

A agência ainda aposta no investimento da companhia em novos mercados, especialmente a Ásia, que já foi especulada como destino da companhia futuramente, pela própria diretoria da NCL em ocasiões anteriores. Em 2015/2016, pela primeira vez em mais de cinco anos, a companhia retornará à América do Sul, destino que é também candidato a receber mais atenção nos próximos anos.

Já o Meyer Werft, com este novo encontro, possui agora 9 navios em encomenda. Além dos quatro da NCL, o estaleiro construirá três navios da classe Quantum para a Royal Caribbean até 2016, e dois para a Star Cruises, companhia do mesmo grupo da Norwegian Cruise Line.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright NCL e Azores Cruise Club (Antonio Simas).
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui