Funchal traz lucro para a Portuscale em 2014

8

O veterano navio da Portuscale Cruises realizou sua primeira temporada completa pela companhia no ano passado, com uma programação de mais 20 cruzeiros. A companhia portuguesa informou que transportou 6,800 passageiros, de diversas nacionalidades, entre elas brasileiros. 

Em uma declaração pública, a Portuscale Cruises afirmou que faturou 8 milhões de euros com o Funchal durante o ano de 2014. O ano foi o primeiro totalmente operacional do navio após a sua reconstrução, finalizada em 2013.

O Funchal navegou principalmente pelo Norte da Europa, percorrendo os mares Báltico, Ártico, do Norte, Atlântico e também Mediterrâneo. Em 200 dias de operação, foram realizados 20 cruzeiros, que receberam 6800 passageiros, de diversas nacionalidades, entre portugueses, ingleses, suecos, franceses, irlandeses, alemães e brasileiros.
Para tripular o navio, a companhia abriu 200 postos de trabalho, que foram em sua maioria preenchidos por portugueses. No documento, a companhia parabeniza sua equipe, já que, segundo a mesma, mais de 90% dos passageiros avaliaram sua experiência no Funchal como boa ou muito boa, e 96% declararam sua vontade de retornar ao navio futuramente.
Fundeado próximo à cidade que lhe dá nome durante o
cruzeiro de Ano Novo
A última viagem realizada pelo navio foi a de Réveillon, que partiu de Lisboa no final de dezembro com destino ao Funchal e Porto Santo. Até maio, o navio permanece atracado na capital portuguesa para passar por intervenções técnicas, já que o navio exige manutenção cuidadosa, devido à sua idade. O retorno à atividade ocorre em 3 de maio, quando parte do Porto para um cruzeiro pelo Báltico.
Entregue na década de 60, o Funchal é atualmente um dos mais antigos navios em operação. Comprado pela Portuscale no começo de 2013, foi totalmente reconstruído internamente, e hoje possui capacidade para cerca de 600 passageiros, com aproximadamente 10,000 toneladas.

Azores perde chaminé da Portuscale para operação pela CMV

Em doca seca, ainda com as cores da Portuscale.
Outro navio da frota da companhia, que é constituía por quatro embarcações, o Azores está de cara nova. Após chegar em Lisboa em meados de setembro, o ex-Athena entrou em doca-seca no final de outubro para passar por manutenção e ser adaptado para sua nova operação.
O navio, que durante 2014 navegou fretado pela Ambiente Kreuzfahrten, da Alemanha, foi agora fretado pela Cruise & Maritime Voyages (CMV). A companhia inglesa operará o navio por algumas temporadas, em roteiros voltados ao mercado inglês, pelo Norte da Europa e Mediterrâneo. 

Atualmente, ostenta uma chaminé totalmente branca, que deve receber em breve o logo da CMV, e substituí a amarela da Portuscale, com a qual navegou desde que foi adquirido pela companhia portuguesa em 2013.
Construído na década de 40 como Stockholm, o Azores foi totalmente reconstruído nos anos 90. Desde então, passou por vários operadores até acabar na frota da Classic International Cruises, que faliu em 2012. No ano seguinte, a Portuscale adquiriu-o juntamente com a maior parte da frota da CIC.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho e Jorge Ferreira. 
Compartilhar

8 Comentários

  1. Já fizeram as contas em relação aos valores apresentados pela Portuscale?
    Dividam os 8 milhões de euros pelos 6800 passageiros tansportados entre Março e Outubro: 1176 euros por pessoa.
    Este valor refere-se à facturação. Acham MESMO que a Portuscale Cruises teve lucro com o Funchal?
    Deixem de ser crédulos. A companhia está nas canas, há salários em atraso, pessoas despedidas, os agentes portuários não são pagos…

  2. Pois eu já fiz dois cruzeiros no paquete Funchal e não o troco por esses novos que mais parecem um centro comercial ambulante onde a confusão impera com tanta gente no Funchal Sente-se o mar e o prazer de navegar sera uma pena quandos estes navios deixarem de navegar

  3. A PORTUSCALE CRUISES, quando apresentou os resultados do primeiro ano de operação do Paquete FUNCHAL não referiu se teve lucro ou não. Estes últimos dois anos têm sido profundamente adversos para os poucos operadores e armadores de navios de cruzeiros independentes. Veja-se o caso da Alemanha, que em 2014 viu 4 operadores a fecharem as portas, o mais triste e sintomático dos quais é o do paquete DEUTSCHLAND, que desembarcou os últimos passageiros em Novembro e está parado para venda em Gibraltar. No mesmo período o número de navios de passageiros clássicos vendidos para sucata foi significativo, alguns poderiam ter continuado a fazer cruzeiros se houvesse procura pois estavam em condições técnicas operacionais, mas ninguém os quiz. Neste contexto não tem sido fácil a recuperação da antiga frota da Classic International Cruises, que absorveu muito dinheiro em reparações, e a colocação dos navios em serviço, mas ninguém pode negar que a PORTUSCALE surpreendeu pela qualidade de serviço e programação adoptada na operação do FUNCHAL que mantém o seu prestígio de sempre e se pode considerar um iate de luxo acessível a todos que gostem de navios e do mar. Desejo as maiores felicidades à PORTUSCALE CRUISES e ao Paquete FUNCHAL, que espero se mantenha em serviço por muitos anos.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui