Perfil dos navios da temporada 2014/2015: Royal Caribbean International e Pullmantur

0
Confira o perfil dos navios do grupo Royal Caribbean Cruises que atuam no Brasil. Nesta lista estão incluídos os navios da Royal Caribbean e Pullmantur: Splendour of the Seas, Sovereign, Empress e Zenith. O perfil de cada embarcação inclui dados técnicos, gerais e sobre as temporadas sul-americanas. Compare os perfis dos navios da MSC neste link, e os da Costa clicando aqui






Splendour of the Seas

Companhia: Royal Caribbean International (Formada por três armadoras norueguesas na década de 70, hoje é uma empresa de capital aberto, administrada de seus escritórios centrais em Miami, nos EUA)
Perfil do Público: Mais procurado por famílias e casais.
Diferenciais: É um navio diferenciado, com infraestrutura de navio grande e moderno, e características de navios menores. Reformado recentemente, oferece grande variedade de restaurantes e opções de entretenimento. Foi eleito pelos leitores do blog WorldCruises.com como o segundo melhor navio no Brasil em 2009, e ficou em terceiro lugar nas duas edições seguintes.
Pontos Negativos: Há 18 anos em operação, o Splendour é atualmente um navio com certa idade, especialmente na indústria atual. A diferença para os navios mais novos da Royal Caribbean pode ser gigante em alguns termos; quem embarca no navio esperando encontrar um navio semelhante a um Oasis ou Freedom irá se decepcionar.
Porto-base: Santos.
Cidades de Escala: 

(Para ver fotos do interior do Splendour, clique aqui)
Ficha Técnica:
Entrou em serviço em: Março de 1996  
Local de Construção: Chantiers de l’Atlantique, St. Nazaire, França.
Custo Original: 325 milhões de dólares. Mais recente reforma significativa: Novembro de 2011
Nomes e companhias anteriores: Nenhum.  
Índice Passageiro/Espaço: 33,4 m² por passageiro.   Tripulação: 735 funcionários.
Capacidade Máxima: 2.064 passageiros.   Velocidade: 24 nós
Comprimento: 264,2 metros Largura: 32 metros
Bandeira: Bahamas Tonelagem: 69,130 toneladas.
Navios Gêmeos: O Legend of the Seas é o único realmente gêmeo, Grandeur, Enchantment, Vision e Rhapsody são variações de seu projeto.
Classificação segundo o guia Berlitz: ★★★★ (1,499 pontos, de 2,000 possíveis).


Sovereign

Companhia: Pullmantur Cruises (Filial espanhola/latina do grupo Royal Caribbean com administração independente sediada na Espanha e Panamá, opera com capital norte-americano). 
Perfil do Público: Maioria é mais jovem e quer festejar aproveitando o conceito all inclusive.
Diferenciais: Já foi o maior navio do mundo, hoje apenas o maior da frota da Pullmantur. Por seu passado, possui muito prestígio e boa reputação no exterior, principalmente nos EUA. É um navio de estilo tradicional, com mais de 20 anos desde seu lançamento, mas muito bem mantido. Se destaca pelo sistema tudo incluído, e pela boa quantidade de lounges e bares.
Pontos Negativos: Possui um índice espaço/passageiro baixo, devido a sua elevada capacidade de passageiros, e já conta mais de 20 anos desde seu lançamento. Suas cabines estão entre as menores do mercado. Se o sistema tudo incluído é um ponto positivo, ele pode ser negativo também, em especial em roteiros menores. Passageiros que aproveitando o sistema acabam passando do ponto podem desagradar a todos.
Porto-base: Santos, com embarque no Rio e em Salvador na maior parte das viagens, e também em Maceió e Recibe nos posicionais em novembro e março.
Cidades de Escala: Recife, Maceió, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro, Copacabana (Rio), Santos, Imbituba, Paranaguá, Montevideo e Buenos Aires.
Ficha Técnica:
Entrou em serviço em: Janeiro de 1988 
Local de construção: Chantiers de l’Atlantique, St. Nazaire, França.
Nomes e companhias anteriores: Sovereign of the Seas (Royal Caribbean).
Custo Original: 183,5 milhões de dólares. Mais recente reforma significativa: Nenhuma.
Índice Passageiro/Espaço: 25,3 m² por passageiro. Tripulação: 780 funcionários.
Capacidade Máxima: 2,882 passageiros. Velocidade: 19 nós
Comprimento: 268,2 metros Largura: 32,3 metros
Bandeira: Malta Tonelagem: 73,192 t.
Navios Gêmeos: Majesty of the Seas (Royal Caribbean) e Monarch
Classificação segundo o guia Berlitz: ★★★ (1,219 pontos, de 2,000 possíveis).
Empress

Companhia: Pullmantur Cruises (Filial espanhola/latina do grupo Royal Caribbean com administração independente sediada na Espanha e Panamá, opera com capital norte-americano). 
Perfil do Público: Famílias, casais e grupos de amigos jovens.
Diferenciais: É uma boa opção para quem já conhece os gigantes das principais companhias na costa brasileira. Com cerca de 50,000 toneladas, não é muito grande nem muito pequeno, e foi projetado pela Royal Caribbean, que tradicionalmente tem grande foco na decoração e design do interior de seus navios.
Pontos Negativos: Ao contrário da grande maioria dos navios na costa brasileira não possui uma academia propriamente dita, somente uma área com essa função adaptada no segundo andar de sua discoteca (Viking Crown Lounge). Além disso, não é conhecido como o mais estável navio no Brasil.
Porto-base: Santos, com embarque em Itajaí em quase todas as viagens, e em Recife e Salvador para posicionais e travessia.
Cidades de Escala: Recife, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro, Copacabana (Rio de Janeiro), Ilha Grande (Angra dos Reis), Ilhabela, Santos, Itajaí, Porto Belo, Montevideo e Buenos Aires.
Ficha Técnica:
Entrou em serviço em: Junho de 1990 
Local de construção: Chantiers de l’Atlantique, St. Nazaire, França.
Nomes e companhias anteriores: Nordic Empress e Empress of the Seas (Royal Caribbean) e Moon Empress (não chegou a utilizar este último nome – Pullmantur).
Custo Original: 170  milhões de dólares. Mais recente reforma significativa: Abril de 2008.
Índice Passageiro/Espaço: 26,3 m² por passageiro. Tripulação: 780 funcionários.
Capacidade Máxima: 2.087 passageiros. Velocidade: 19 nós
Comprimento: 251.25 metros Largura: 28.80 metros
Bandeira: Malta Tonelagem: 48.563 t.
Navios Gêmeos: Nenhum.
Classificação segundo o guia Berlitz: ★★★ (1,246 pontos, de 2,000 possíveis).

Zenith

Companhia: Pullmantur (Filial espanhola/latina do grupo Royal Caribbean com administração independente sediada na Espanha e Panamá, opera com capital norte-americano). 
Perfil do Público: Famílias, casais e grupos de amigos, que não dispõe de férias longas.
Diferenciais: Assim como toda a frota da Pullmantur opera no sistema tudo incluído. Projetado como navio de luxo para a Celebrity Cruises no final dos anos 80, foi reformado recentemente, e aparenta estar em boa forma. Realizará diversos mini-cruzeiros durante toda a temporada; boa opção para quem tem férias curtas e inflexíveis. 
Pontos Negativos: É um navio mais antigo, com pequena quantidade de cabines com varanda, e possui apenas uma piscina, a central.
Porto-base: Santos, com embarque também no Rio de Janeiro e em Itajaí em saídas selecionadas, além de Salvador e Recife em novembro. 
Cidades de Escala: Recife, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro, Copacabana (Rio de Janeiro), Ilha Grande (Angra dos Reis), Ilhabela, Santos, Porto Belo, Itajaí e São Francisco do Sul.

(Para ver fotos do interior do Zenith, clique aqui)
Ficha Técnica:
Entrou em serviço em: Abril de 1992 
Local de construção: Meyer Werf, Papenburg, Alemanha.
Nomes e companhias anteriores: Zenith (Celebrity Cruises), Zenith (CDF – Croisières de France).
Custo Original: 210 milhões de dólares. Mais recente reforma significativa: Novembro de 2013.
Índice Passageiro/Espaço: 26,2 m² por passageiro. Tripulação: 780 funcionários.
Capacidade Máxima: 1,800 passageiros. Velocidade: 21,5 nós
Comprimento: 207,59 metros Largura: 29 metros
Bandeira: Malta Tonelagem: 47.255 t.
Navios Gêmeos: Horizon (CDF – Croisières de France).
Classificação segundo o guia Berlitz: ★★★+ (1,343 pontos, de 2,000 possíveis).


Para ver o perfil dos navios da MSC, clique aqui. Já para ver o perfil dos navios da Costa, clique neste link.
Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Shipparade, Berlitz Guide for Cruising and Cruise Ships, Royal Caribbean e Pullmantur.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui