Westerdam sofre incêndio na sala de máquinas

0

O Westerdam, da Holland America Line, teve que retornar a Seattle logo após partir para um novo cruzeiro, devido a um incêndio ocorrido em sua sala de máquinas. Inaugurado em 2004, o navio da classe Vista já havia se incendiado anteriormente.

Algumas horas após deixar, na tarde da última sexta-feira, o porto de Seattle, nos EUA, o Westerdam sofreu um pequeno incêndio em sua sala de máquinas. O navio da Holland America Line (HAL) retornou então na manhã seguinte ao porto da costa oeste norte-americana, como medida de precaução, segundo a HAL.

A companhia afirmou que o fogo foi rapidamente extinto, e que, além de não haver nenhum ferido, não houve grande dano a nenhum sistema do navio. O retorno ao porto foi uma medida sugerido pela Guarda Costeira dos EUA, que foi informada pela companhia do incidente. Sem perda de força, o Westerdam utilizou seus próprios motores para o retorno, e manteve todos os sistemas de hotel em funcionamento.

Após uma inspeção realizada pela sociedade reguladora Lloyd’s Register e pela Guarda Costeira dos EUA, o navio foi liberado para seguir viagem, e partiu ainda no sábado para o Alaska, destino original de seu cruzeiro de 7 noites. Como consequência do incidente, no entanto, a primeira escala da viagem, em Sitka, foi cancelada.

A Holland America ofereceu como compensação um crédito de 250 dólares por cabine para gastos a bordo, e 25% de desconto em um cruzeiro futuro. Estão a bordo 2,086 passageiros e 798 tripulantes. As causas do incêndio estão em investigação.

Incêndio no estaleiro em 2003

Antes de sua inauguração, em 2004, o Westerdam sofreu um incêndio de grandes proporções no estaleiro italiano Fincantieri, onde estava sendo construído. O fogo começou em uma cabine no deck 7, e rapidamente se espalhou para os decks 8 e 9, queimando a área da piscina e boa parte dos interiores na popa.

O fogo só foi extinto três horas depois, com ajuda de barcos e bombeiros de terra. Assim como no incidente mais recente, não houve feridos, e a data de entrega do navio não precisou ser alterada. O Westerdam partiu em cruzeiro inaugural em 25 de abril de 2004.

O navio da classe Vista, que possui na frota da Holland America outros três gêmeos (Noordam, Oosterdam e Zuiderdam), possui cerca de 89,000 toneladas e capacidade aproximadamente 2,340 passageiros em ocupação máxima.

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Cruise Critic.
Imagens (©) Copyright John DeGooyer e autor desconhecido.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui