Temporada 2015/2016 no Brasil: o que esperar?

1
Rhapsody of the Seas, uma das novidades da temporada.

A temporada brasileira 2015/2016 de cruzeiros já está praticamente definida. Apenas a Pullmantur ainda não revelou seus navios e roteiros para a época, enquanto as outras companhias já divulgaram seus planos. Com novidades pontuais, a temporada será semelhante a 2014/2015, mas com aumento no número de navios na região. 

MSC – Temporada de novidades e ampliação na oferta, com estréia e navios reformados

MSC Lirica e MSC Armonia estarão no Brasil totalmente reformados em 2015/2016

A armadora italiana será a principal personagem da temporada 2015/2016, com cinco navios na América do Sul. Será a primeira vez desde 2010/2011 que a MSC Crociere trará esta quantidade de navios para a região, com MSC Splendida, MSC Magnifica, MSC Lirica, MSC Armonia e MSC Poesia. Ainda assim, o número de navios não supera a temporada 2009/2010, quando a companhia teve seis navios navegando em águas brasileiras. A oferta total, no entanto, deve ser semelhante, já que os navios de 15/16 serão maiores, e ao fato de estarem previstos mais mini-cruzeiros. A principal novidade fica por conta da vinda do MSC Splendida, atualmente única navio da frota da companhia a não ter visitado o Brasil. O navio da classe Fantasia realizará cruzeiros com partida de Santos e destino à Bahia. Outra novidade é a retomada dos mini-cruzeiros durante toda a temporada, com o MSC Armonia totalmente reformado realizando os cruzeiros de 3 e 4 noites com partida de Santos entre novembro e março.

Além do Armonia, o MSC Lirica estará totalmente reformado e mais comprido: as embarcações ganharão novos 24 metros em uma peça pré-fabricada que terá novas cabines e áreas públicas, e será instalada em estaleiro. Em sua segunda temporada consecutiva no Brasil (quarta no total), o navio que dá nome à classe Lirica realizará embarques no Rio de Janeiro para mini-cruzeiros e roteiros para o Nordeste ou o Prata. Para os cruzeiros semanais com partida de Santos e destino ao Prata, retorna o MSC Magnifica, mais novo navio da classe Musica. Além destes, estará na América do Sul também o MSC Poesia, que estreou na região em 2013/2014. O navio da classe Musica realizará apenas embarques em Buenos Aires, para roteiros com duração entre 3 e 9 noites, visitando principalmente portos do sudeste brasileiro. A companhia chegou a anunciar o retorno do MSC Sinfonia, que não vem ao Brasil desde 2008/2009, no lugar do MSC Armonia, entretanto, confirmou que este último é o que retorna, após um hiato de três temporadas. Mais informações sobre a temporada 2015/2016 da MSC estão disponíveis neste link.

Costa – Repetição de 2014/2015; Favolosa e Pacifica com oferta semelhante

Costa trará dois navios da classe Concordia ao Brasil em 2015/2016

Talvez a companhia de cruzeiros com maior identificação com o Brasil, a Costa Crociere continuará desinteressada pelo país em 2015/2016. Fundada nos anos 40, a italiana teve como principal rota por décadas as ligações entre o velho continente e os países da costa leste da América do Sul, destino que foi inclusive o da primeira viagem da companhia, em 1948. Estamos, entretanto, nos anos 2010, e o foco agora é a Ásia, especialmente a China. Com três navios operando em tempo integral no Oriente a partir de 2015, a companhia voltará a ter apenas duas embarcações na América do Sul em 2015/2016. Os mesmos de 2014/2015: Costa Favolosa e Costa Pacifica. As embarcações retornam ao Atlântico Sul pela segunda vez consecutiva para roteiros com partida de Santos, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Ao final da temporada 2015/2016, o Costa Favolosa terá realizado no total quatro temporadas na região, enquanto o Costa Pacifica apenas três.

O novo Costa Diadema, que será inaugurado nos próximos meses, permanecerá no Mediterrâneo, para sua segunda temporada de inverno na região. O mercado de inverno mediterrâneo é um dos que estão em alta para a companhia, junto com o Caribe. Juntos, estes dois destinos contarão com cerca de metade da frota da companhia em 2015/2016. A América do Sul e os Emirados Árabes são mercados que já tiveram maior atenção da companhia, e no momento estão em baixa. Dessa forma, o Costa Pacifica ficará dedicado ao mercado argentino, realizando embarques também no Rio de Janeiro, para roteiros longos de 8 ou 9 noites, enquanto o Costa Favolosa será dedicado ao Brasil, para roteiros pelo Nordeste ou Prata, com partida de Santos. Assim como em 2014/201, também será possível embarcar em Buenos Aires em algumas das escalas do Favolosa na cidade. Segundo a companhia, os motivos para a diminuição acentuada da oferta na região (que já chegou a contar com o dobro de navios), são os altos custos operacionais, que diminuem a lucratividade do negócio como um todo. Para ler mais sobre a temporada 2015/2016 da Costa, clique aqui.

Royal Caribbean – Estréia familiar, internacionalização de roteiros e diminuição na oferta nacional

O Rhapsody of the Seas, estréia de 15/16, é gêmeo do Vision of the Seas.

Depois de anos sem trazer novos navios para o Brasil, a Royal Caribbean International finalmente promoverá uma estréia na temporada 2015/2016. A última vez que um navio da frota estreou no Brasil ocorreu em 2009/2010, quando o Vision of the Seas realizou sua temporada inaugural na América do Sul. Entretanto, nem tudo que resplandece é ouro. Com uma frota de 25 navios, grande parte deles gigantes e inovadores, a companhia trará pela primeira vez ao Brasil o Rhapsody of the Seas, justamente um gêmeo do Vision of the Seas, e da mesma classe do Splendour of the Seas que tem realizado temporadas na região desde 2000. O motivo para a não vinda de navios maiores e mais inovadores, segundo a própria companhia, são as dificuldades operacionais na América do Sul, e a baixa lucratividade da operação regional, causada pelas taxas abusivas e excessivas praticadas pelos governos e terceiros relacionados à indústria da área.

Inaugurado em 1997, o Rhapsody of the Seas é um dos mais novos navios da classe Vision, e foi totalmente reformado em 2012, quando ganhou novos restaurantes e atrações. Tem operado ultimamente no Alaska e no Pacífico Sul, tendo realizado diversas temporadas com base em Sidney, na Austrália. Em sua primeira temporada sul-americana realizará embarques majoritariamente em Santos, para cruzeiros semanais com destino ao prata e mini-cruzeiros. A Royal Caribbean, porém, resolveu retomar roteiros pela Patagônia, e dedicará o navio a estes roteiros entre a metade de fevereiro e o final da sua temporada no Hemisfério Sul. Assim, a embarcação realizará embarques também em Valparaíso e Buenos Aires, para roteiros mais longos com passagem por portos na Terra do Fogo e no Cabo Horn. Também será possível embarcar no Brasil em um desses roteiros, e no último, em março, será possível desembarcar em Santos. Estes roteiros não eram realizados pela armadora norte-americana desde 2010/2011. Leia mais sobre a temporada 2015/2016 da Royal Caribbean, clique aqui.

Pullmantur – Nada definido; baixa possibilidade de aumento na oferta ou novidades

Empress, um dos navios da Pullmantur que provavelmente virá ao Brasil em 2015/2016

A Pullmantur é a única companhia que atua regularmente no Brasil a ainda não anunciar seus roteiros para a temporada 2015/2016. A filial espanhola do grupo Royal Caribbean, no entanto, não possui muitas alternativas para a temporada. Operando apenas três navios sob sua marca, a companhia deve repetir a temporada 2014/2015, deixando o Monarch no Caribe, e trazendo ao Brasil seus três mais tradicionais navios: Empress, Sovereign e Zenith (este último, em “empréstimo” da CDF, sua marca francesa). Será a primeira temporada da companhia anunciada após as mudanças relacionadas aos pacotes de tudo incluído. O foco dos roteiros deve continuar nos mini-cruzeiros, que serão ampliados em 2014/2015; entretanto, caso a economia argentina se recupere, é provável que roteiros com partida de Buenos Aires sejam acrescentados.

A empresa ainda pode surpreender com o deslocamento do Monarch ao litoral brasileiro, entretanto a possibilidade, levantada pelo gerente regional brasileiro da Pullmantur, Alexandre Zachello, é remota. Esperava-se que em 2015/2016 a armadora pudesse voltar a aumentar a oferta no Brasil, com a vinda do Century, recém transferido da frota da Celebrity para a CDF, ao país. A previsão era que o navio entrasse em operação pela marca francesa em abril, deixando o Zenith livre para sua volta à Pullmantur, e apliando a frota total das marcas europeias da Royal Caribbean para seis navios. Entretanto, o navio foi vendido antes mesmo de ser transferido para a marca francesa. Além dos navios já citados, a CDF opera o Horizon, ex-Island Star, que deverá retornar ao Caribe em 2015/2016, onde tem operado nas temporadas de inverno europeu um roteiro voltado ao mercado francês.

AIDA, BCR e Ibero – Sem navios na região em 2015/2016, por diferentes razões.

AIDAcara, presença frequente no litoral brasileiro nos últimos anos

Três companhias que operaram regularmente no Brasil há algumas temporadas continuarão ausentes em 2015/2016: são elas a AIDA e a Ibero, do grupo Carnival, e a BCR, empresa brasileira. Após trazer navios da Classic International Cruises (então Arcalia Shipping) ao Brasil por diversos anos no começo da década passada, a empresa de Milton Sanches chegou a retornar ao mercado na temporada 2013/2014, operando no nicho deixado pela Pullmantur em Fernando de Noronha. A operação, no entanto, foi um fracasso, e por motivos desconhecidos, encerrada cerca de três meses antes do previsto. A empresa nunca divulgou uma posição oficial no que diz respeito a seu status ou seus planos para o futuro, nem mesmo justificou o fim abrupto de sua operação. Acredita-se, porém, que o ocorrido tenha tirado-a do mercado, o que por si só descarta a possibilidade do fretamento de qualquer navio para operação no Nordeste em 2015/2016.

Ibero Cruceros: going out of business

Outras duas empresas não operarão na América do Sul em 2015/2016, a AIDA Cruises e a Ibero Cruceros. Marcas do grupo Carnival, as empresas tem diferentes motivos para não continuar operando na região. Enquanto a AIDA continua crescendo e operando ao redor de todo o mundo não vindo ao país por opção, a Ibero Cruceros passa por um período ruim, e será encerrada em novembro deste ano. Recentemente a Carnival Corporation anunciou ter tomado a decisão de dissolver a sua marca espanhola, encerrando sua operação e transferindo seus navios. Assim, o Grand Celebration será aproveitado pela Costa Crociere, e o Grand Holiday será vendido, enquanto o Grand Mistral já opera para a Costa. A companhia tinha como um de seus principais destinos a América do Sul, onde chegou a operar toda sua frota por diversas temporadas. Com a deterioração da situação econômica da Espanha, e o aumento da oferta na América do Sul, a marca acabou perdendo seus índices de lucro, e nos últimos anos vinha dando prejuízo à matriz. Ao anunciar o final da marca, a Carnival anunciou que a Costa Crociere aumentará a oferta nos destinos que eram visitados por este, contrabalanceando assim a perda de oferta nessas regiões. A AIDA, que operava regularmente na América do Sul com roteiros voltados ao mercado alemão, deixou a América do Sul após três temporadas na região em 2015/2015, alegando dificuldades operacionais e altos custos que inviabilizam o lucro.

ATUALIZAÇÃO (16/01): No final de dezembro a Costa Crociere suspendeu as vendas em todas as viagens já anunciadas para 2015/2016 e começou a rever seus planos para a temporada. No começo de janeiro a companhia italiana anunciou que dedicaria para o Costa Pacifica e o Costa Mediterranea à América do Sul. Aparentemente o motivo da mudança foi diminuir ainda mais a oferta na região, leia mais. A Pullmantur, em novembro, informou que terá apenas dois navios no Brasil, já que irá dedicar o Zenith a roteiros para brasileiros no Caribe. A novidade foi anunciada por nós no começo de dezembro, clique aqui para ver.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Diogo Kyrillos e Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui