Cruzeiros de Natal em Santos

1

Cinco navios de cruzeiro escalaram Santos no último dia 20, dia de maior movimentação do terminal nesta temporada. As embarcações da Royal Caribbean, Pullmantur, Costa e MSC partiram para mini-cruzeiros, e para as viagens de Natal de 2014. 

O dia de maior movimentação  nesta temporada no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais, foi o último dia 20. No dia, a cidade de Santos recebeu cinco navios de cruzeiro, assim como no começo de dezembro, entretanto, partindo em cruzeiros de Natal, os navios movimentaram mais passageiros no dia 20.

Contribuíram para o feito um navio da Royal Caribbean, o Splendour of the Seas, um da Costa Crociere, o Costa Favolosa, dois da Pullmantur, Sovereign e Empress, e um da MSC Crociere, o MSC Poesia. Com exceção do Poesia, que acabou atracando apenas por volta das 10h30 da manhã, todos os navios chegarão no começo da manhã. As partidas estavam marcadas para o final da tarde, entretanto, o Empress não cumpriu seu horário de saída, e partiu apenas por volta das 21h30min.

O motivo para ambos os atrasos não está claro, entretanto, não comprometeu os roteiros realizados pelas embarcações. Atrasado, o MSC Poesia chegou de um cruzeiro de sete noites ao Prata, com escalas em Montevideo, Buenos Aires e Punta del Este. Após realizar desembarque e embarque de passageiros, partiu para roteiro semelhante, no qual comemorou o Natal. Apesar das previsões iniciais de saída também com significante atraso, o navio saiu por volta das 19 horas, antes mesmo de outros navios que haviam chego mais cedo.

Primeiro a deixar a cidade, por volta das 17 horas, o Splendour of the Seas foi também um dos primeiros a chegar, por volta das 6 horas da manhã. Assim como o Poesia, partiu com destino ao Prata, no seu primeiro cruzeiro a essa região da temporada. A viagem de sete noites escalou Montevideo, Buenos Aires e Punta del Este, em uma semana. Este foi o último cruzeiro de Natal realizado pelo Splendour na América do Sul, já que na próxima temporada será substituído pelo Rhapsody of the Seas, que também deve estar no Brasil em 2016/2017, tornando um retorno do Splendour ao Brasil improvável.

O Costa Favolosa, por sua vez, partiu para o seu primeiro cruzeiro ao Nordeste da temporada. A viagem de Natal de seis noites, teve como ponto alto a escala em Salvador, na Bahia. Penúltimo navio a partir, o navio da Costa Crociere é o único da companhia a realizar cruzeiros voltados ao mercado brasileiro nesta temporada, e não deve retornar ao país nos próximos anos, já que será substituído pelo Costa Mediterranea em 2015/2016.

Outro navio a partir para o Nordeste foi o Sovereign, da Pullmantur. O navio, que até 2008 operava para a Royal Caribbean International, atracou no armazém 15, e partiu logo após o MSC Poesia. Operando em velocidade reduzida, partiu para um cruzeiro de uma semana com escalas no Rio de Janeiro e Salvador, portos onde também realiza embarque. Ainda estava prevista uma escala em Búzios, mas não se sabe se ela foi realmente realizada, justamente devido aos problemas técnicos que tem impedido o navio de escalar na cidade nas últimas viagens.

Por motivos desconhecidos, o Empress cancelou sua manobra de desatracação prevista para as 18 horas, e solicitou o auxílio dos práticos para deixar o porto apenas por voltas das 21 horas. Com novo atraso, partiu apenas as 21h30, passando pela Ponta da Praia já próximo das 22 horas. O navio da Pullmantur foi o único que não tinha partido em viagem de Natal, já que retornou à Santos na véspera do dia 25 de dezembro. Realizou um mini-cruzeiro com escalas em Ilhabela e Búzios durante esse período; mesmo com o atraso, não há notícia de atraso significativo na chegada nos portos. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Compartilhar

1 Comentário

  1. Boa tarde, Daniel.

    Estou para fechar um cruzeiro, porém as saídas compatíveis com minha disponibilidade só tem cruzeiros temáticos – royal life ou tango e milonga da costa -. Gostaria de saber se nesse tipo de cruzeiro as atividades são eminentimente voltadas aos respectivos temas ou são como cruzeiros "comuns"?
    Grato
    Caio

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui