ex-Island Princess é vendido por £ 5 milhões

0

Um dos últimos Love Boats originais ainda em operação, o Discovery, ex-Island Princess, foi vendido pelo grupo All Leisure, para uma empresa sediada nas Bahamas. Dando prejuízo para o grupo, o navio estava fretado para a Cruise & Maritime Voyages, e foi renomeado Amen após a venda. Destino mais provável é o desmanche na Índia. 

O grupo All Leisure, que opera as marcas Voyages of Discovery, Swan Hellenic Cruises e Hebredian Island Cruise Line, vendeu seu mais antigo navio, o Discovery, por 5 milhões de libras esterlinas.

Inicialmente o grupo avaliava o navio de 43 anos em cerca de 10 milhões de libras, e esperava vendê-lo após o verão europeu. A empresa inglesa, entretanto, aceitou receber um valor menor pelo navio, mesmo tendo recebido ofertas mais altas, devido à segurança financeira oferecida pela Liberty Resources, autora da proposta. A empresa sediada em Nassau não revelou seus planos para o navio, que foi renomeado Amen, e navega com direção a Dubai neste momento.

Dada a situação, o destino mais provável para o navio é o desmanche. De Dubai, a embarcação provavelmente seguirá para algum dos estaleiros de sucata do oriente, onde deve ser desmontado. Alang parece ser o principal candidato a último destino do ex-Love Boat. Em geral, quando são comprados por sucateiros, os navios de passageiro tem seus registros modificados e são classificados como navios de carga, com novo nome. Exatamente como ocorreu com o Discovery. A intenção dos estaleiros é diminuir as exigências de segurança necessárias para a navegação das embarcações, que são menores para navios de carga.

Inaugurado na década de 70 pela Flagship Cruises, o navio construiu sua fama e navegou na maior parte de sua carreira pela Princess Cruises, como Island Princess. Nessa época foi utilizado em diversas ocasiões como cenário para as gravações da série de TV Love Boat, que popularizou a indústria de cruzeiros em sua época. O cenário oficial do programa, era o Pacific Princess (que também foi vendido à sucata, no ano passado) onde a maior parte dos episódios foi filmado. Ainda assim, ocasionalmente outros navios da Princess eram utilizados como cenário.

Após ser vendido pela Princess no final da década de 90, navegou por alguns operadores asiáticos até ser comprado pelo grupo All Leisure, em 2003. Desde então navega como Discovery, realizando cruzeiros mais longos focados no mercado inglês. No ano passado, foi fretado para a CMV – Cruise & Maritime Voyages, outra empresa inglesa, que o operou juntamente ao Marco Polo nas últimas temporadas.

A operação do navio, entretanto, já não era lucrativa há algum tempo, e o grupo All Leisure teve, somente neste, prejuízo de 3 milhões de libras atribuídos ao navio. Na frota da CMV o Discovery será substituído pelo Azores, ex-Athena, da Portuscale Cruises, enquanto seu lugar na Voyages of Discovery foi ocupado pelo Voyager, ex-Alexander von Humboldt, desde 2012.

Outro navio que deve seguir para a sucata em breve é o Club Harmony, ex-Costa Marina, que estava imobilizado na Coréia do Sul há alguns anos, e é aguardado em Aliaga, na Turquia – outro dos estaleiros de desmanche.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui