Construção de nova seção do MSC Armonia já ocorre na Itália

0

Começou na Itália a construção da peça de 20 metros que será acrescentada ao MSC Armonia no estaleiro Fincantieri de Palermo. Parte do programa batizado pela companhia de “Rinascimento”, a reforma do Armonia aumentará seu comprimento, sua capacidade de passageiros, e o dará novas atrações. Todos os navios da classe Lirica passarão pelo mesmo trabalho até o final de 2015.

Ainda este mês entrará em doca seca pela última vez o MSC Armonia como o conhecemos. Após quatro meses no estaleiro Fincantieri de Palermo, na Itália, o navio da classe Lirica, renascerá com novas características, capacidade para mais passageiros e 20 metros de comprimento e 5 mil toneladas adicionais. Por esta razão, o plano de reformas que levará o Armonia e os outros quatro navios da classe Lirica à estaleiro até 2015 foi apelidado na Itália pela MSC de Programma Rinascimento, ou Programa Renascimento, em português.

Construção da nova seção, já em curso

MSC Armonia, MSC Sinfonia, MSC Lirica e MSC Opera passarão pela mesma intervenção, permanecendo quatro meses em estaleiro, e recebendo uma peça recém fabricada com 20 metros de comprimento, e tendo seus interiores renovados e modernizados.

Os dois navios mais antigos, MSC Armonia e MSC Sinfonia, que foram construídos e projetados para a Festival Cruises pouco antes de sua falência, no começo dos anos 2000, provavelmente terão suas decorações adaptadas ao padrão da MSC, tornando se mais homogêneos em relação aos outros navios, incluindo os das outras classes, que seguem um padrão semelhante com mármore abundante e tons em dourado.

As quatro embarcações, no entanto, terão suas instalações atualizadas, inclusive com a instalação de novas áreas públicas e atrações. A maior parte delas será instalada na peça que está sendo construída no estaleiro, entretanto outras poderão ser criadas nas áreas já existentes no navio, que passariam por reforma para serem adaptadas às suas possíveis novas funções. No caso do Armonia, uma das novas áreas será criada em parceria com a fabricante de produtos infantis italiana Chicco, e atenderá justamente este público, como anunciado anteriormente. De acordo com rumores, cada navio passará a contar também com uma espécie de parque aquático infantil, nos moldes do Do-Re-Mi Castle do MSC Preziosa.

Área da piscina do MSC Opera

A principal alteração já anunciada, no entanto, diz respeito às cabines. As alterações serão bastante semelhantes nos quatro navios, entretanto, a capacidade de passageiros atual dos navios varia atualmente, e poderá variar também após as reformas. No caso do Armonia, atualmente a embarcação tem capacidade para até 2,200 passageiros e poderá acomodar até 2,680 passageiros após a intervenção. Além das acomodações que serão instaladas na nova seção, outras áreas do navio serão modificadas para receber cabines.

O deck que sofrerá maior alteração neste sentido é o 7 Topazio. O Armonia Lounge, um dos maiores lounges a bordo, localizado nesta ponte será eliminado, e dará lugar a 20 cabines externas e 26 cabines internas. Em direção à proa, continuará o Centro Médico, logo após o primeiro hall de elevadores, após este, algumas cabines que antes eram utilizadas por membros da tripulação serão adaptadas para passageiros. Estas cabines são externas, entretanto possuem vista obstruída pelos botes salva-vida. De 110 cabines, esta área passará para 135 após a intervenção, incluindo as da nova seção de 24 metros.

Ponte 7 Topazio após a grande reforma.

A ponte 8 Smeraldo não sofrerá grandes alterações. Ganhará as cabines localizadas na nova seção, no total 30: 16 externas e 14 internas.

Ponte 8 Smeraldo (clique para ampliar).

Já o deck 9 Ametista passará por mudanças mais profundas. Neste andar 76 cabines com varanda serão instaladas, incluindo cabines externas já existentes que serão adaptadas, e as novas da seção de 24 metros. Todas estas cabines possuirão terceiro e quarto leito, um grande avanço em relação a configuração atual do Armonia, que não possui cabines com varanda com capacidade para mais que dois passageiros. Além disso, 16 cabines internas também serão instaladas, todas na nova seção.

Ponte 9 Ametista

Na ponte 10 Tormalina, onde originalmente se localizam as cabines com varanda será criada uma característica semelhante à dos navios das classes Fantasia e Musica. Parte do andar se projetará para fora por ser mais larga do que o restante do deck. A parte em questão é a seção de 24 metros, que terá 20 cabines com varanda e 14 internas. O restante das cabines com varanda não será alterado, continuarão como suítes com capacidade para apenas dois passageiros cada.

Ponte 10 Tormalina.
Último andar com cabines, a ponte 12 Zaffiro não passará por alterações na reforma, mantendo as suas 28 suítes Aurea. Outra área que não será alterada é a da popa, que permanecerá como uma área externa pública, com escadarias que ligam quase todos os andares do navio. Quando reformou o Grand Mistral, há alguns anos, a Ibero Cruceros, na época operadora do navio que hoje opera para a Costa Crociere, criou diversas cabines com varanda nesta área, que era idêntica à atual do Armonia e Sinfonia. O Mistral é gêmeo dos navios da classe Lirica, os navios desta classe foram construídos com base em seu projeto, e por isso possuem diversos diferenciais, apesar do projeto básico semelhante. A área externa pública na proa dos decks 8 e 9 aparentemente também não será alterada, assim como no navio da Costa. 
MSC Lirica
Após o MSC Armonia, que será reformado entre 31 de agosto e 17 de novembro, será a vez do MSC Sinfonia entrar em estaleiro, em 2015. Seu período no Fincantieri de Palermo ocorre de 12 de janeiro a 16 de março. O terceiro navio a ser reformado é o MSC Opera, que passa pela intervenção entre 2 de maio e 4 de julho. Já o MSC Lirica será o último alongado, a intervenção ocorre pouco antes que da temporada brasileira 2015/2016, da qual o navio fará parte, entre 31 de agosto e 9 de novembro. 
Atualmente os navios desta classe possuem em média 251 metros de comprimento, 60,000 toneladas e capacidade para 2,069 passageiros. Após as reformas possuirão 65,000 toneladas, capacidade para 2,680 passageiros e 275 metros de comprimento. 
 Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de MSC Fans.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui