Desde os Estaleiros…

0
Salão de jantar principal do Oasis será dividido em três
restaurantes diferentes para o conceito Dynamic Dining.

Após a aquisição do STX Finland pelo Meyer Werft, a TUI Cruises encomenda dois navios adicionais ao estaleiro alemão para construção na Finlândia; já são cinco navios encomendados para os próximos anos. Enquanto isso, na Itália, a Holland America Line revela mais detalhes de seu novo navio que se chamará Koningsdam, e o Britannia, da P&O, mostra pela primeira vez suas cores patrióticas. Ainda na Itália, são aguardadas encomendas de novos navios de luxo… Na Holanda, a Royal Caribbean prepara o Oasis of the Seas para o conceito Dynamic Dining, que aposenta os grandes restaurantes a bordo. E no Canadá, o Veendam, da Holland America Line, enfrenta problemas técnicos. 

TUI encomenda mais dois Mein Schiff

Mein Schiff 3 terá mais dois gêmeos: Mein Schiff 7 e Mein Schiff 8.

A TUI Cruises, joint-venture entre o grupo Royal Caribbean e o grupo TUI Ag, anunciou que chegou a um acordo com o estaleiro alemão Meyer Werft para a construção de dois Mein Schiff adicionais. Assim como na última encomenda, os navios serão construídos no estaleiro de Turku, na Finlândia, que até pouco era conhecido como STX Finland. Agora parte do grupo Meyer, o estaleiro tem atualmente cinco Mein Schiffs em construção; além do 4, que será entregue ano que vêm, a TUI havia confirmado no mês passado a construção do Mein Schiff 5 e do Mein Schiff 6. Cada navio tem cerca de 99,000 toneladas e capacidade para 2,500 passageiros.

Mein Schiff 7 e Mein Schiff 8, como provavelmente irão se chamar os dois navios encomendados recentemente, serão gêmeos do Mein Schiff 3, um protótipo desenvolvido especialmente para a companhia alemã, e entregue em maio deste ano. Operando no mercado alemão, a TUI opera também dois navios construídos pela Celebrity Cruises, ex-Mercury e ex-Galaxy. A maior concorrente da companhia do grupo Royal Caribbean é a AIDA Cruises, do grupo Carnival. Com os novos navios, a TUI deve concorrer com os navios sorridentes da AIDA em mais destinos ao redor do mundo (atualmente a TUI opera apenas na Europa, Caribe, Ilhas Canárias e Oriente Médio).

Novo navio da Holland America Line se chamará Koningsdam

Em construção no estaleiro Fincantieri de Marghera, o novo navio da Holland America Line se chamará Koningsdam. Em um comunicado à imprensa, a companhia do grupo Carnival afirmou que escolheu o nome da nova embarcação para homenagear o novo rei da Holanda, Willem-Alexander. Sua majestade é o primeiro rei da Holanda em mais de um século, e serviu de inspiração para o nome (Koning significa rei em holandês). O nome também reflete a herança histórica de 141 anos da companhia, terminando com o sufixo “dam”; desde 1883 todos os navios da companhia possuem este sufixo.

Diferentemente da maior parte da frota atual da HAL,
o Koningsdam não terá duas chaminés.

Primeiro navio de uma nova classe chamada Pinnacle, o navio será entregue em fevereiro de 2016, e será o maior navio da frota da companhia premium do grupo Carnival. O projeto da nova classe foi inspirado no projeto dos navios da classe Signature, da qual fazem parte Nieuw Amsterdam e Eurodam. Possuirá 99,500 toneladas e capacidade para transportar 2,650 passageiros, além de 1,025 tripulantes. Especulava-se que o novo navio poderia se chamar Statendam ou Ryndam, já que é costume na empresa reutilizar nomes tradicionais, e estes dois – alguns dos mais tradicionais – estarão disponíveis a partir do final de 2015, quando os navios que atualmente os utilizam serão transferidos para a frota da P&O Australia, outra companhia do grupo Carnival.

No Canadá, Veendam tem três cruzeiros cancelados devido a problemas de propulsão

Veendam no Rio de Janeiro há alguns anos.

O Veendam, da Holland America Line (HAL), tem enfrentado problemas nas últimas três semanas. Em temporada pelo Canadá e Nova Inglaterra, o navio da S Class precisará ir a doca-seca na Filadélfia (EUA) para realização de reparos emergenciais. Por conta disso, foi necessário cancelar um terceiro cruzeiro no navio, que está sem operar desde a semana passada, quando um problema em um dos propulsores do navio foi identificado, enquanto este estava atracado em Quebec, no Canadá. Desde então a HAL vem realizando reparos no navio, que foi entregue nos anos 90, entretanto, a companhia concluiu que o conserto só pode ser terminado em doca-seca.

Já foram cancelados três cruzeiros no navio, o primeiro teria partido em 28 de setembro, o segundo em 4 de outubro, e o terceiro, cancelado na última semana, tinha partida prevista para 11 de outubro. Os passageiros nestas saídas receberam reembolso de 100% do valor pago no cruzeiro, além de um crédito equivalente ao valor pago pelo cruzeiro, para ser utilizado em outra viagem com a companhia. A Holland America Line também reembolsou excursões e outros gastos relacionados ao cruzeiro comprados através da companhia. O Veendam tem capacidade para 1,600 passageiros em capacidade máxima, e cerca de 55,000 toneladas. Foi inaugurado em 1996, e é um dos quatro navios da S Class, atualmente a mais antiga da HAL.

Oasis of the Seas deixará doca-seca com novidades

Opus Dining Room, um dos maiores espaços a bordo do Oasis of the Seas.

Neste momento em doca-seca na Holanda, o Oasis of the Seas, da Royal Caribbean, terá novidades quando iniciar seu primeiro cruzeiro após o período em manutenção. Apesar de ainda não anunciadas por sua companhia, as mudanças no navio serão significativas e incluirão a adaptação do navio ao novo conceito Dynamic Dining, que será introduzido pelo Quantum of the Seas em breve. O novo conceito aposenta o restaurante principal, ao propor que o passageiro jante em diferentes restaurantes menores a cada noite. Leia mais sobre este sistema. No caso do Oasis, o grande Opus Dining Room terá cada um de seus andares transformado em um diferente restaurante deles, cada um dele com um diferente conceito.

Oasis of the Seas

Com as adaptações físicas concluídas já em novembro, o sistema, no entanto, aparentemente só entrará em operação no maior navio de cruzeiros do mundo em 2015. Além dessa mudança, outra significativa é a perda do Viking Crown Lounge, que dará lugar a cabines e um pequeno lounge exclusivo para passageiros de suítes, Outras alterações incluem novas cabines criadas em áreas antes técnicas ou públicas e novas lojas, além de restaurantes de especialidade novos como o mexicano Sabor e o asiático Izumi. O Oasis tem capacidade para mais de 6,000 passageiros e está atualmente em Rotterdam para sua primeira doca-seca que é obrigatória a cada cinco anos para manutenção na parte técnica (o Oasis foi inaugurado em 2009).

Britannia já exibe novas cores da P&O Cruises

O novo navio da P&O Cruises, Britannia é o primeiro a exibir as novas cores da companhia. A “Union Jack” no casco, e a chaminé azul escura serão utilizadas por toda a frota da companhia britânica nos próximos anos, e navegarão pela primeira vez com o Aurora, no final deste ano. Entretanto, o novo navio da companhia, em construção no estaleiro Fincantieri é o primeiro a exibi-las. Em fase de acabamentos no estaleiro de Monfalcone, cidade próxima a Trieste, o Britannia é gêmeo do Regal Princess e do Royal Princess, novos navios da Princess Cruises entregues em 2013 e 2014, respectivamente.

Entrará em operação no começo de 2015, com cruzeiros voltados ao mercado inglês, partindo de Southampton, na Inglaterra. Será o maior navio da frota, que atualmente possui sete embarcações. Até 2016, os navios que possuem aparência tradicional com chaminé em tom dourado, passarão a ostentar uma bandeira inglesa estilizada na proa, e chaminés azul escuro com o sol nascente que é símbolo e logo na P&O estampado em dourado não só na chaminé, mas também no casco. Com uma história de 175 anos, os navios da P&O possuíam a atual aparência há cerca de 50 anos.

Companhias de luxo encomendando mais navios?

Silver Spirit, novo navio da Silversea.

As companhias de cruzeiros de luxo devem encomendar navios até o final deste ano. Com novos navios encomendados para a Seabourn, Regent Seven Seas e Ponant, outras companhias deste setor devem responder suas concorrentes e também acionar os estaleiros europeus para a construção de novas embarcações. Uma das principais candidatas é a Crystal Cruises, uma das mais tradicionais companhias de alto luxo, parte da japonesa NYK Line. O CEO da companhia, Edie Rodríguez, afirmou em diversas ocasiões que pretende ampliar a frota da companhia para até 7 navios em médio prazo. Para isso, não é segredo que o executivo tem a intenção de encomendar um novo navio ainda este ano.

Crystal Symphony, o mais antigo navio da Crystal Cruises.

Outra companhia com planos de crescimento é a Silversea Cruises. A empresa de origem italiana parece estar próxima da encomenda de um navio de 40,000 toneladas. A nova embarcação ficaria pronta e 2017, e seria construída em um estaleiro italiano. A atual frota da Silversea, de cinco navios, foi construída no estaleiro T. Mariotti, de Gênova. A exceção fica por conta do mais novo navio, o Silver Spirit, de 2009, que foi construído pelo Fincantieri. Recentemente, também especulou-se que a Ocenia Cruises pudesse encomendar mais dois navios no Fincantieri. As embarcações seriam semelhantes às duas mais recentes da companhia, Marina e Riviera.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright P&O Cruises, Royal Caribbean, Daniel Capella, Holland America, Daniel Capella, Igor Welster, Royal Caribbean, P&O Cruises, Fincantieri e Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui