Princess Cruises encomenda terceiro navio da classe Royal ao Fincantieri

0

A Princess Cruises, uma das marcas do grupo Carnival, divulgou ontem que ordenou a construção de um terceiro navio da classe Royal ao estaleiro italiano Fincantieri. O novo navio, ainda sem nome, será entregue em 2017, com projeto idêntico ao dos gêmeos Regal e Royal Princess, porém, com alguns diferenciais.

Ontem, dia 30 de julho, a Carnival Corporation voltou a encomendar navios. O último contrato firmado pela corporação havia sido assinado no ano passado, quando a construção de um novo navio para a Seabourn Cruise Line foi confirmado. Agora, o maior grupo de cruzeiros do mundo voltou aos estaleiros, para confirmar mais um novo navio. Conforme adiantado por nós há cerca de um mês, a nova embarcação será construída para a Princess Cruises, que recentemente inaugurou o Regal Princess.

A embarcação será uma versão modificada dos dois mais novos navios da companhia, Royal e Regal Princess, que formam, junto ao Britannia, em construção para a P&O Cruises do Reino Unido, a chamada Royal Class. O projeto básico do novo navio, ainda sem nome, será bastante semelhante ao destes navios, entretanto, a Princess prometeu novidades no design e nas atrações, enquanto mantém, obviamente, várias das características que são marcas registradas da marca.

Britannia, da P&O Cruises, um dos gêmeos
do navio encomendado.

Com 143 mil toneladas e capacidade para 3,560 passageiros, será entregue em 2017, e construído pela estatal italiana Fincantieri, que possui vários estaleiros espalhados pelo país europeu, e ainda não definiu qual utilizará para a construção da nova “princesa”. O valor do contrato de construção foi avaliado em 600 milhões de euros.

Quando em operação, o navio será o 19 da frota da Princess, que é uma das maiores da Carnival Corporation, e opera em todo o mundo, com foco na Costa Oeste dos Estados Unidos, onde surgiu na década de 60. A companhia prometeu mais detalhes e os roteiros inaugurais para os próximos meses, entretanto, estes deverão ser semelhantes aos das temporadas inaugurais do Royal e do Regal Princess, inaugurados em 2013 e 2014 para roteiros no Mediterrâneo e Caribe.

Novo navio também na Costa?

Costa Diadema sem gêmeos na frota Costa?
A encomenda do navio já era esperada, e foi adiantada por nós há cerca de um mês. Esperava-se que a Carnival pudesse encomendar de uma à três novas embarcações, com entrega em 2017, para suas principais marcas. Além da Princess, a Costa era uma das marcas apontadas como candidata a receber novos navios. A companhia italiana não deve encomendar um gêmeo para o Costa Diadema, que está em fase final de construção no Fincantieri e é uma variação da classe Dream, da Carnival.

Segundo a imprensa italiana, a companhia está supostamente trabalhando em um projeto totalmente novo, que terá grande foco na segurança a bordo, e em estratégias de evacuação. Uma forma de blindar-se após o naufrágio do Concordia, o projeto teria a participação do engenheiro chefe encarregado da operação de retirada do navio acidentado de Giglio.

O novo navio, provavelmente de grande porte, seria uma forma de responder às ordens recentes da MSC, que, com quatro navios confirmados de mais de 140,000 toneladas, e possibilidade para mais três, dobrará a capacidade da sua frota até 2025.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Princess, P&O Cruises e Costa. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui