Costa Mediterranea é novidade da Costa Crociere para América do Sul em 2015/2016

0
Costa Mediterranea

A Costa reviu seus planos para a temporada 2015/2016 no Brasil e em todo mundo. A companhia italiana trocou os navios que havia destinado a diversos destinos ao redor do mundo, incluindo a América do Sul. Com isso, terá como novidade na região o Costa Mediterranea, que realizou apenas uma temporada sul-americana, e na próxima temporada retorna junto ao Costa Pacifica. O Costa Favolosa que inicialmente faria os roteiros com partida do Brasil foi destinado ao Caribe.

Como vem fazendo nos últimos anos, a Costa Crociere antecipou a programação de sua temporada 2015/2016. Assim, a companhia italiana já tinha divulgado os planos para praticamente todos os seus navios nesta época em junho deste ano. Conforme noticiamos na época (clique aqui para ver), a companhia teria uma temporada de continuidade, com poucas mudanças em relação à atual, 2015/2016. Mantendo seu maior e mais novo navio, o Costa Diadema, no Mediterrâneo, a companhia manteria idêntica a oferta na América do Sul, com os mesmos Costa Pacifica e Costa Favolosa que realizam a temporada 2014/2015 na região. Entretanto, há cerca de uma semana, os planos originais começaram a mudar; trazemos assim as novidades à nossos leitores com exclusividade.

Costa Favolosa: estréia no Caribe em 2015/2016

Conforme confirmamos, a companhia do grupo Carnival resolveu trocar um de seus navios na América do Sul, o Costa Favolosa. O navio da classe Concordia fará agora sua estréia no Caribe, juntamente ao Costa Magica e ao Costa Deliziosa, que já estavam anteriormente dedicados a este destino. O Costa Fortuna, que até então faria companhia a estes dois últimos, foi deslocado para os Emirados Árabes. Parte da classe Destiny, o Fortuna realizou sua última temporada no Oriente Médio em 2013/2014, agora retorna a esta região, em substituição ao Costa Mediterranea, que havia sido inicialmente escalado para esse roteiro. Nos embarques em Dubai, terá a companhia do Costa neoRiviera, que faz sua terceira temporada de inverno boreal com a Costa.

Dessa forma, a companhia liberou o Costa Mediterranea para sua segunda temporada sul-americana. Inaugurado em 2003, o navio esteve no Brasil em 2008/2009, quando estreou na região, e realizou roteiros de 9 noites ao Prata com embarque em Santos e Rio de Janeiro. Da classe Spirit, navegou desde então exclusivamente pelo Caribe e Mediterrâneo. No seu retorno à América do Sul, terá a companhia do Costa Pacifica, que realizará sua terceira temporada brasileira, e foi inaugurado em 2009.

Costa Mediterranea

Construído pelo estaleiro finlandês Kvaerner Masa Yard, hoje Meyer Finland, o Costa Mediterranea foi o segundo navio encomendado pela Carnival Corporation para a Costa Crociere. Gêmeo do Costa Atlantica, o navio é menor que os das classes Destiny e Concordia, que são comumente destinadas ao Brasil. Seu projeto básico é emprestado da classe Spirit, da Carnival Cruise Line. Com quatro navios (Carnival Miracle, Carnival Spirit, Carnival Legend e Carnival Pride), essa classe foi projetada pela companhia norte-americana para poder atravessar o Canal do Panamá, e poder acessar portos com calado aéreo limitado (como Sidney, na Austrália, e Baltimore, nos EUA). Possui capacidade para cerca de 2,700 passageiros em ocupação máxima e 85 mil toneladas.

Já o Costa Pacifica, foi construído na própria Itália, pelo Fincantieri. Último dos três originais navios da classe Concordia (Favolosa e Fascinosa foram encomendados mais tarde), o navio foi teve sua decoração interna inspirada na música, e por isso é considerado pela companhia “O Navio da Música”. Fez sua estréia brasileira em 2011/2012. Em 2015/2016 realizará sua terceira temporada sul-americana, após ficar baseado na Argentina em 2014/2015. Um dos maiores navios da frota, acomoda cerca de 3,800 passageiros em suas 115 mil toneladas.

Costa Pacifica

Os roteiros e portos de embarque ainda não foram divulgados em sua totalidade, entretanto, aparentemente serão diferentes dos que vem sendo realizados ultimamente pela Costa. Tanto Mediterranea como Pacifica poderão fazer embarque em Santos, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevideo durante a temporada, que irá de novembro de 2015 ao final de março de 2016. Espera-se que os pacotes estejam disponíveis para compra já em meados de janeiro.

No restante dos destinos atendidos pela companhia italiana não houve alterações significativas. O Mediterrâneo deverá receber quatro navios, o flagship Costa Diadema, o Costa neoRomantica, o Costa Fascinosa e o Costa Celebration (que aparentemente retornará à frota em abril de 2015). Já na Ásia, Costa Victoria, Costa Serena e Costa Atlantica oferecerão a maior oferta da história da companhia no Oriente, enquanto o Costa neoClassica retornará ao Oceano Índico, para roteiros pela costa leste da África. Confira abaixo o destino de cada navio para 2015/2016, segundo a programação atualizada, e também as últimas temporadas de inverno da Costa ao redor do mundo.

2015/2016

América do Sul – Costa Pacifica e Costa Mediterranea;
Voltas ao Mundo – Costa Luminosa;
Mediterrâneo – Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa neoRomantica e Costa Celebration;
Dubai – Costa Fortuna e Costa neoRiviera;
África e Índico – Costa neoClassica;
Ásia – Costa Victoria, Costa Serena e Costa Atlantica;
Caribe – Costa Magica, Costa Deliziosa e Costa Favolosa;.

2014/2015
América do Sul – Costa Pacifica e Costa Favolosa;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa;
Mediterrâneo – Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa neoRomantica e Costa Celebration;
Dubai – Costa Serena e Costa neoRiviera;
África e Índico – Costa neoClassica;
Ásia – Costa Victoria e Costa Atlantica;
Caribe – Costa Fortuna, Costa Magica, Costa Luminosa e Costa Mediterranea.

2013/2014
América do Sul – Costa Fascinosa e Costa Favolosa;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa e Costa neoRomantica;
Mediterrâneo – Costa Pacifica, Costa neoRomantica (após janeiro) e Costa Serena;
Dubai – Costa Fortuna e Costa neoRiviera;
Ilhas Canárias – Costa Classica;
Ásia – Costa Victoria e Costa Atlantica;
Caribe – Costa Mediterranea, Costa Magica e Costa Luminosa;
Mar Vermelho – Costa Voyager (cancelada). 

2012/2013

América do Sul – Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna e Costa Serena;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa e Costa neoRomantica (sem ida e volta pra Itália);
Mediterrâneo – Costa Pacifica e Costa Magica;
Dubai – Costa Atlantica e Costa Classica;
Ásia – Costa Victoria;
Caribe – Costa Luminosa e Costa Mediterranea;
Mar Vermelho – Costa Voyager.

2011/2012
América do Sul – Costa Pacifica, Costa Fortuna, Costa Victoria e Costa Magica;
Volta ao Mundo – Costa Deliziosa;
Mediterrâneo – Costa neoRomantica, Costa Concordia e Costa Serena;
Dubai – Costa Favolosa;
Ásia – Costa Classica;
África e Índico – Costa Allegra;
Caribe – Costa Mediterranea, Costa Luminosa e Costa Atlantica;
Mar Vermelho – Costa Marina.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Costa Crociere, Daniel Capella e Rui Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui