Após escala no Rio, National Geographic Explorer atraca em Paranaguá

0

Após cerca de um ano, retornou ao porto de Paranaguá o National Geographic Explorer, da Lindblad Expeditions. Em cruzeiro pela América do Sul, o navio havia inaugurado a temporada 2014/2015 no Rio de Janeiro na última semana, e após escala em Paranaguá, segue para Rio Grande.

Atracou esta manhã (20), no Porto de Paranaguá, o navio National Geographic Explorer. É o primeiro navio de passageiros a atracar em Paranaguá nesta temporada. A embarcação já havia escalado o porto no ano passado, e retorna ao Litoral do estado paranaense com cem passageiros e 97 tripulantes a bordo.

Os passageiros aproveitaram a parada para conhecer as atrações da região. Enquanto um grupo optou conhecer a Serra do Mar de trem, outro foi de barco até Guaraqueçaba. A viagem faz parte do roteiro da América do Sul, da Lindblad Expeditions, que opera o navio em conjunto com a National geographic. Paranaguá é o meio do trajeto, que tem duração de 18 dias. O navio partiu de Salvador, no último dia 12, e vai até Buenos Aires, na Argentina, passando por Ilhéus, Abrolhos, Rio de Janeiro, Paraty, Rio Grande e Montevideo (Uruguai).

A maioria dos turistas do navio é dos Estados Unidos. Porém, há também passageiros israelenses, gregos, espanhóis, suecos, canadenses, dinamarqueses, venezuelanos, dinamarqueses, poloneses, holandeses, irlandeses e sete brasileiros. A faixa etária a bordo é variada, vai de 17 a 86 anos.

Esta é a segunda vez que o National Geographic Explorer atraca no Porto de Paranaguá. Em 2013, no dia 19 de outubro, ele esteve no mesmo porto com 113 passageiros e 98 tripulantes.

Como explicou, na época, o capitão do navio, o diferencial desta embarcação é que a viagem é uma expedição, na qual se permite aos passageiros vivenciar lugares que a National Geographic costuma cobrir em suas reportagens, filmes e documentários.

Entre os passageiros, pesquisadores profissionais de diversas áreas – biologia, cultura, fotografia, entre outras – e pessoas comuns, mas curiosas e interessadas em aventura. Cada expedição é acompanhada por um time de profissionais – das mais diversas áreas como zoologia, biologia, ornitologia, geologia, história, fotografia e outras.

Temporada em Paranaguá

Além deste navio de passageiros, já estão previstas outras três escalas de navios de cruzeiros no Porto de Paranaguá. No início de janeiro, o porto recebe a estréia do Sovereign; em fevereiro, o Zenith; e, em março, o Sovereign faz nova escala no porto paranaense. Os dois navios da Pullmantur farão algumas das primeiras escalas de cruzeiros de cabotagem em Paranaguá. Nos últimos anos, apenas navios em longo curso haviam escalado o porto. 
Texto (©) Copyright Appa – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (adaptado). 
Imagens (©) Copyright Nájia Furlan/Appa.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui