Frota da Costa pode voltar a mudar entre 2015 e 2016

0
Carnival Splendor se tornando Costa Hermosa em 2016? 

Nos anos recentes a frota da Costa Crociere tem passado por várias alterações; não só vários navios recém construídos especialmente para a companhia entraram em operação, mas o movimento também foi grande de navios mais antigos, que foram incorporados ou vendidos pela companhia italiana. Nos próximos anos a história não parece mudar, com a ausência de novas construções, a companhia pode receber um dos navios da frota da Carnival Cruise Line, e reaver o Costa Celebration.


Segundo a imprensa especializada espanhola, a Costa Crociere receberá em 2016 o Carnival Splendor, embarcação que atualmente opera pela Carnival Cruise Line. Único navio da classe Concordia que não navega para a companhia italiana, o Splendor viria como um substituto tardio ao próprio Costa Concordia, perdido no trágico semi-naufrágio de janeiro de 2012. A notícia não confirmada, tem se espalhado por outros país nestes últimos dias de dezembro, tendo sido inclusive confirmada pela alemão Schiffe und Kreuzfahrten.

Carnival Splendor em uma de suas duas escalas no Rio de Janeiro.

O Carnival Splendor foi encomendado para a Costa nos primeiros anos da década de 2000, e entregue pelo estaleiro italiano Fincantieri em 2008. Entretanto, em algum momento entre a encomenda e a entrega, decidiu-se que o navio seria utilizado pela Carnival Cruise Line, e não pela Costa Crociere, que no momento já tinha uma quantidade significativa de novos navios em construção para entrega nos anos seguintes. Assim, o projeto do Splendor foi modificado para atender melhor o mercado americano, com alterações internas significativas, como a ampliação do casino, que é tradicionalmente menor em navios europeus.

Rezam os rumores, que, antes do navio passar à frota da Costa, seria submetido a quatro meses de reformas, para que fosse agora adaptado novamente ao padrão italiano da frota da Costa. O período em doca seca ocorreria logo após o final da temporada 2015/2016 do navio no Caribe, durante a qual realizará embarques em Miami até meados de abril. O navio seria alvo de um investimento de milhões de euros, que também o daria mais cabines, em intervenção semelhante à qual passou o Costa neoRomantica e também o Carnival Destiny.

Renomeado Costa Hermosa, o atual Splendor entraria então na frota da Costa no começo do segundo semestre de 2016. Aparentemente, a companhia planeja que o navio realiza apenas algumas saídas na Europa, ainda durante o verão italiano, e depois parta para a Ásia, para aumentar a oferta no Oriente. As saídas europeias parecem ter saída de Veneza, em roteiros semelhantes aos que seriam realizados pelo Celebration em 2015, e que tinham também como mercado alvo, não só a Itália, como também a Espanha. Entretanto, sabe-se que desde o último mês de novembro, navios de mais de 96,000 toneladas, como o Hermosa, não podem entrar no porto vêneto, que, entretanto, deve lançar em breve um projeto para voltar a receber estas embarcações, e que pode estar pronto já em 2016.

Costa Fascinosa, o mais novo navio da classe Concordia. 

A transerência do Splendor, que tem capacidade atualmente para cerca de 3,800 passageiros, seria uma forma de manter a frota européia da Costa com tamanho semelhante mesmo sem a encomenda de novos navios e com o aumento do número de navios na Ásia. O último navio construído para a companhia foi o Diadema, que entrou em operação há alguns meses. Atualmente, a empresa do grupo Carnival não tem nenhum navio na folha de encomendas, e não parece estar próxima de fechar contratos para novos navios. A Carnival Cruise Line, por outro lado, teria a perda de oferta causada pela saída do Splendor, compensada ainda em 2016, com a entrada em operação do novo Carnival Vista, que está em construção no Fincantieri. A companhia norte-americana ainda tem um gêmeo para o Vista em encomenda, com entrega prevista para 2018. Enquanto isso, para fazer frente à Royal Caribbean, a companhia italiana deve seguir aumentando sua frota na China e Ásia, que em 2015 terá três navios: Costa Serena, Costa Atlantica e Costa Victoria.

Outro fator que poderia possibilitar a transferência, é a recente baixa de preços para cruzeiros no Caribe, que vem enfrentando oferta em excesso nos últimos anos, com a entrada de novas companhias no mercado, e a inauguração de diversos navios de grande porte nas frotas das companhias que já operam na área. O Mediterrâneo, por outro lado, sofreu significante retração na oferta nos últimos anos, principalmente por conta das companhias norte-americanas, e por conta disso tem contado com bons níveis de ocupação e preços considerados bons pelas companhias.

A notícia, no entanto, não é confirmada, e nada que indique essa transferência foi citado em algum momento pela Carnival Cruise Line, a Costa Crociere ou mesmo a Carnival Corporation.

Costa Celebration de volta?

A história do Celebration na frota da Costa, que foi encurtada subitamente antes mesmo do navio entrar em operação pela companhia no último mês, pode não ter acabado. Após anunciar sua venda a um comprador desconhecido, a companhia italiana parece ensaiar um possível retorno da embarcação à frota. Isso porque, os roteiros que seriam realizados pelo navio após abril de 2015, e após a venda estavam cancelados, voltaram a aparecer no site da empresa como disponíveis para compra.

Recentemente, a Bahamas Celebration Cruise Line anunciou que irá operar o Grand Celebration a partir de fevereiro no único roteiro que a empresa oferece, entre as Bahamas e a Flórida. O navio servirá de substituto ao Bahamas Celebration, que está parcialmente inundado após se chocar com um objeto submerso há alguns meses. A companhia afirmou, no entanto, que pretende reparar o Bahamas Celebration, o que pode significar que o Grand Celebration é apenas uma solução temporária para o tempo inativo do navio original da companhia. Isso justificaria o retorno dos roteiros do navio ao site da Costa e a manutenção das tradicionais cores da Costa na embarcação mesmo após a suposta venda – que no final pode se tratar apenas de um fretamento.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Carnival, Igor Welster e Daniel Capella. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui