Santos receberá 19 navios durante temporada 2014/2015

0
O fim de uma era: 2014/2015 marcará a despedida do Splendour of the Seas
de Santos e do Brasil. 

Durante a temporada começará no próximo mês, o Porto de Santos receberá no total 19 navios de cruzeiro. Destes, a maior parte é composta por navios em trânsito, que escalarão poucas vezes a cidade durante a temporada; servindo o mercado nacional, nove navios ficarão baseados no Concais. 

A temporada 2014/2015 começa em menos de um mês em quase todos os portos do Brasil que receberão navios, e também em Santos. Após um ano incomum, com escalas também nos meses de inverno, o Concais voltará a receber um navio de cruzeiro em 9 de novembro, quando o Empress, da Pullmantur, atraca no Armazém 25.

Curiosamente, o Empress foi um dos últimos navios a deixar o Brasil na última temporada, fazendo sua última escala no Concais poucos dias antes do Splendour of the Seas fechar a estação. Em 2014/2015, o cenário se inverte, o Splendour parte um pouco mais cedo, e o Empress encerrará a temporada, em 27 de abril.

Empress

O navio, que realizará principalmente mini-cruzeiros e roteiros para o Prata, será também o que mais escalará o terminal nesta estação, com um total de 42 atracações no terminal. No total, o terminal receberá 198 escalas, realizadas por 19 navios diferentes. Destes, 9 estarão em temporada regular pelo Brasil e América do Sul, e outros 10 realizarão apenas uma passagem pela cidade, com passageiros em trânsito, em roteiros internacionais.

O número de estreias – navios que nunca escalaram Santos – aumentará em mais de 100% em comparação com a temporada passada. Quatro navios atracaram na cidade pela primeira vez, contra apenas um de 2013/2014. Os navios da Pullmantur serão os que mais escalarão; Empress, Zenith e Sovereign realizarão um total de 94 meses. A MSC vem logo em seguida, com 47 escalas de seus três navios, MSC Lirica, MSC Preziosa e MSC Poesia. Logo em seguida vem a Royal Caribbean, com 26 escalas do Splendour of the Seas, e a Costa Crociere, com um total de 19 escalas de seus dois navios na América do Sul, Costa Pacifica e Costa Favolosa.

Entre os destaques da temporada está o retorno da Holland America Line, que trará o Prinsendam pela primeira vez a Santos. A companhia do grupo Carnival não vem a Santos desde março de 2011, quando o Veendam fez escala em posicional rumo aos EUA.  Outra companhia do grupo Carnival que retorna à cidade é a Princess Cruises, que escalou pela última vez em 2009/2010. O Ruby Princess, um dos maiores e mais novos navios da frota, estreará no Concais, realizando inclusive desembarque de passageiros no terminal.

Prinsendam

Ainda entre os navios em trânsito, destaque para o retorno do Silver Shadow, da Silversea Cruises, que não visita Santos há cerca de dez anos, e a estréia do exótico Pacific Venus, da Japan Cruise Line. Em viagem de volta ao mundo, o navio virá pela primeira vez ao porto de Santos, com passageiros quase exclusivamente oriundos do Japão, e realizará pernoite antes de partir para seu próximo destino.

Já no mercado doméstico, chama a atenção o pequeno número de escalas dos navios do Grupo Costa, que novamente não terá a AIDA na América do Sul, nem a Ibero (que será encerrada em novembro). Destaque também para o retorno do MSC Lirica, alguns anos após sua última escala na cidade, e para a estréia do MSC Poesia. Outro ponto alto da estação será a temporada do Splendour of the Seas, que após mais de dez anos utilizando o porto de Santos como base, se despedirá da América do Sul em 2014/2015, não retornando ao subcontinente na próxima temporada.

Abaixo, a lista de navios que escalarão no porto em 2014/2015, com o número de escalas de cada entre parêntesis. Em negrito os navios que estrearão no porto, e em itálico os que virão em trânsito, durante cruzeiros de longo curso.

Costa Pacifica

Costa Favolosa (18);
Costa Pacifica (1);
Splendour of the Seas (26);
Empress (42);
Sovereign (16);
Zenith (36);
MSC Lirica (6);
MSC Preziosa (24);
MSC Poesia (17);
Regatta (1);
Marina (1);

Regatta

Crystal Symphony (1);
Silver Shadow (1);
Silver Spirit (1);
Pacific Venus (1 – com pernoite);
Ruby Princess (1);
Seven Seas Mariner (1);
Prinsendam (1 – com pernoite);
Corinthian (1).




Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Igor Welster.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui