MSC Lirica retorna a Santos depois de cinco anos, acompanhado do Empress

0

Na primeira escala dupla da temporada, o Concais recebeu o Empress, da Pullmantur, e o MSC Lirica, da MSC Crociere. Este último, não vinha à cidade há cerca de 5 anos, desde que estreou em 2009/2010. Ambos partiram para mini-cruzeiros pelo sudeste. 

Mais de cinco anos após na estréia na cidade, retornou a Santos no último domingo o MSC Lirica. Parte da classe Lirica, o navio da MSC Crociere chegou para uma pequena temporada de menos de um mês baseado no Concais, para mini-cruzeiros pelo sudeste. Em dezembro, parte em definitivo para o Rio de Janeiro, onde realizará embarques até o final da temporada. 

Curiosamente, na única temporada em que utilizou o Terminal de Cruzeiros de Santos, o Lirica realizou operação semelhante, fazendo apenas algumas escalas na cidade antes de partir para o Rio de Janeiro onde embarcou passageiros durante os meses seguintes. Em 2009/2010, o MSC Lirica foi um dos cinco navios da MSC no Brasil, uma das duas estreias daquela temporada. Na estação seguinte ainda retornou à América do Sul, mas fez embarques apenas em Buenos Aires, e sequer escalou Santos. 

A primeira escala do MSC Lirica, em 23 de outubro de 2009, em Santos, foi também a primeira com a cobertura do então blog WorldCruises.com. Para conferir a matéria da época com fotos, clique aqui. Desde então, vinha realizando outros roteiros na época da temporada brasileira, mais recentemente protagonizou o retorno da MSC Crociere ao Oriente Médio, com roteiros a partir dos Emirados Árabes. Em seu retorno ao Atlântico Sul, ficará novamente baseado no Rio de Janeiro, com roteiros ao Prata e ao Nordeste, além dos mini-cruzeiros no início da temporada com partida de Santos.

Entregue em 2003, o Lirica tem capacidade para cerca de 2,200 passageiros em suas 59,000 toneladas. Foi o primeiro navio construído para a MSC Crociere; com base em projeto do Mistral, inaugurado alguns anos antes para a Festival Cruises. Assim como o restante da frota da MSC, foi construído pelo Chantiers de l’Atlantique de Saint Nazaire, atual STX France, na França. Da atual frota da companhia, é o único a ter ostentado as antigas cores da companhia italiana, que incluíam casco e chaminé totalmente brancos, com um logotipo dourado da MSC (semelhante ao da matriz de carga da MSC) nesta última.

Além do Lirica, também esteve em Santos o Empress, da Pullmantur. Em sua terceira escala na temporada, o navio da companhia espanhola atracou pela primeira vez no novo cais de Outeirinhos, inaugurado pelo MSC Divina no último mês de junho. Mais próximo do Concais, o novo ponto de atracação facilita a operação de embarque ao diminuir o tempo de transporte dos passageiros entre o terminal e o navio.

Ambos partiram em mini-cruzeiros de três noites, e retornaram ao Porto de Santos na última terça-feira. O Empress realizou escalas em Ilhabela e Búzios, no roteiro que realizará durante boa parte desta temporada. Já o MSC Lirica, chegando de sua travessia com início em Marselha, realizou roteiro semelhante ao Empress, também com escalas em Búzios e Ilhabela. O próximo navio a chegar a Santos para a temporada regional é o MSC Preziosa, em 27 de novembro. Antes, porém, o Marina, da Oceania Cruises realiza sua escala anual no terminal, com passageiros em trânsito. O navio de luxo também realizará embarque de passageiros, para roteiro de longo curso com destino a Buenos Aires. 
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui