Royal Caribbean vende Celebrity Century a operadora chinesa

0

Apesar de ter sido designado para a frota da CDF – Croisières de France, o Celebrity Century foi vendido para a operadora turística chinesa CTrip. O mais antigo navio da frota da Celebrity Cruises deixaria a frota desta companhia em abril do ano que vêm, para substituir o Zenith na subsidiária francesa da Royal Caribbean. Com a mudança de planos seguirá para o hemisfério oriental após a aposentadoria na Celebrity, e poderá operar em uma joint-venture entre o grupo norte-americano e os chineses.

O último novo navio encomendado pela Celebrity foi
o Reflection, inaugurado em 2012.

A Royal Caribbean Cruises Ltd., conglomerado que controla a Royal Caribbean International, a Celebrity Cruises, a Pullmantur e a Croisières de France, anunciou que chegou a um acordo com a CTrip.com International para vender o Celebrity Century à Exquisite Marine Ltd. Esta última é uma holding liderada pela CTrip, que se autointitula a agência de viagens online líder na China.

Entregue em 1995 pelo estaleiro alemão Meyer Werft, o Century foi o primeiro navio de sua classe, que chegou a contar com um total de três navios. Antes da venda, o navio já deixaria a frota da Celebrity em abril do ano que vêm, após um posicional Dubai – Roma. A data para a saída da frota da companhia premium está mantida, entretanto, o último cruzeiro passou a ser um posicional com destino a Singapura, onde deve entrar em estaleiro e ser adaptado para a nova fase em sua carreira.

O valor do acordo foi estimado em 157 milhões de dólares pela UBS Investment Research, valor considerado alto para um navio de 20 anos que custou originalmente cerca de 380 milhões de dólares. Renovada em 2006, inclusive com o acréscimo de dois andares de varandas em cabines originalmente externas, o navio acomoda 1,814 passageiros em ocupação dupla, e possui 71,545 toneladas. É atualmente o menor e mais antigo navio da frota da Celebrity, e tem dois gêmeos modificados, também construídos pela Celebrity, mas que hoje operam pela TUI Cruises como Mein Schiff 1 e Mein Schiff 2.

“Desde sua viagem inaugural, o Celebrity Century tem criado muitas memórias maravilhosas para centenas de milhares de passageiros, e nós esperamos que esta história de sucesso continue, enquanto ele transita para o mercado de cruzeiros chinês”, disse Richard D. Fain, presidente e CEO da Royal Caribbean Cruises. “A venda deste navio é uma excelente oportunidade de negócio, tanto para a Royal Caribbean quanto para a CTrip, e gerará alto valor para os acionistas de ambas as companhias”, completou.

Perspectiva artística da aparência do navio na CDF

Após o surgimento de rumores na imprensa francesa no final do ano passado, a Celebrity Cruises tinha confirmado em fevereiro que o Century seria transferido para a CDF – Croisières de France após a saída de sua frota em 2015. Segundo os comunicados da Royal Caribbean na época, o navio entraria na frota da subsidiária francesa do grupo para substituir o Zenith, que retornaria para a frota da espanhola Pullmantur. A companhia, que é controlada pela própria Pullmantur, já tinha até mesmo anunciado os roteiros do navio, que navegaria ao lado do Horizon em roteiros pelo Mediterrâneo até meados de novembro.

Após essa data, era possível e provável que o navio viesse pela primeira vez à América do Sul, como novidade da Pullmantur, em 2015/2016, já que o Horizon havia sido designado o navio da companhia no Caribe nesta temporada (no histórico recente das companhias, dois navios operam no Caribe durante a temporada brasileira, um pela Pullmantur (neste caso o Monarch), e outro (o Horizon) pela CDF). A Pullmantur, a CDF e a Royal Caribbean não se pronunciaram ainda a respeito das mudanças causadas pela venda. É provável, entretanto, que o Zenith permaneça na frota da CDF para realizar os roteiros inicialmente designados ao Century, enquanto um navio da frota da Royal Caribbean passe à Pullmantur para substituir o Zenith (o candidato mais possível é o Majesty, gêmeo do Sovereign e Monarch, que já operam para a companhia espanhola). Outra possibilidade é o simples cancelamento de roteiros na CDF ou Pullmantur, adiantando a provável transferência do Majesty para 2016, após seus últimos roteiros já programados pela Royal Caribbean.

Majesty of the Seas: transferência para a Pullmantur em um
futuro não tão distante? 

O futuro do Century também não está claro no momento. No acordo de venda do navio à CTrip, a Royal Caribbean concordou em formar uma joint-venture para o gerenciamento das operações do navio no oriente. Entretanto, a parceria pode ser ainda mais abrangente, segundo um porta voz da Royal Caribbean, a CTrip continua negociando com a companhia, em busca de uma parceria também comercial. Enquanto isso, o Cruise Industry News apurou que rumores persistentes apontam para a venda de mais um ou dois navios para a CTrip, no que seria uma grande aposta da operadora no mercado de cruzeiros.

Para garantir sua posição no mercado chinês, onde a companhia operará três dos seus maiores navios a partir de 2015, a Royal Caribbean poderia firmar uma joint-venture com a CTrip, nos moldes daquela que criou a TUI Cruises, e da já desfeita que originou a Island Cruises. A nova marca poderia também turbinar os negócios nos outros mercados nos quais a Royal Caribbean opera, criando a demanda para o reposicionamento de navios mais antigos no Oriente, e consequentemente potencializando a oferta e preços em mercados como o Caribe. Atualmente a frota da Royal Caribbean é composta por 21 navios, dos quais sete foram entregues até 1999. Com cinco navios em encomenda, a frota da companhia certamente passará por alterações substanciais nos próximos anos.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Celebrity Cruises, Daniel Capella, CDF e René Hamman. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui