Especial o Rio Douro e os Cruzeiros – Parte 2

1

Visitamos o Rio Douro, um dos maiores rios de Portugal, para apresentar a atividade de cruzeiros fluviais na região. Principal destino de cruzeiros deste tipo na península ibérica, e um dos principais de toda a Europa, o rio é visitado por navios da Douro Azul, CroisiEurope, Viking River Cruises, Ama Waterways, e outras.


Continuação da Parte 1, publicada em 23 de outubro. Para lê-la, clique aqui

Viking Hemming, da Viking River Cruises.
Queen Isabel, da Douro Azul, em Pinhão.

Com durações diversas, e realizados por diferentes tipos de embarcações, os cruzeiros no rio são um dos principais destinos europeus para as companhias de navegação fluvial, ficando atrás apenas de rios como o Danúbio e o Reno. A operadora local Douro Azul domina o mercado regional, operando cruzeiros sob sua própria marca e também construindo e operando navios para diversas companhias estrangeiros, incluindo gigantes fluviais como a Viking River Cruises e a Ama Waterways.

Proa do Queen Isabel

Os cruzeiros normalmente partem de Porto ou Vila Nova de Gaia e sobem o rio em direção à Espanha, chegando inclusive a escalar algumas cidades espanholas, que são no entanto, menos comuns nos roteiros. Os pontos de parada mais comuns são cidades de interesse histórico e/ou cultural, como Pinhão, com sua estação de trem vintage, e Peso da Régua, na área produtora do famoso Vinho do Porto.

Vikings em Pinhão.

Apenas duas companhias possuem navios no Douro, a Douro Azul e a CroisiEurope, entretanto, diversas operam na região, através de acordo com a Douro Azul que as freta o navio para operação na região. Uma das companhias que trabalha nesta sistema é a Viking, que opera o Viking Hemming e o Viking Torgil.

Viking Torgil

Os pacotes da Viking River Cruises, por exemplo, incluem não só a parte fluvial mas também partes terrestres por outras áreas de Portugal. Um dos principais pacotes deste tipo, é o que parte de Lisboa, e passa por Coimbra antes de iniciar o cruzeiro pelo Douro. Este roteiro, de 10 noites, escala tanto destinos portugueses como espanhóis, ao longo do Douro. Partindo de Porto, os navios da Viking escalam Bibetos, Régua, Pinhão e Barca d’Alva, em Portugal, e Salamanca e Vega de Terrón, na Espanha. A empresa oferece uma extensão opcional dessa viagem para passagens por Braga e Santiago de Compostela, em 2 noites.

Estação de Trem de Pinhão, um dos destinos dos cruzeiros.
Barragem e Eclusa Bagauste

A CroisiEurope oferece um roteiro semelhante, entretanto sem a parte terrestre, que pode ser adquirida separadamente. Com todas as excursões incluídas, as viagens partem de Porto e possuem 8 noites, com passagem por Régua, Pinhão, Barca d’Alva, Vega de Terón, Senhora de Ribeira, Ferradosa, Folgosa e Entre os Rios, antes do retorno à Porto. A companhia francesa opera atualmente no Douro com o Vasco da Gama, o Fernão de Magalhães e o Infante Don Henrique. Em 2015, inaugurará o Gil Eanes, que se juntará à frota portuguesa no rio. A empresa oferece outros roteiros com diferentes durações e roteiros.

Navios da Viking River Cruises ao anoitecer.
Invicta em Régua, Portugal.

 Além destas duas empresas, operam também no Douro a Nicko Tours, a Saga Holidays, que ocasionalmente utiliza navios da Douro Azul para viagens pontuais e a própria Douro Azul, que além de fretar navios, também opera alguns sob sua própria marca, entre eles o Queen Isabel e o Spirit of Chartwell.

Vasco da Gama deixando a Barragem Balauste.
Viking Hemming

Destaque para este último, um hotel barge de construção holandesa, o navio operava no Rio Tâmisa, em Londres até 2012. Neste ano, foi utilizado pela Monarquia Inglesa nas comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, chegando a transportar a própria Rainha a bordo. Luxoso, possui apenas 12 suites, com capacidade para cerca de 30 passageiros. Foi adquirido pela Douro Azul, e opera no Douro desde setembro de 2012, em cruzeiros focados especialmente em mercados estrangeiros, como o próprio mercado inglês.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui