Grand Holiday operará pela CMV a partir de 2015

0
Nova aparência do navio, que terá sua chaminé cortada, assim como seu gêmeo Jubelee, atual Henna. 

Renomeado Magellan, o navio da Ibero Cruceros será fretado à companhia inglesa, em um longo contrato com opção de compra ao final. Realizando seus últimos roteiros pela Ibero, o Holiday passará por uma pequena reforma antes de entrar em operação pela Cruise & Maritime Voyages, ao lado de Marco Polo e Azores, em março de 2015. 

O Grand Holiday não ficará muito tempo sem operar após finalizar seu último cruzeiro pela espanhola Ibero Cruceros. Encerrando sua carreira na companhia espanhola neste mês, a embarcação, construída em 1985 para a Carnival Cruise Lines, passará a operar pela primeira vez no mercado britânico em março de 2015.

A Costa Crociere, matriz da Ibero, fretou o navio para a Cruise & Maritime Voyages (CMV), do Reino Unido, em um longo contrato, que conta com uma opção de compra após o final do período em questão. O negócio é semelhante ao firmado com a Thomson Cruises em 2010, para o Costa Europa, atual Thomson Dream.

O Holiday estava à venda desde que a Carnival Corporation, proprietária da Costa Crociere e da Ibero Cruceros, anunciou o fim desta última, em junho. Na ocasião, o grupo norte-americano de cruzeiros afirmou que iria encerrar a marca espanhola no final da atual temporada européia, e que venderia o Holiday como parte do plano de modernização de sua frota de mais de 100 navios. Sem o Holiday, entre todas as marcas da Carnival, menos de dez navios entregues na década de 80 continuarão operando pelas companhias em questão.

Ficam definidos assim, os destinos de todos os navios da Ibero Cruceros, que chegou a operar quatro navios simultaneamente há alguns anos. Os primeiros navios a deixar a marca foram o Grand Voyager e o Grand Mistral, transferidos para a Costa em 2011 e 2013, respectivamente. O Grand Celebration segue o mesmo caminho de seus ex-companheiros de frota, e passa a operar pela companhia italiana em novembro. A última temporada da Ibero na América do Sul aconteceu em 2013/2014, quando o Celebration serviu o mercado argentino. Já a última temporada brasileiro do Holiday foi a 2012/2013, na qual o navio realizou roteiros ao Prata com partida do Brasil. Durante suas temporadas no Brasil, o gêmeo do Holiday realizou embarques em diversos portos, além de Santos e Rio de Janeiro, embarcou passageiros também em Itajaí, Vitória, Maceió e Salvador.

O formato original da chaminé, com o logo da Ibero.

Antes de iniciar sua operação pela CMV, o Holiday será renomeado Magellan, e ganhará uma nova aparência, durante reforma que também abrangerá alguns ambientes internos. Externamente, além da nova pintura, o navio terá sua chaminé transformada, com a retirada de sua parte superior, assim como ocorreu com o Jubilee, gêmeo do Holiday que foi transferido para a P&O Australia em 2005. Completa, a chaminé remete à própria Carnival Cruise Line, que tem no formato atual desta, uma de suas maiores marcas.

O Magellan realiza a primeira viagem por sua nova companhia em março de 2015, em um cruzeiro de 12 noites pelo extremo norte da Europa. Durante todo o ano, o navio realizará cruzeiros com embarque e desembarque no porto de Tilbury, que fica próximo à Londres, como flagship da companhia. Será a primeira vez que a embarcação servirá o mercado inglês, e também sua primeira temporada no Norte da Europa. Até então, como Holiday e Grand Holiday, o navio havia operado apenas no Caribe e América do Norte, Mediterrâneo Ocidental, e América do Sul, servindo o mercado estadunidense, o espanhol, o brasileiro e o argentino.

Na CMV, o Magellan terá a companhia do Azores, ex-Athena, operado pela companhia em parceria com a portuguesa Portuscale Cruises, e do tradicional Marco Polo, navio original e atual flagship da companhia. Até pouco, a CMV operava o Discovery, em parceria com o grupo All Leisure. Além destes, a companhia operou o Ocean Countess, que foi perdido em um incêndio no final do ano passado, enquanto imobilizado na Grécia.

Grand Holiday em estréia em Santos, em novembro de 2010. 

“A introdução do Magellan à nossa crescente frota oceânica é outro importante marco na expansão e desenvolvimento estratégico da presença de nosso grupo no Reino Unido e em outros mercados internacionais, que irá aumentar nossa capacidade geral para 115,000 passageiros. A marca CMV tem agora um reconhecimento muito maior, e nós continuamos confidentes de nossos objetivos em médio e longo prazo serão alcançados”, disse Christian Verhounig, presidente e CEO do grupo CMV, que também incluí uma companhia de cruzeiros fluviais, uma armadora de navios de carga, e uma marca de cruzeiros australiana.

O Magellan tem capacidade possui cerca de 46,000 toneladas, e capacidade para aproximadamente 1,250 passageiros. Será um navio apenas para adultos na CMV, recebendo exclusivamente passageiros maiores de 16 anos.

Temporada 2015/2016 com viagens ao Brasil

Marco Polo fundeado em Belém do Pará, em cruzeiro pela Amazônia

Juntamente ao anúncio do novo navio, a CMV divulgou que lançará o novo catálogo 2015/2016 de sua marca na próxima quinta-feira. A nova temporada incluirá a estação inaugural completa do Magellan, roteiros a partir de Liverpool com o Azores, e novos cruzeiros de inverno boreal, incluindo uma viagem de cerca de 54 noites no Marco Polo com destino ao Brasil, à Argentina e ao Chile. Será a primeira vez que a companhia realizará uma viagem do tipo.

Quase simultaneamente, o Magellan dará o cruzeiro anual da companhia aos rios Amazonas e Orinoco. A viagem, realizada até então pelo Marco Polo, inclui diversas escalas no Brasil em cerca de um mês de cruzeiro.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright CMV, Daniel Capella e Gilmar Leal.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui