Dez anos depois, Silver Shadow retorna ao Brasil na próxima temporada

0

Navio da Silversea Cruises, uma das companhias mais luxuosas do mundo, o Silver Shadow não escala o país desde a temporada 2004/2005. Com passagens por várias cidades brasileiras, o navio será o responsável pela temporada 2014/2015 da companhia italiana na América do Sul.

Visitante regular dos portos brasileiros com seus cruzeiros de longo curso, a Silversea utilizará um navio diferente para sua temporada sul-americana 2014/2015: o Silver Shadow. Apesar de já ter visitado o país, o navio não navega por esta região desde 2004/2005, quando navegou por águas brasileiras junto ao Silver Wind, outro dos navios da companhia.

Silver Cloud

A Silversea atualmente opera com duas frotas diferentes, a de cruzeiros de expedição, e a principal, de cruzeiros de luxo. Operando em áreas remotas, a frota de expedição não é presença comum no Brasil, entretanto, todos os navios da de luxo já estiveram no Brasil.

Após a temporada 2004/2005, o Silver Wind ainda retornou ao país algumas vezes até 2007/2008, enquanto o Silver Shadow foi dedicado à roteiros na Ásia e Oceania. Desde então, apenas o Silver Whisper, gêmeo do Shadow, e o Silver Cloud, gêmeo do Wind, tem visitado o subcontinente. O Silver Spirit mais novo navio da companhia, também se juntou à lista de navios da companhia que vieram ao Brasil, visitando regularmente à América do Sul, destino para onde navegou, inclusive, em sua viagem inaugural em 2010.

Na última temporada nacional, a companhia – que tem origem italiana, mas vende seus cruzeiros de alto luxo principalmente nos EUA e outros mercados de língua inglesa – trouxe dois navios ao Brasil, o Silver Cloud, em viagens regulares pela América do Sul, e o Silver Spirit, que fez apenas uma passagem por algumas cidades do Brasil enquanto circo-navegava o continente sul-americano.

Silver Whisper

Sempre variando seus roteiros ao redor do mundo, a companhia trará apenas o Shadow na próxima temporada, para uma temporada incomum na América do Sul. Vindo da Oceania, inicia a temporada na região com um posicional iniciado no Tahiti em novembro, com destino a Valparaíso, no Chile. Do Chile parte para Buenos Aires, em um roteiro pela Patagônia que é repetido logo em seguida, mas em sentido inverso. Cada uma das viagens possui 15 noites.

De volta à Valparaíso, segue sentido norte, até Fort Lauderdale, onde termina o roteiro de 18 noites que passa por Peru, Chile, Equador, Costa Rica e EUA. Logo em seguida parte para novo roteiro deste tipo, dessa vez com destino a Valparaíso, onde chega em 25 de janeiro. De lá parte novamente para Buenos Aires, no terceiro roteiro de 15 noites pela Patagônia da temporada. Ao chegar em Buenos Aires, no entanto, já na metade de fevereiro, segue para norte em vez de retornar a Valparaíso.

O último cruzeiro da temporada é o que o traz para o Brasil, com destino a Bridgetown, em Barbados, Caribe. No roteiro de 18 noites escala Santos, Rio de Janeiro (onde faz duas pernoites), Búzios, Salvador, Natal e Fortaleza. As escalas acontecem em fevereiro, nos dias 13, 14, 17, 19, 21 e 22, respectivamente.

Entregue em 2000, o Silver Shadow foi construído na Itália, o seu casco veio do estaleiro C. N. Visentini, e o acabamento foi feito no tradicional T. Mariotti, de Gênova. Possui 28,258 toneladas e capacidade para 396 passageiros em ocupação máxima. É um dos mais luxuosos navios do mundo, segundo o Guia Berlitz, referência mundial na classificação de navios de acordo com suas características e serviços.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Peter Senft, Rui Agostinho e Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui