Cinco navios e 16 mil passageiros em Santos

0
Zenith realizou sua primeira escala da temporada 

No sábado dia 6, o Porto de Santos vivenciou um dos pontos altos da temporada 2014/2015, ao receber Costa Pacifica, MSC Poesia, Sovereign, Empress e Zenith, que movimentaram 16 mil passageiros. Apesar dos números modestos em comparação com outras temporadas, este foi um dos dias de maior movimento da atual estação, que termina em abril.

Muita coisa mudou para o mercado de cruzeiros de cruzeiros nacional e mundial desde que o Porto de Santos recebeu 9 navios simultaneamente e movimentou 35 mil passageiros, em 8 de fevereiro de 2008. Enquanto os navios se tornaram maiores e passaram a transportar mais passageiros, o mercado brasileiro perdeu importância, e hoje, em sua totalidade, contabiliza apenas o número de navios que foram recebidos em Santos no dia recorde em 2007/2008.

Assim, os dias de maior movimentação do terminal esse ano, são proporcionais a diminuição da temporada como um todo. Um deles aconteceu no último dia 6, quando a cidade recebeu cinco navios e movimentou 16 mil passageiros. Além da maior parte da frota da Pullmantur, o porto recebeu a primeira e única escala do Costa Pacifica nesta temporada, e a estréia do MSC Poesia, que apesar de já ter estado na América do Sul, nunca havia vindo a Santos.

O navio da MSC Crociere realizará uma temporada de cerca de três meses, realizando cruzeiros de uma semana ao Prata. Sempre partindo de Santos, os roteiros escalam Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este, em ordem que varia e influencia no tempo de permanência em cada porto. Parte da classe Musica, o navio substitui o MSC Magnifica, que realizou esta rota nas últimas duas temporadas, e tem capacidade para 3,013 passageiros. Foi entregue em 2008, e antes de vir à América do Sul pela primeira vez em 2013, havia navegado apenas na Europa e Caribe. Em sua temporada inaugural na região, 2013/2014, havia realizado embarques exclusivamente em Buenos Aires.

Buenos Aires, que será o porto base do Costa Pacifica nessa temporada. O navio da Costa Crociere retornou ao Porto de Santos com passageiros em sua maioria em trânsito, quase três anos depois de sua última escala na cidade, em 2012. Em sua única temporada sul-americana até então, a 2011/2012, o navio da classe Concordia havia realizado o tradicional roteiro ao nordeste de sua companhia, com embarques em Santos, Rio de Janeiro e Salvador. De volta à região, estréia no Rio da Prata, com roteiros ao Brasil partindo da Argentina. Sua única escala em Santos foi a de 6 de dezembro, durante a travessia que o trouxe da Europa.

Também recém chegado da Europa, fez sua segunda escala em Santos o Sovereign, da Pullmantur. Fazendo sua segunda escala na cidade nesta temporada, o navio retornou de seu roteiro inaugural rumo ao Prata, que acabou marcado por problemas técnicos do navio. A viagem de sete noites que inicialmente escalaria Buenos Aires, Paranaguá e Montevideo, escalou apenas o porto de Montevideo, onde permaneceu por mais tempo que originalmente previsto. Construído em 1988 e remodelado em doca-seca antes da temporada brasileira, o maior navio da frota da companhia latina partiu para seu primeiro roteiro ao Nordeste da temporada. Esta viagem também acabou afetada pelos problemas técnicos, e não foi a Búzios, uma das escalas inicialmente previstas.

O Empress, enquanto isso, partiu para Búzios e Ilhabela, em mais um dos várias mini-cruzeiros que tem realizado. O do dia 6 teve três noites, e foi o décimo dos roteiros da temporada dos 35 que a embarcação realizará até o final de abril. Entregue em 1990, o navio da Pullmantur foi construído para a Royal Caribbean, companhia pela qual operou até 2008 quando foi transferido para a companhia espanhola/latina. Sua transferência para a marca foi resultado da transferência de dois navios da então frota da Pullmantur para a frota da Azamara Cruises.

O mesmo aconteceu com o Zenith, que também esteve em Santos no dia 6, e também foi transferido para a Pullmantur após a criação da Azamara Cruises. Diferentemente do Empress, no entanto, este navio foi construído para a Celebrity Cruises e operou por sua companhia original até 2007. Foi construído em 1992 e tem um único gêmeo, o Horizon. Também de partida para um mini-cruzeiro, o navio foi um dos primeiros a deixar a cidade, e partiu para São Francisco do Sul, em roteiro que também escala Itajaí.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui