10 Notícias Curtas

0
O maior navio do mundo já se encontra na Europa para sua primeira temporada fora do Caribe
TUI: Novos Mein Schiffs construídos pelo Meywe Werft

Dez notícias curtas sobre acontecimentos recentes do mercado de cruzeiros mundial. Entre elas, o cancelamento de cruzeiros da Royal Caribbean na Europa, a ida do Oasis of the Seas ao Velho Continente, a encomenda de novos navios e a criação de uma nova companhia de cruzeiros, a Celestyal Cruises. Novidades também nos estaleiros, com o Meyer Werft comprando o STX Finland e o início da construção de um novo navio para a Holland America Line. 

Royal Caribbean cancela roteiros do Rhapsody of the Seas no Mar Negro

O Rhapsody of the Seas é gêmeo do Vision, que já esteve no Brasil. 

Após anunciar no começo do ano que o Rhapsody of the Seas iria realizar roteiros no Mar Negro em 2015, a Royal Caribbean mudou de planos. Agora, o navio da classe Vision navegará apenas no Mar Egeu durante a temporada européia. Com embarques em Civitavecchia, porto próximo a Roma, na Itália, o Rhapsody visitará diversos portos na Grécia, Turquia e Itália, em roteiros que variam entre 7 e 10 noites. Os cruzeiros de 9 noites com partida de Istanbul, Turquia, anunciados anteriormente não sofreram alteração. Além do Rhapsody, o Splendour of the Seas, também da Royal Caribbean, realizará roteiros nesta região, entretanto, realiza embarques exclusivamente em Veneza, na Itália. A companhia norte-americana confirmou que o motivo para a alteração nos roteiros é a instabilidade política e os conflitos entre Ucrânia e Rússia, países que estavam entre as principais atrações dos roteiros no Mar Negro. Após a temporada européia, o Rhapsody virá pela primeira vez ao Brasil para a temporada 2015/2016.

Portuscale Cruises cancela temporada inaugural na Austrália?

A Portuscale Cruises aparentemente cancelou sua primeira temporada na Austrália, programada para o início de 2015. Conforme anunciado por nós na época, a start-up portuguesa havia definido há alguns meses que promoveria o retorno do Funchal à Austrália, para uma temporada regional. O navio, que não opera na região desde 2007, realizaria roteiros com embarques em Geelong e Newcastle, para roteiros pelo Oceania, que seriam comercializados pela Discover the World, que passou a representar os portugueses em várias partes do mundo em junho. Os planos parecem ter mudado, segundo rumores, a companhia portuguesa cancelou os roteiros australianos citando altos custos operacionais, e agora procura roteiros alternativos para operar o seu principal navio durante a temporada 2014/2015. A informação não é oficial. Caso confirmado o cancelamento, o Brasil surge como uma das possíveis alternativas para operação; além dos motivos mais óbvios, a Portuscale incluiu o Brasil no acordo de representação com a Discover.

Rivages du Monde freta Louis Aura para temporada européia de 2015

A operadora francesa de turismo Rivages du Monde confirmou que fretará o Louis Aura para uma segunda temporada no Norte Europeu. Parte da frota da Louis Cruises, o Aura já esteve no Brasil como Orient Queen, e é um dos mais antigos navios de cruzeiro em operação no mundo, tendo entrado em operação em 1968. Os franceses operarão o navio por 110 dias, 5 a mais do que este ano, quando o Aura passou 105 dias fretado. O planejamento original era que o charter durasse 210 dias, já que o navio realizaria outros 11 cruzeiros adicionais pela TAAJ Croisières, uma outra operadora francesa, entretanto, esta foi liquidada recentemente. A Rivages pretende operar o navio no Norte da Europa. Além do Louis Aura, em 2015 a operadora utilizará o Saint Laurent, novo navio da Haimark Lines, para cruzeiros pelos Grandes Lagos nos EUA/Canadá. 

Oasis of the Seas já se encontra em águas europeias

Construído na Finlândia e finalizado em 2009, o Oasis of the Seas só navegou em águas europeias em dezembro deste ano, quando foi entregue e partiu do estaleiro com direção aos Estados Unidos, em viagem direta, sem passageiros. Cerca de 5 anos depois, o navio está de volta à Europa. Em viagem transatlântica com partida de Fort Lauderdale, seu porto-base, o navio já se encontra em águas espanholas. A chegada em Málaga, primeiro e único porto de escala da travessia acontecerá no dia 11. O destino final da viagem é Barcelona, porto em que o maior navio do mundo realizará embarques para dois cruzeiros de 5 noites pelo Mediterrâneo. As duas viagens escalarão também Civitavecchia (onde também será possível embarcar), e Nápoles, ambas na Itália. Antes de retornar aos EUA, o gigante realiza um cruzeiro com destino a Rotterdam, na Holanda, de onde irá para doca-seca. Em estaleiro passará pela manutenção regular obrigatória, embarcando em um posicional Rotterdam – Fort Lauderdale em 14 de outubro. Em 2015, o Allure of the Seas, gêmeo do Oasis, realizará uma temporada completa no Mediterrâneo, permanecendo na Europa entre os meses de abril e outubro. Cada uma destas embarcações tem capacidade para cerca de 6,300 passageiros.

TAAJ Croisiéres deixa de existir

Costa Voyager operando para a TAAJ em Lisboa, em 2012. 
(© YVES CAURETTE)
Costa Allegra com o logo da operado francesa.

Após operar diversos navios da frota da Costa Crociere em regime de fretamento nos últimos anos, a TAAJ Croisières foi liquidada judicialmente no último dia 29 em Paris. A operadora francesa havia declarado insolvência, e enfrentava problemas financeiros há alguns anos. A operadora turística era parceira da Costa Crociere, e tinha condições especiais para fretar os navios da frota italiana, tendo operado mais recentemente o Costa Classica. Os problemas da TAAJ começaram quando o Costa Allegra pegou fogo, em fevereiro de 2012. O navio estava adaptado para o conceito da companhia, que oferecia uma experiência mais luxuosa que a da Costa. Entretanto, com o incêndio, a Costa optou por vendê-lo, forçando a TAAJ a substituí-lo pelo Costa Voyager, que não era adequado ao produto francês, prejudicando as vendas. Quando o Voyager foi vendido no ano passado, a TAAJ foi obrigada a aumentar o tamanho da embarcação utilizada, se quisesse manter a parceria com a Costa. Assim, passou a operar o Costa Classica, complicando ainda mais a sua situação. Devido a seu modelo de negócio, a companhia não conseguiu um número razoável de passageiros dispostos a pagar o preço de seus cruzeiros. Em sua época áurea, a TAAJ chegou a operar o Costa Marina e o Costa Allegra simultaneamente, competindo diretamente com a CDF – Croisières de France, e a Paquet Croisières, marca da Carnival Corporation utilizada pela TMR Voyages durante algumas temporadas (em parceria com o grupo Costa).

Compagnie du Ponant simplifica seu nome

Le Boreal, um dos navios da nova frota da companhia.

The new logo keeps the sails in a nod to the company's first yacht, Le PonantA Compagnie du Ponant, especializada em cruzeiros de expedição em navios de luxo, irá simplificar seu nome para apenas Ponant. Em comunicado, a companhia francesa afirmou que o novo nome é “mais curto, fácil de lembrar, e tem um impacto visual mais forte”. O logotipo da companhia também foi modificado, apesar de bastante semelhante ao original. A marca empresta a silhueta do Ponant, navio original da companhia, um veleiro de três mastros. Além do Ponant, a empresa opera atualmente uma frota de três navios, todos construídos no Fincantieri entre 2010 e 2013. Uma quarta embarcação está em construção, na Itália, nomeada Le Lyrial, entrará em operação em 2015.

Louis Cruises cria a subsidiária Celestyal Cruises

Louis Cristal

Em um anúncio inesperado, a cipriota Louis Cruises anunciou há algumas semanas que criará em 2015 uma nova marca, a Celestyal Cruises. Sem especificar o modus operandi da nova marca ou o motivo da criação, a companhia informou que transferirá dois navios de sua atual frota para a subsidiária: o Louis Cristal e o Louis Olympia. Os navios passarão a chamar Celestyal Cristal e Celestyal Olympia, e ganharão as cores da nova marca em março do próximo ano. A marca será instituída comercialmente antes, no final deste ano, para que os cruzeiros sejam vendidos com antecedência. Os roteiros operados serão semelhantes aos que a companhia opera atualmente, com foco nas Ilhas Gregas e região. O único navio que continuará com a bandeira da Louis será o Louis Aura, ex-Orient Queen, que tem operado apenas em regime de fretamento, ultimamente. Além destas três embarcações, a Louis Cruises ainda é proprietária de dois navios que operam em fretamento para a Thomson Cruises, o Thomson Majesty e o Thomson Spirit.

Meyer Werft entra em acordo com STX para adquirir estaleiro finlandês

Navios da Royal Caribbean em construção em Papenburg.

O Meyer Werft, estaleiro alemão sediado em Papenburg, comprou o estaleiro STX Finland, ex-Kvaerner Masa Yard e Wartsila, de Turku, Finlândia. O estaleiro finlandês, junto ao STX France ex-Chantiers de l’Atlantique, era parte do conglomerado sul-coreano STX, e estava à venda já há algum tempo. A instalação será agora controlada pelo Meyer Werft, que comprou 70% das ações da empresa. Com a venda, o estaleiro alemão amplia suas possibilidades de negócio, ampliando o número de construções simultâneas e consequentemente ampliando o volume de novos navios entregues por ano. As novas embarcações também poderão ser maiores; enquanto o STX Finland construiu o Oasis of the Seas, maior navio de cuzeiro do mundo com 220,000 toneladas, o Meyer Werft construía navios de tamanho limitado por suas instalações na Alemanha (navios com no máximo cerca de 170,000 toneladas).

TUI encomenda dois novos Mein Schiff

Mein Schiff 3 TUI Cruises cruise ship photos
Mein Schiff 3, novos navios serão gêmeos

A TUI Cruises, joint-venture entre a Royal Caribbean Cruises e o grupo TUI Ag, anunciou que chegou a um acordo com o estaleiro alemão Meyer Werft para a construção de dois novos navios. As embarcações serão semelhantes aos dois primeiros navios encomendados pela companhia, Mein Schiff 3 e Mein Schiff 4, e serão construídas na Finlândia, assim como os primeiros. Serão os primeiros construídos no complexo finlandês após sua aquisição pela Meyer Werft. Nomeados Mein Schiff 5 e Mein Schiff 6, terão capacidade para cerca de 2,500 passageiros, e 99,000 toneladas. Além dos novos navios, operam para a TUI, o Mein Schiff 1 e Mein Schiff 2, ex-Celebrity Galaxy e ex-Celebrity Mercury. A joint-venture é dedicada ao mercado alemão e de outros países de língua germânica.

Fincantieri começa a construção de novo navio da Holland America Line

O estaleiro Fincantieri de Marghera, na Itália, começou a construção do novo navio da Holland America Line. Ainda sem nome, a embarcação ficará pronta em fevereiro de 2016, e terá capacidade para cerca de 3,100 passageiros em ocupação máxima, com aproximadamente 99 mil toneladas. Primeiro de uma nova classe chamada Pinnacle, o navio será uma evolução do design da Signature Class, que tem dois navios na frota da HAL (Nieuw Amsterdam e Eurodam), construídos também pelo Fincantieri, entre 2008 e 2010.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Reuters, Daniel Capella, Royal Caribbean International, Daniel Capella, Rui Minas Agostinho, Thomas Duncan, Royal Caribbean International, Rui Agostinho, Yves Caurette, Daniel Capella, Ponant, Louis Cruises, Royal Caribbean, Daniel Capella, Fincantieri e Holland America Line.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui